Estamos todos conectados: meditações sobre a obra de Mariko Mori
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/11261 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a obra da artista contemporânea japonesa Mariko Mori, traçando um paralelo entre três momentos de sua produção e os três pilares da metodologia da Educação para a Paz: as Ecologias Pessoal, Social e Ambiental. Por meio da análise de obras, da pesquisa de referências bibliográficas e visuais e do resgate de memórias afetivas, procurou-se acompanhar as transformações ocorridas no processo de criação da artista e associá-las ao amadurecimento dos ideais que o guiam. Partindo de uma autorreferenciação “niponizada”, passa-se por uma crescente espiritualização, rumo a projetos ultra tecnológicos que fazem menção ao transcendental e à conexão entre o ser humano e o universo. Buscou-se então, a partir dos pontos apresentados, abordar e destacar a relevância da poética de Mariko Mori para o nosso contexto atual. Por seu constante lembrete: “estamos todos conectados”, ela propõe possíveis direcionamentos para a arte, no sentido da construção de realidades mais inclusivas e que promovam o equilíbrio entre todos os seres e a natureza. Aos historiadores da arte, por sua vez, é proposto por este trabalho que construam múltiplas narrativas neste mesmo sentido. Há ainda a questão da presença da artista no Brasil. Ela se deu em dois momentos: com a exposição individual “Oneness”, realizada em 2011 no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro – assim como em São Paulo e Brasília; e com a instalação da obra site-specific “Ring: One with Nature” em uma cachoeira do estado do Rio de Janeiro em 2016. Apesar de não ter sido o foco da pesquisa nesta etapa de monografia, foi um fator de aproximação do tema e pode ser melhor estudado no futuro. |
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No. of bitstreams: 1 ECCruz.pdf: 1302009 bytes, checksum: af3db05086a007e3c13641fa0833e32a (MD5) Previous issue date: 2019-12-06O presente trabalho tem como objetivo analisar a obra da artista contemporânea japonesa Mariko Mori, traçando um paralelo entre três momentos de sua produção e os três pilares da metodologia da Educação para a Paz: as Ecologias Pessoal, Social e Ambiental. Por meio da análise de obras, da pesquisa de referências bibliográficas e visuais e do resgate de memórias afetivas, procurou-se acompanhar as transformações ocorridas no processo de criação da artista e associá-las ao amadurecimento dos ideais que o guiam. Partindo de uma autorreferenciação “niponizada”, passa-se por uma crescente espiritualização, rumo a projetos ultra tecnológicos que fazem menção ao transcendental e à conexão entre o ser humano e o universo. Buscou-se então, a partir dos pontos apresentados, abordar e destacar a relevância da poética de Mariko Mori para o nosso contexto atual. Por seu constante lembrete: “estamos todos conectados”, ela propõe possíveis direcionamentos para a arte, no sentido da construção de realidades mais inclusivas e que promovam o equilíbrio entre todos os seres e a natureza. Aos historiadores da arte, por sua vez, é proposto por este trabalho que construam múltiplas narrativas neste mesmo sentido. Há ainda a questão da presença da artista no Brasil. Ela se deu em dois momentos: com a exposição individual “Oneness”, realizada em 2011 no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro – assim como em São Paulo e Brasília; e com a instalação da obra site-specific “Ring: One with Nature” em uma cachoeira do estado do Rio de Janeiro em 2016. Apesar de não ter sido o foco da pesquisa nesta etapa de monografia, foi um fator de aproximação do tema e pode ser melhor estudado no futuro.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEMariko MoriArte contemporâneaArte japonesaBudismoArte e tecnologiaArte e naturezaEstamos todos conectados: meditações sobre a obra de Mariko Moriinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALECCruz.pdfECCruz.pdfapplication/pdf1302009http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11261/1/ECCruz.pdfaf3db05086a007e3c13641fa0833e32aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/11261/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/112612023-11-30 00:03:47.497oai:pantheon.ufrj.br:11422/11261TElDRU7Dh0EgTsODTy1FWENMVVNJVkEgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08KCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqihzKSBvKHMpIGF1dG9yKGVzKSBvdSBwcm9wcmlldMOhcmlvKHMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBjb25jZWRlKG0pIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBQYW50aGVvbiBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gZGUgSmFuZWlybyAoVUZSSikgbyBkaXJlaXRvIG7Do28gLSBleGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBlbSB0b2RvIG8gbXVuZG8sIGVtIGZvcm1hdG8gZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8sIG1hcyBuw6NvIGxpbWl0YWRvIGEgw6F1ZGlvIGUvb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIGEgVUZSSiBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhZHV6aXIgYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gY29tIGEgZmluYWxpZGFkZSBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBVRlJKIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXNzYSBzdWJtaXNzw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8OjbyBkaWdpdGFsLgoKRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvLCBjb20gbyBtZWxob3IgZGUgc2V1cyBjb25oZWNpbWVudG9zLCBuw6NvIGluZnJpbmdpIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIHRlcmNlaXJvcy4KClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCB2b2PDqiBuw6NvIHRlbSBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBlIGNvbmNlZGUgYSBVRlJKIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRhIHN1Ym1pc3PDo28uCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIHF1ZSBmb2ksIG91IHRlbSBzaWRvIHBhdHJvY2luYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIHVtYSBhZ8OqbmNpYSBvdSBvdXRybyhzKSBvcmdhbmlzbW8ocykgcXVlIG7Do28gYSBVRlJKLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWxxdWVyIGRpcmVpdG8gZGUgUkVWSVPDg08gb3UgZGUgb3V0cmFzIG9icmlnYcOnw7VlcyByZXF1ZXJpZGFzIHBvciBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUkogaXLDoSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1KHMpIG5vbWUocykgY29tbyBhdXRvcihlcykgb3UgcHJvcHJpZXTDoXJpbyhzKSBkYSBzdWJtaXNzw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG5vIGF0byBkZSBzdWJtaXNzw6NvLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:47Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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O presente trabalho tem como objetivo analisar a obra da artista contemporânea japonesa Mariko Mori, traçando um paralelo entre três momentos de sua produção e os três pilares da metodologia da Educação para a Paz: as Ecologias Pessoal, Social e Ambiental. Por meio da análise de obras, da pesquisa de referências bibliográficas e visuais e do resgate de memórias afetivas, procurou-se acompanhar as transformações ocorridas no processo de criação da artista e associá-las ao amadurecimento dos ideais que o guiam. Partindo de uma autorreferenciação “niponizada”, passa-se por uma crescente espiritualização, rumo a projetos ultra tecnológicos que fazem menção ao transcendental e à conexão entre o ser humano e o universo. Buscou-se então, a partir dos pontos apresentados, abordar e destacar a relevância da poética de Mariko Mori para o nosso contexto atual. Por seu constante lembrete: “estamos todos conectados”, ela propõe possíveis direcionamentos para a arte, no sentido da construção de realidades mais inclusivas e que promovam o equilíbrio entre todos os seres e a natureza. Aos historiadores da arte, por sua vez, é proposto por este trabalho que construam múltiplas narrativas neste mesmo sentido. Há ainda a questão da presença da artista no Brasil. Ela se deu em dois momentos: com a exposição individual “Oneness”, realizada em 2011 no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro – assim como em São Paulo e Brasília; e com a instalação da obra site-specific “Ring: One with Nature” em uma cachoeira do estado do Rio de Janeiro em 2016. Apesar de não ter sido o foco da pesquisa nesta etapa de monografia, foi um fator de aproximação do tema e pode ser melhor estudado no futuro. |
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