Transverberações: um memorial sobre o sagrado na dança através da fusão com as forças da natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Geisa Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/21243
Resumo: Este trabalho é fruto de um processo experiencial de minha vivência com o divino através da dança, num caminho que entrelaça criação artística e minha vida como ser humano e mãe. Iniciei minhas práticas em dança na igreja no contexto do cristianismo evangélico. Lá sempre procurei dançar na habitação do Espírito Santo. Em outras palavras, dançar com e no Divino. Neste sentido, este memorial apresenta a dança como um ato sagrado e faz deste binômio o eixo de todo o relato do presente estudo, a fim de subsidiar processos criativos em videodança pautados nesta relação. Neste sentido, refletimos sobre o sagrado a partir de temas abordados autores no campo da Ciência da Religião, como Teilhard de Chardin, Huberto Rodhen, Martin Buber, Leonardo Boff, Faustino Teixeira, entre outros para subsidiar algumas noções sobre o tema da Mística em Religiões Comparadas que permeiam as abordagens em dança desenvolvidas neste memorial. O memorial discute a Dança numa perspectiva aberta e criativa a partir dos Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp, visando o autoconhecimento e experiencia unitiva com o Todo através das forças da natureza no contexto da Mística Crista. Como estudo de caso, as reflexões sobre exegese bíblica, mística em religiões comparadas e dança se entrelaçam e permitiram desenvolver os processos criativos presentes em “Transverberações”, onde descrevemos a metodologia e os processos de criação utilizados na realização de cinco temas de pesquisa coreográfica pautadas na relação Sagrado-Natureza com cinco partes pelas videodanças “Arborescências”, “Sopros”, “Barro”, “Eu-Jasmim” e “Eu sou quem Eu Sou”. Vários laboratórios de pesquisa de movimento e improvisações que integram o presente estudo são descritos com a finalidade de levar o leitor a participar desta comunhão com o Todo através da dança, utilizando as forças da natureza para esta comunhão acontecer até a pura fusão direta no divino.
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