O ensino de física com enfoque CTS, escutando os alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Roberto Barreto de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8204
Resumo: Este trabalho apresenta resultados sobre as análises dos discursos de estudantes do Ensino Médio durante uma atividade investigativa sobre as propriedades atrativas dos ímãs. Essa tarefa prática fez parte de uma sequência didática desenvolvida para estudo do Eletromagnetismo, que foi estruturada utilizando-se de uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) aliada à metodologia de atividades investigativas. Através de um estudo qualitativo serão analisadas as argumentações dos alunos e alunas procurando encontrar indicadores que demonstrem se, em sala de aula, quando lhes são dadas as condições para resolverem um problema experimental que envolva o conhecimento físico em questão (Magnetismo), os estudantes são capazes de estruturar suas próprias explicações causais a respeito dos eventos observados.
id UFRJ_f466061b537e834c1c46d53e59c9df7d
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8204
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O ensino de física com enfoque CTS, escutando os alunosEletromagnetismoAnálise do discursoEnsino de físicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADASEste trabalho apresenta resultados sobre as análises dos discursos de estudantes do Ensino Médio durante uma atividade investigativa sobre as propriedades atrativas dos ímãs. Essa tarefa prática fez parte de uma sequência didática desenvolvida para estudo do Eletromagnetismo, que foi estruturada utilizando-se de uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) aliada à metodologia de atividades investigativas. Através de um estudo qualitativo serão analisadas as argumentações dos alunos e alunas procurando encontrar indicadores que demonstrem se, em sala de aula, quando lhes são dadas as condições para resolverem um problema experimental que envolva o conhecimento físico em questão (Magnetismo), os estudantes são capazes de estruturar suas próprias explicações causais a respeito dos eventos observados.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJVianna, Deise MirandaMoraes, Roberto Barreto de2019-05-27T17:25:50Z2023-12-21T03:05:54Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMORAES, Roberto Barreto de. O Ensino de física com enfoque CTS, escutando os alunos. 2019. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/8204porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-10-25T07:27:01Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/8204Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-10-25T07:27:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de física com enfoque CTS, escutando os alunos
title O ensino de física com enfoque CTS, escutando os alunos
spellingShingle O ensino de física com enfoque CTS, escutando os alunos
Moraes, Roberto Barreto de
Eletromagnetismo
Análise do discurso
Ensino de física
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS
title_short O ensino de física com enfoque CTS, escutando os alunos
title_full O ensino de física com enfoque CTS, escutando os alunos
title_fullStr O ensino de física com enfoque CTS, escutando os alunos
title_full_unstemmed O ensino de física com enfoque CTS, escutando os alunos
title_sort O ensino de física com enfoque CTS, escutando os alunos
author Moraes, Roberto Barreto de
author_facet Moraes, Roberto Barreto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vianna, Deise Miranda
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Roberto Barreto de
dc.subject.por.fl_str_mv Eletromagnetismo
Análise do discurso
Ensino de física
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS
topic Eletromagnetismo
Análise do discurso
Ensino de física
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS
description Este trabalho apresenta resultados sobre as análises dos discursos de estudantes do Ensino Médio durante uma atividade investigativa sobre as propriedades atrativas dos ímãs. Essa tarefa prática fez parte de uma sequência didática desenvolvida para estudo do Eletromagnetismo, que foi estruturada utilizando-se de uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) aliada à metodologia de atividades investigativas. Através de um estudo qualitativo serão analisadas as argumentações dos alunos e alunas procurando encontrar indicadores que demonstrem se, em sala de aula, quando lhes são dadas as condições para resolverem um problema experimental que envolva o conhecimento físico em questão (Magnetismo), os estudantes são capazes de estruturar suas próprias explicações causais a respeito dos eventos observados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-27T17:25:50Z
2019
2023-12-21T03:05:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES, Roberto Barreto de. O Ensino de física com enfoque CTS, escutando os alunos. 2019. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
http://hdl.handle.net/11422/8204
identifier_str_mv MORAES, Roberto Barreto de. O Ensino de física com enfoque CTS, escutando os alunos. 2019. 56 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
url http://hdl.handle.net/11422/8204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455989819768832