Cristal de Agon: game design & comunicação visual: da ideia à criação de jogo de tabuleiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/23788 |
Resumo: | Esta monografia tem como principal objetivo a construção de um jogo competitivo de tabuleiro e a análise do processo envolvido em sua criação. O presente trabalho contempla a finalização do jogo autoral “Cistal de Agon”, abordando práticas de game design e comunicação visual. Após análise histórico-cultural do campo da ludologia e uma breve pesquisa sobre referências no mercado atual de jogos de tabuleiro, foi criado um jogo de estratégia competitiva e gerenciamento de recursos, com a temática lúdica de fantasia medieval épica. Ao trabalhar a jogabilidade, o projeto exigiu testes de usabilidade e de experiência com jogadores, pesquisa e desenvolvimento da identidade visual (com base nos conhecimentos de branding e teorias do design gráfico), além da elaboração do produto final, assim como seus recursos auxiliares – fichas, manuais, cartas, miniaturas e afins. |
id |
UFRJ_f58888e843693d6db95586d2eccdb897 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/23788 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Cristal de Agon: game design & comunicação visual: da ideia à criação de jogo de tabuleiroDesign de jogosJogos de tabuleiroEurogamesLudologiaGame designBoard gamesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALEsta monografia tem como principal objetivo a construção de um jogo competitivo de tabuleiro e a análise do processo envolvido em sua criação. O presente trabalho contempla a finalização do jogo autoral “Cistal de Agon”, abordando práticas de game design e comunicação visual. Após análise histórico-cultural do campo da ludologia e uma breve pesquisa sobre referências no mercado atual de jogos de tabuleiro, foi criado um jogo de estratégia competitiva e gerenciamento de recursos, com a temática lúdica de fantasia medieval épica. Ao trabalhar a jogabilidade, o projeto exigiu testes de usabilidade e de experiência com jogadores, pesquisa e desenvolvimento da identidade visual (com base nos conhecimentos de branding e teorias do design gráfico), além da elaboração do produto final, assim como seus recursos auxiliares – fichas, manuais, cartas, miniaturas e afins.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Belas ArtesUFRJRamos, André de Freitashttp://lattes.cnpq.br/3556080895154144Jacob, Elizabeth Mottahttp://lattes.cnpq.br/2482165660271239Braga, Luiz Antonio Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/8505874595331506Moedo, Igor Vargas2024-09-30T16:06:48Z2024-10-02T03:00:14Z2023-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMOEDO, Igor Vargas. Cristal de Agon: game design & comunicação visual: da ideia à criação de jogo de tabuleiro. 2023. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.http://hdl.handle.net/11422/23788porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-11-09T15:59:07Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/23788Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-11-09T15:59:07Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cristal de Agon: game design & comunicação visual: da ideia à criação de jogo de tabuleiro |
title |
Cristal de Agon: game design & comunicação visual: da ideia à criação de jogo de tabuleiro |
spellingShingle |
Cristal de Agon: game design & comunicação visual: da ideia à criação de jogo de tabuleiro Moedo, Igor Vargas Design de jogos Jogos de tabuleiro Eurogames Ludologia Game design Board games CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL |
title_short |
Cristal de Agon: game design & comunicação visual: da ideia à criação de jogo de tabuleiro |
title_full |
Cristal de Agon: game design & comunicação visual: da ideia à criação de jogo de tabuleiro |
title_fullStr |
Cristal de Agon: game design & comunicação visual: da ideia à criação de jogo de tabuleiro |
title_full_unstemmed |
Cristal de Agon: game design & comunicação visual: da ideia à criação de jogo de tabuleiro |
title_sort |
Cristal de Agon: game design & comunicação visual: da ideia à criação de jogo de tabuleiro |
author |
Moedo, Igor Vargas |
author_facet |
Moedo, Igor Vargas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, André de Freitas http://lattes.cnpq.br/3556080895154144 Jacob, Elizabeth Motta http://lattes.cnpq.br/2482165660271239 Braga, Luiz Antonio Fernandes http://lattes.cnpq.br/8505874595331506 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moedo, Igor Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de jogos Jogos de tabuleiro Eurogames Ludologia Game design Board games CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL |
topic |
Design de jogos Jogos de tabuleiro Eurogames Ludologia Game design Board games CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUAL |
description |
Esta monografia tem como principal objetivo a construção de um jogo competitivo de tabuleiro e a análise do processo envolvido em sua criação. O presente trabalho contempla a finalização do jogo autoral “Cistal de Agon”, abordando práticas de game design e comunicação visual. Após análise histórico-cultural do campo da ludologia e uma breve pesquisa sobre referências no mercado atual de jogos de tabuleiro, foi criado um jogo de estratégia competitiva e gerenciamento de recursos, com a temática lúdica de fantasia medieval épica. Ao trabalhar a jogabilidade, o projeto exigiu testes de usabilidade e de experiência com jogadores, pesquisa e desenvolvimento da identidade visual (com base nos conhecimentos de branding e teorias do design gráfico), além da elaboração do produto final, assim como seus recursos auxiliares – fichas, manuais, cartas, miniaturas e afins. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14 2024-09-30T16:06:48Z 2024-10-02T03:00:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOEDO, Igor Vargas. Cristal de Agon: game design & comunicação visual: da ideia à criação de jogo de tabuleiro. 2023. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. http://hdl.handle.net/11422/23788 |
identifier_str_mv |
MOEDO, Igor Vargas. Cristal de Agon: game design & comunicação visual: da ideia à criação de jogo de tabuleiro. 2023. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Visual Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/23788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Belas Artes UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Belas Artes UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456060694069248 |