O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12465 |
Resumo: | Esse trabalho se insere no contexto da pedagogia hospitalar, trazendo um aprofundamento sobre as classes hospitalares. O objetivo foi investigar as percepções do corpo discente do curso de pedagogia da UFRJ sobre a formação para atuar em classes hospitalares. Diante dessa discussão, destacamos a atuação do profissional da pedagogia nos espaços hospitalares, uma vez que o escolar enfermo necessita estar integrado ao processo de escolarização, pois é seu direito. Decorre daí a necessidade de uma atuação voltada à formação humana de modo consciente, intencional e planejada. O pedagogo hospitalar, portanto, deve ser o mediador das interações entre o hospitalizado e o hospital. Para isso, buscamos compreender o que são as classes hospitalares, quais as políticas públicas e legislações que a amparam, como se dá a atuação dos pedagogos nesse contexto hospitalar. De modo a compreender o debate sobre classes hospitalares na formação de futuros pedagogos, investigamos as percepções dos estudantes de pedagogia da UFRJ sobre o tema. Dessa forma, o presente trabalho é de metodologia de pesquisa qualitativa através da realização de um estudo de caso com os estudantes – ingressantes e concluintes – do curso de Pedagogia da UFRJ. A técnica de coleta de dados utilizada foi o questionário com questões objetivas e dissertativas. Para a fundamentação teórica lançamos mãos de alguns autores tais como: Amaral, Arosa, Behrens, Ceccim, Fonseca, Matos, Zardo, Zombini, entre outros. |
id |
UFRJ_6c4f6361cc4c96820eb8656fe5e9506a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12465 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJDireito à educaçãoClasses hospitalaresFormação de professoresPedagogia hospitalarCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsse trabalho se insere no contexto da pedagogia hospitalar, trazendo um aprofundamento sobre as classes hospitalares. O objetivo foi investigar as percepções do corpo discente do curso de pedagogia da UFRJ sobre a formação para atuar em classes hospitalares. Diante dessa discussão, destacamos a atuação do profissional da pedagogia nos espaços hospitalares, uma vez que o escolar enfermo necessita estar integrado ao processo de escolarização, pois é seu direito. Decorre daí a necessidade de uma atuação voltada à formação humana de modo consciente, intencional e planejada. O pedagogo hospitalar, portanto, deve ser o mediador das interações entre o hospitalizado e o hospital. Para isso, buscamos compreender o que são as classes hospitalares, quais as políticas públicas e legislações que a amparam, como se dá a atuação dos pedagogos nesse contexto hospitalar. De modo a compreender o debate sobre classes hospitalares na formação de futuros pedagogos, investigamos as percepções dos estudantes de pedagogia da UFRJ sobre o tema. Dessa forma, o presente trabalho é de metodologia de pesquisa qualitativa através da realização de um estudo de caso com os estudantes – ingressantes e concluintes – do curso de Pedagogia da UFRJ. A técnica de coleta de dados utilizada foi o questionário com questões objetivas e dissertativas. Para a fundamentação teórica lançamos mãos de alguns autores tais como: Amaral, Arosa, Behrens, Ceccim, Fonseca, Matos, Zardo, Zombini, entre outros.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJAmaral, Daniela Patti doMoehlecke, SabrinaScofano, Reuber GerbassiMarques, Viviane Paiva Guimarães2020-06-08T19:19:58Z2023-12-21T03:07:12Z2018-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMARQUES, Viviane Paiva Guimarães. O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ. 2018. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/12465porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:12Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12465Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:12Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ |
title |
O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ |
spellingShingle |
O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ Marques, Viviane Paiva Guimarães Direito à educação Classes hospitalares Formação de professores Pedagogia hospitalar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ |
title_full |
O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ |
title_fullStr |
O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ |
title_full_unstemmed |
O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ |
title_sort |
O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ |
author |
Marques, Viviane Paiva Guimarães |
author_facet |
Marques, Viviane Paiva Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaral, Daniela Patti do Moehlecke, Sabrina Scofano, Reuber Gerbassi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Viviane Paiva Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito à educação Classes hospitalares Formação de professores Pedagogia hospitalar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Direito à educação Classes hospitalares Formação de professores Pedagogia hospitalar CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esse trabalho se insere no contexto da pedagogia hospitalar, trazendo um aprofundamento sobre as classes hospitalares. O objetivo foi investigar as percepções do corpo discente do curso de pedagogia da UFRJ sobre a formação para atuar em classes hospitalares. Diante dessa discussão, destacamos a atuação do profissional da pedagogia nos espaços hospitalares, uma vez que o escolar enfermo necessita estar integrado ao processo de escolarização, pois é seu direito. Decorre daí a necessidade de uma atuação voltada à formação humana de modo consciente, intencional e planejada. O pedagogo hospitalar, portanto, deve ser o mediador das interações entre o hospitalizado e o hospital. Para isso, buscamos compreender o que são as classes hospitalares, quais as políticas públicas e legislações que a amparam, como se dá a atuação dos pedagogos nesse contexto hospitalar. De modo a compreender o debate sobre classes hospitalares na formação de futuros pedagogos, investigamos as percepções dos estudantes de pedagogia da UFRJ sobre o tema. Dessa forma, o presente trabalho é de metodologia de pesquisa qualitativa através da realização de um estudo de caso com os estudantes – ingressantes e concluintes – do curso de Pedagogia da UFRJ. A técnica de coleta de dados utilizada foi o questionário com questões objetivas e dissertativas. Para a fundamentação teórica lançamos mãos de alguns autores tais como: Amaral, Arosa, Behrens, Ceccim, Fonseca, Matos, Zardo, Zombini, entre outros. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07 2020-06-08T19:19:58Z 2023-12-21T03:07:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARQUES, Viviane Paiva Guimarães. O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ. 2018. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. http://hdl.handle.net/11422/12465 |
identifier_str_mv |
MARQUES, Viviane Paiva Guimarães. O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ. 2018. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456007459962880 |