O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Viviane Paiva Guimarães
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12465
Resumo: Esse trabalho se insere no contexto da pedagogia hospitalar, trazendo um aprofundamento sobre as classes hospitalares. O objetivo foi investigar as percepções do corpo discente do curso de pedagogia da UFRJ sobre a formação para atuar em classes hospitalares. Diante dessa discussão, destacamos a atuação do profissional da pedagogia nos espaços hospitalares, uma vez que o escolar enfermo necessita estar integrado ao processo de escolarização, pois é seu direito. Decorre daí a necessidade de uma atuação voltada à formação humana de modo consciente, intencional e planejada. O pedagogo hospitalar, portanto, deve ser o mediador das interações entre o hospitalizado e o hospital. Para isso, buscamos compreender o que são as classes hospitalares, quais as políticas públicas e legislações que a amparam, como se dá a atuação dos pedagogos nesse contexto hospitalar. De modo a compreender o debate sobre classes hospitalares na formação de futuros pedagogos, investigamos as percepções dos estudantes de pedagogia da UFRJ sobre o tema. Dessa forma, o presente trabalho é de metodologia de pesquisa qualitativa através da realização de um estudo de caso com os estudantes – ingressantes e concluintes – do curso de Pedagogia da UFRJ. A técnica de coleta de dados utilizada foi o questionário com questões objetivas e dissertativas. Para a fundamentação teórica lançamos mãos de alguns autores tais como: Amaral, Arosa, Behrens, Ceccim, Fonseca, Matos, Zardo, Zombini, entre outros.
id UFRJ_6c4f6361cc4c96820eb8656fe5e9506a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12465
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJDireito à educaçãoClasses hospitalaresFormação de professoresPedagogia hospitalarCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsse trabalho se insere no contexto da pedagogia hospitalar, trazendo um aprofundamento sobre as classes hospitalares. O objetivo foi investigar as percepções do corpo discente do curso de pedagogia da UFRJ sobre a formação para atuar em classes hospitalares. Diante dessa discussão, destacamos a atuação do profissional da pedagogia nos espaços hospitalares, uma vez que o escolar enfermo necessita estar integrado ao processo de escolarização, pois é seu direito. Decorre daí a necessidade de uma atuação voltada à formação humana de modo consciente, intencional e planejada. O pedagogo hospitalar, portanto, deve ser o mediador das interações entre o hospitalizado e o hospital. Para isso, buscamos compreender o que são as classes hospitalares, quais as políticas públicas e legislações que a amparam, como se dá a atuação dos pedagogos nesse contexto hospitalar. De modo a compreender o debate sobre classes hospitalares na formação de futuros pedagogos, investigamos as percepções dos estudantes de pedagogia da UFRJ sobre o tema. Dessa forma, o presente trabalho é de metodologia de pesquisa qualitativa através da realização de um estudo de caso com os estudantes – ingressantes e concluintes – do curso de Pedagogia da UFRJ. A técnica de coleta de dados utilizada foi o questionário com questões objetivas e dissertativas. Para a fundamentação teórica lançamos mãos de alguns autores tais como: Amaral, Arosa, Behrens, Ceccim, Fonseca, Matos, Zardo, Zombini, entre outros.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJAmaral, Daniela Patti doMoehlecke, SabrinaScofano, Reuber GerbassiMarques, Viviane Paiva Guimarães2020-06-08T19:19:58Z2023-12-21T03:07:12Z2018-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMARQUES, Viviane Paiva Guimarães. O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ. 2018. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.http://hdl.handle.net/11422/12465porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:12Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12465Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:12Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ
title O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ
spellingShingle O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ
Marques, Viviane Paiva Guimarães
Direito à educação
Classes hospitalares
Formação de professores
Pedagogia hospitalar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ
title_full O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ
title_fullStr O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ
title_full_unstemmed O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ
title_sort O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ
author Marques, Viviane Paiva Guimarães
author_facet Marques, Viviane Paiva Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, Daniela Patti do
Moehlecke, Sabrina
Scofano, Reuber Gerbassi
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Viviane Paiva Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Direito à educação
Classes hospitalares
Formação de professores
Pedagogia hospitalar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Direito à educação
Classes hospitalares
Formação de professores
Pedagogia hospitalar
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esse trabalho se insere no contexto da pedagogia hospitalar, trazendo um aprofundamento sobre as classes hospitalares. O objetivo foi investigar as percepções do corpo discente do curso de pedagogia da UFRJ sobre a formação para atuar em classes hospitalares. Diante dessa discussão, destacamos a atuação do profissional da pedagogia nos espaços hospitalares, uma vez que o escolar enfermo necessita estar integrado ao processo de escolarização, pois é seu direito. Decorre daí a necessidade de uma atuação voltada à formação humana de modo consciente, intencional e planejada. O pedagogo hospitalar, portanto, deve ser o mediador das interações entre o hospitalizado e o hospital. Para isso, buscamos compreender o que são as classes hospitalares, quais as políticas públicas e legislações que a amparam, como se dá a atuação dos pedagogos nesse contexto hospitalar. De modo a compreender o debate sobre classes hospitalares na formação de futuros pedagogos, investigamos as percepções dos estudantes de pedagogia da UFRJ sobre o tema. Dessa forma, o presente trabalho é de metodologia de pesquisa qualitativa através da realização de um estudo de caso com os estudantes – ingressantes e concluintes – do curso de Pedagogia da UFRJ. A técnica de coleta de dados utilizada foi o questionário com questões objetivas e dissertativas. Para a fundamentação teórica lançamos mãos de alguns autores tais como: Amaral, Arosa, Behrens, Ceccim, Fonseca, Matos, Zardo, Zombini, entre outros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07
2020-06-08T19:19:58Z
2023-12-21T03:07:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARQUES, Viviane Paiva Guimarães. O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ. 2018. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
http://hdl.handle.net/11422/12465
identifier_str_mv MARQUES, Viviane Paiva Guimarães. O trabalho do pedagogo docente nas classes hospitalares: percepções de estudantes de pedagogia da UFRJ. 2018. Trabalho de Conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
url http://hdl.handle.net/11422/12465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456007459962880