Avaliação de vida útil à fadiga em ponte mista aço-concreto considerando o espectro de veículos reais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo, Raissa Laubenbacher Sampaio de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/7349
Resumo: As variações de tensão causadas pela passagem dos veículos em pontes executadas com perfis de aço promovem danos que se acumulam neste material, podendo levar à ocorrência de fraturas por fadiga, especialmente em juntas soldadas. A verificação da segurança à fadiga, indicada pelas normas de projeto, considera a variação de tensões provocada pela passagem de um veículo padrão a ser limitada pela variação de tensões calculada pela curva S-N correspondente ao detalhe considerado em função do número de ciclos de carregamento esperado durante a vida útil da estrutura. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise da vida útil à fadiga de uma ponte mista em aço-concreto segundo o critério normativo e também levando em consideração o espectro de veículos que circulam nas rodovias federais brasileiras. Para o cálculo dos esforços solicitantes produzidos, utiliza-se um modelo numérico tridimensional constituído de elementos de placa e de pórtico. A determinação do dano causado pelas variações de tensões é feita segundo a regra de Palmgren-Miner e utilizando-se as curvas S-N.
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