Medida da velocidade da luz usando um forno de microondas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/24155 |
Resumo: | Ensinar ondas eletromagnéticas, e seu vasto espectro, no Ensino Médio sempre foi uma tarefa difícil para a maioria dos professores, devido à grande dificuldade de experimentá-las em sala de aula. Quando possível experimentá-las com um circuito ressonante, fica muito complicado fazer com que o aluno aceite que a luz visível se comporta como uma onda eletromagnética, já que ela não pode ser gerada por este circuito. Os aspectos históricos sempre são importantes para uma compreensão mais abrangente do assunto, assim como a análise superficial das equações de Maxwell e a equação de onda, mas neste nível, é de extrema necessidade para o aluno uma forma menos abstrata e de matemática mais simples para a compreensão. O objetivo deste trabalho é demonstrar experimentalmente, utilizando um forno de microondas, que podemos marcar, numa barra de chocolates, a metade do comprimento de onda da microonda que fica confinada na cavidade do forno. Utilizando a equação fundamental do movimento de ondas harmônicas é possível chegar a um resultado aproximado da velocidade de propagação desta microonda, pois sua freqüência é conhecida e obtida através da especificação do forno. O aluno pode assim perceber a relação entre a luz e uma onda eletromagnética comparando o valor da velocidade de propagação de ambas. O texto pode ser útil também para alunos de licenciatura em física, pois abrange, de modo superficial, as equações de Maxwell, o processo de geração de ondas eletromagnéticas e, em particular, as microondas. |
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Medida da velocidade da luz usando um forno de microondasOndas eletromagnéticasEnsino médioCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADASEnsinar ondas eletromagnéticas, e seu vasto espectro, no Ensino Médio sempre foi uma tarefa difícil para a maioria dos professores, devido à grande dificuldade de experimentá-las em sala de aula. Quando possível experimentá-las com um circuito ressonante, fica muito complicado fazer com que o aluno aceite que a luz visível se comporta como uma onda eletromagnética, já que ela não pode ser gerada por este circuito. Os aspectos históricos sempre são importantes para uma compreensão mais abrangente do assunto, assim como a análise superficial das equações de Maxwell e a equação de onda, mas neste nível, é de extrema necessidade para o aluno uma forma menos abstrata e de matemática mais simples para a compreensão. O objetivo deste trabalho é demonstrar experimentalmente, utilizando um forno de microondas, que podemos marcar, numa barra de chocolates, a metade do comprimento de onda da microonda que fica confinada na cavidade do forno. Utilizando a equação fundamental do movimento de ondas harmônicas é possível chegar a um resultado aproximado da velocidade de propagação desta microonda, pois sua freqüência é conhecida e obtida através da especificação do forno. O aluno pode assim perceber a relação entre a luz e uma onda eletromagnética comparando o valor da velocidade de propagação de ambas. O texto pode ser útil também para alunos de licenciatura em física, pois abrange, de modo superficial, as equações de Maxwell, o processo de geração de ondas eletromagnéticas e, em particular, as microondas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJLuiz, Adir MoysésGomes, Artur Nogueira2024-10-31T02:07:55Z2024-11-01T03:00:12Z2008-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/24155porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-11-01T03:00:12Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/24155Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-11-01T03:00:12Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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