Desenvolvimento emocional primitivo: teoria de Winnicott

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Heloisa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/15553
Resumo: D. Winnicott's theory revolutionized the history of psychoanalysis by inaugurating a theoretical field that highlights the importance of the 'enabling environment' for the maturation of the human being. His theory, as no other hitherto in the history of psychoanalysis, has focused on early life studies and how the mother-baby dyad relationship is essential for healthy emotional development in the early years. Although extremely innovative, the importance of Winnicott's theory may go unnoticed by the unsuspecting reader, since his works have a simple language and the scientific differential is subtly "between the lines." This Narrative Literature Review aims to facilitate the understanding of the main concepts of Winnicott's theory. Because of its scientific relevance, it is of paramount importance that its contributions reach not only professionals in psychology/ psychoanalysis /psychiatry, but also practitioners in different areas, who act directly and daily with the mother-baby dyad.
id UFRJ_6ca4053af2507f7dc54e69cd2af085d5
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/15553
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Desenvolvimento emocional primitivo: teoria de WinnicottSaúde materno-infantilTeoria psicanalíticaDesenvolvimento infantilRelações mãe-filhoPsychoanalytic theoryMaternal-child health centersChild developmentMother-child relationsCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::PSIQUIATRIAD. Winnicott's theory revolutionized the history of psychoanalysis by inaugurating a theoretical field that highlights the importance of the 'enabling environment' for the maturation of the human being. His theory, as no other hitherto in the history of psychoanalysis, has focused on early life studies and how the mother-baby dyad relationship is essential for healthy emotional development in the early years. Although extremely innovative, the importance of Winnicott's theory may go unnoticed by the unsuspecting reader, since his works have a simple language and the scientific differential is subtly "between the lines." This Narrative Literature Review aims to facilitate the understanding of the main concepts of Winnicott's theory. Because of its scientific relevance, it is of paramount importance that its contributions reach not only professionals in psychology/ psychoanalysis /psychiatry, but also practitioners in different areas, who act directly and daily with the mother-baby dyad.A teoria de D. W. Winnicott revolucionou a história da psicanálise inaugurando um campo teórico que evidencia a importância do ‘ambiente facilitador’ para o amadurecimento do ser humano. Sua teoria, como nenhuma outra até então, na historia da psicanálise, se debruça sobre os estudos dos primórdios da vida e de como a relação da díade mãe-bebê é essencial para o desenvolvimento emocional saudável nos primeiros anos. Apesar de extremamente inovador, a importância da teoria de Winnicott pode passar despercebida pelo leitor desavisado, uma vez que suas obras têm uma linguagem simples e o diferencial científico fica sutilmente “entre linhas”. Esta revisão de literatura narrativa tem o objetivo de facilitar a compreensão dos principais conceitos da teoria de Winnicott. Devido a sua relevância cientifica, é de estrema importância que a suas contribuições atinjam não só os profissionais de psicologia/psicanálise/psiquiatria, mas também os profissionais de diversas áreas, que atuam direta e cotidianamente com a díade mãe-bebê.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilMaternidade EscolaCurso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-InfantilUFRJMaia, Marisa Schargelhttp://lattes.cnpq.br/6412027675660806http://lattes.cnpq.br/4639281971034988Nogueira, Jane Gonçalves Pessanhahttp://lattes.cnpq.br/6412027675660806Sampaio, Heloisa2021-11-12T14:56:44Z2023-12-21T03:05:53Z2017-08-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSAMPAIO, Heloisa. Desenvolvimento emocional primitivo: teoria de Winnicott. 2017. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Saúde Materno-Infantil) – Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://hdl.handle.net/11422/15553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:05:53Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/15553Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:05:53Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento emocional primitivo: teoria de Winnicott
title Desenvolvimento emocional primitivo: teoria de Winnicott
spellingShingle Desenvolvimento emocional primitivo: teoria de Winnicott
Sampaio, Heloisa
Saúde materno-infantil
Teoria psicanalítica
Desenvolvimento infantil
Relações mãe-filho
Psychoanalytic theory
Maternal-child health centers
Child development
Mother-child relations
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::PSIQUIATRIA
title_short Desenvolvimento emocional primitivo: teoria de Winnicott
title_full Desenvolvimento emocional primitivo: teoria de Winnicott
title_fullStr Desenvolvimento emocional primitivo: teoria de Winnicott
title_full_unstemmed Desenvolvimento emocional primitivo: teoria de Winnicott
title_sort Desenvolvimento emocional primitivo: teoria de Winnicott
author Sampaio, Heloisa
author_facet Sampaio, Heloisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Marisa Schargel
http://lattes.cnpq.br/6412027675660806
http://lattes.cnpq.br/4639281971034988
Nogueira, Jane Gonçalves Pessanha
http://lattes.cnpq.br/6412027675660806
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde materno-infantil
Teoria psicanalítica
Desenvolvimento infantil
Relações mãe-filho
Psychoanalytic theory
Maternal-child health centers
Child development
Mother-child relations
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::PSIQUIATRIA
topic Saúde materno-infantil
Teoria psicanalítica
Desenvolvimento infantil
Relações mãe-filho
Psychoanalytic theory
Maternal-child health centers
Child development
Mother-child relations
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::PSIQUIATRIA
description D. Winnicott's theory revolutionized the history of psychoanalysis by inaugurating a theoretical field that highlights the importance of the 'enabling environment' for the maturation of the human being. His theory, as no other hitherto in the history of psychoanalysis, has focused on early life studies and how the mother-baby dyad relationship is essential for healthy emotional development in the early years. Although extremely innovative, the importance of Winnicott's theory may go unnoticed by the unsuspecting reader, since his works have a simple language and the scientific differential is subtly "between the lines." This Narrative Literature Review aims to facilitate the understanding of the main concepts of Winnicott's theory. Because of its scientific relevance, it is of paramount importance that its contributions reach not only professionals in psychology/ psychoanalysis /psychiatry, but also practitioners in different areas, who act directly and daily with the mother-baby dyad.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-02
2021-11-12T14:56:44Z
2023-12-21T03:05:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAMPAIO, Heloisa. Desenvolvimento emocional primitivo: teoria de Winnicott. 2017. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Saúde Materno-Infantil) – Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
http://hdl.handle.net/11422/15553
identifier_str_mv SAMPAIO, Heloisa. Desenvolvimento emocional primitivo: teoria de Winnicott. 2017. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Saúde Materno-Infantil) – Maternidade Escola, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://hdl.handle.net/11422/15553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Maternidade Escola
Curso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Maternidade Escola
Curso de Especialização em Atenção Integral à Saúde Materno-Infantil
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456023951966208