Anatomia da inquietação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12920 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo explorar novas possibilidades de interação entre ator, personagem e figurino teatral a partir da técnica de manipulação. A melhor forma de conseguir chegar a novos modelos de interação foi o de fundir roupa, personagem e corpo de maneira coesa em uma única ação onde o espectador é o foco de sensações provocadas pelo figurino vivo e sua movimentação. Desta maneira, o resultado de mais de um ano de pesquisa á procura de uma identidade artística própria e de uma expansão visual para o figurino teatral vem em forma de performance artística. Baseado nos conceitos de “Teatro da Crueldade” de Antonin Artaud, do “Grotesco” de Wolfgang Kayser e de “Arte Abjeta” de Julia Kristeva, este figurino pretende passar todos esses conceitos em sua ação e estética. |
id |
UFRJ_6cab010798784f40c11fda271d4dcfbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12920 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Anatomia da inquietaçãoGrotescoRepulsaEspectadorSentidosInteraçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESEste trabalho tem como objetivo explorar novas possibilidades de interação entre ator, personagem e figurino teatral a partir da técnica de manipulação. A melhor forma de conseguir chegar a novos modelos de interação foi o de fundir roupa, personagem e corpo de maneira coesa em uma única ação onde o espectador é o foco de sensações provocadas pelo figurino vivo e sua movimentação. Desta maneira, o resultado de mais de um ano de pesquisa á procura de uma identidade artística própria e de uma expansão visual para o figurino teatral vem em forma de performance artística. Baseado nos conceitos de “Teatro da Crueldade” de Antonin Artaud, do “Grotesco” de Wolfgang Kayser e de “Arte Abjeta” de Julia Kristeva, este figurino pretende passar todos esses conceitos em sua ação e estética.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Belas ArtesUFRJMotta, Gilson Moraeshttp://lattes.cnpq.br/4706021004141648Mesquita, Luísa Ferrari Capistrano de2020-08-14T01:33:28Z2023-12-21T03:02:13Z2019-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMESQUITA, Luisa Ferrari Capistrano. Anatomia da inquietação. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Indumentária) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12920porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:13Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12920Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:13Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Anatomia da inquietação |
title |
Anatomia da inquietação |
spellingShingle |
Anatomia da inquietação Mesquita, Luísa Ferrari Capistrano de Grotesco Repulsa Espectador Sentidos Interação CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
title_short |
Anatomia da inquietação |
title_full |
Anatomia da inquietação |
title_fullStr |
Anatomia da inquietação |
title_full_unstemmed |
Anatomia da inquietação |
title_sort |
Anatomia da inquietação |
author |
Mesquita, Luísa Ferrari Capistrano de |
author_facet |
Mesquita, Luísa Ferrari Capistrano de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Motta, Gilson Moraes http://lattes.cnpq.br/4706021004141648 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Luísa Ferrari Capistrano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grotesco Repulsa Espectador Sentidos Interação CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
Grotesco Repulsa Espectador Sentidos Interação CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
description |
Este trabalho tem como objetivo explorar novas possibilidades de interação entre ator, personagem e figurino teatral a partir da técnica de manipulação. A melhor forma de conseguir chegar a novos modelos de interação foi o de fundir roupa, personagem e corpo de maneira coesa em uma única ação onde o espectador é o foco de sensações provocadas pelo figurino vivo e sua movimentação. Desta maneira, o resultado de mais de um ano de pesquisa á procura de uma identidade artística própria e de uma expansão visual para o figurino teatral vem em forma de performance artística. Baseado nos conceitos de “Teatro da Crueldade” de Antonin Artaud, do “Grotesco” de Wolfgang Kayser e de “Arte Abjeta” de Julia Kristeva, este figurino pretende passar todos esses conceitos em sua ação e estética. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10 2020-08-14T01:33:28Z 2023-12-21T03:02:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MESQUITA, Luisa Ferrari Capistrano. Anatomia da inquietação. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Indumentária) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. http://hdl.handle.net/11422/12920 |
identifier_str_mv |
MESQUITA, Luisa Ferrari Capistrano. Anatomia da inquietação. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Indumentária) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12920 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Belas Artes UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Belas Artes UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456009606397952 |