Anatomia da inquietação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Luísa Ferrari Capistrano de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12920
Resumo: Este trabalho tem como objetivo explorar novas possibilidades de interação entre ator, personagem e figurino teatral a partir da técnica de manipulação. A melhor forma de conseguir chegar a novos modelos de interação foi o de fundir roupa, personagem e corpo de maneira coesa em uma única ação onde o espectador é o foco de sensações provocadas pelo figurino vivo e sua movimentação. Desta maneira, o resultado de mais de um ano de pesquisa á procura de uma identidade artística própria e de uma expansão visual para o figurino teatral vem em forma de performance artística. Baseado nos conceitos de “Teatro da Crueldade” de Antonin Artaud, do “Grotesco” de Wolfgang Kayser e de “Arte Abjeta” de Julia Kristeva, este figurino pretende passar todos esses conceitos em sua ação e estética.
id UFRJ_6cab010798784f40c11fda271d4dcfbc
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12920
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Mesquita, Luísa Ferrari Capistrano dehttp://lattes.cnpq.br/4706021004141648Motta, Gilson Moraes2020-08-14T01:33:28Z2023-11-30T03:01:38Z2019-12-10MESQUITA, Luisa Ferrari Capistrano. Anatomia da inquietação. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Indumentária) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12920Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2020-08-14T01:33:28Z No. of bitstreams: 1 LFCMesquita.pdf: 1484942 bytes, checksum: 67cfd166b99db472d42bdc662e294173 (MD5)Made available in DSpace on 2020-08-14T01:33:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LFCMesquita.pdf: 1484942 bytes, checksum: 67cfd166b99db472d42bdc662e294173 (MD5) Previous issue date: 2019-12-10Este trabalho tem como objetivo explorar novas possibilidades de interação entre ator, personagem e figurino teatral a partir da técnica de manipulação. A melhor forma de conseguir chegar a novos modelos de interação foi o de fundir roupa, personagem e corpo de maneira coesa em uma única ação onde o espectador é o foco de sensações provocadas pelo figurino vivo e sua movimentação. Desta maneira, o resultado de mais de um ano de pesquisa á procura de uma identidade artística própria e de uma expansão visual para o figurino teatral vem em forma de performance artística. Baseado nos conceitos de “Teatro da Crueldade” de Antonin Artaud, do “Grotesco” de Wolfgang Kayser e de “Arte Abjeta” de Julia Kristeva, este figurino pretende passar todos esses conceitos em sua ação e estética.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESGrotescoRepulsaEspectadorSentidosInteraçãoAnatomia da inquietaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALLFCMesquita.pdfLFCMesquita.pdfapplication/pdf1484942http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12920/1/LFCMesquita.pdf67cfd166b99db472d42bdc662e294173MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12920/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/129202023-11-30 00:01:38.137oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:38Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Anatomia da inquietação
title Anatomia da inquietação
spellingShingle Anatomia da inquietação
Mesquita, Luísa Ferrari Capistrano de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Grotesco
Repulsa
Espectador
Sentidos
Interação
title_short Anatomia da inquietação
title_full Anatomia da inquietação
title_fullStr Anatomia da inquietação
title_full_unstemmed Anatomia da inquietação
title_sort Anatomia da inquietação
author Mesquita, Luísa Ferrari Capistrano de
author_facet Mesquita, Luísa Ferrari Capistrano de
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4706021004141648
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Luísa Ferrari Capistrano de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Motta, Gilson Moraes
contributor_str_mv Motta, Gilson Moraes
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Grotesco
Repulsa
Espectador
Sentidos
Interação
dc.subject.por.fl_str_mv Grotesco
Repulsa
Espectador
Sentidos
Interação
description Este trabalho tem como objetivo explorar novas possibilidades de interação entre ator, personagem e figurino teatral a partir da técnica de manipulação. A melhor forma de conseguir chegar a novos modelos de interação foi o de fundir roupa, personagem e corpo de maneira coesa em uma única ação onde o espectador é o foco de sensações provocadas pelo figurino vivo e sua movimentação. Desta maneira, o resultado de mais de um ano de pesquisa á procura de uma identidade artística própria e de uma expansão visual para o figurino teatral vem em forma de performance artística. Baseado nos conceitos de “Teatro da Crueldade” de Antonin Artaud, do “Grotesco” de Wolfgang Kayser e de “Arte Abjeta” de Julia Kristeva, este figurino pretende passar todos esses conceitos em sua ação e estética.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-14T01:33:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:01:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MESQUITA, Luisa Ferrari Capistrano. Anatomia da inquietação. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Indumentária) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/12920
identifier_str_mv MESQUITA, Luisa Ferrari Capistrano. Anatomia da inquietação. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Indumentária) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
url http://hdl.handle.net/11422/12920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Belas Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12920/1/LFCMesquita.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12920/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 67cfd166b99db472d42bdc662e294173
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097186978463744