O grotesco na imagem publicitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria João Barros
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2804
Resumo: O significado da palavra grotesco teve um começo puramente artístico numa descoberta, de imagens de figuras humanas deformadas e alteradas. No entanto, este foi evoluindo e adotando novos significados mais amplos e concretos na atualidade. É possível encontrar vários exemplos do grotesco em várias plataformas, como no cinema, na televisão e na literatura. Neste sentido, para se poder proceder ao estudo desta temática é fundamental a conquista do conhecimento sobre o estatuto do grotesco na publicidade, nas suas dimensões representativas, significativas e narrativas, que refletem as componentes caracterizadoras do grotesco na imagem publicitária. Estes possibilitam que seja possível que o grotesco presente nas imagens publicitárias se revele como um impacto nas sensações do espectador. O presente estudo visa demonstrar, numa análise de caso, as possibilidades que uma publicidade pode fornecer ao espectador a partir das componentes utilizadas para demonstrar o estatuto de grotesco. A reflexão sobre o estudo do grotesco na imagem publicitária apresenta campanhas características do choque publicitário inerente, com o intuito de enriquecer e consolidar o conhecimento respeitante a uma imagem publicitária. Desta maneira, será possível uma conscientização da importância que a publicidade de choque tem na sociedade, bem como esta interage com o espectador na sua vida e na sua mente, ou seja, na sua imaginação e na criação de interpretações possíveis relativamente ao anúncio publicitário.
id RCAP_042a8049281d00cdbbc6a6741dd8b25e
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2804
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O grotesco na imagem publicitáriaComunicação estratégicaPublicidade - ImagemAnúncio - Choque publicitárioAnúncio - Grotesco - ConsumidorGrotesco - EspectadorO significado da palavra grotesco teve um começo puramente artístico numa descoberta, de imagens de figuras humanas deformadas e alteradas. No entanto, este foi evoluindo e adotando novos significados mais amplos e concretos na atualidade. É possível encontrar vários exemplos do grotesco em várias plataformas, como no cinema, na televisão e na literatura. Neste sentido, para se poder proceder ao estudo desta temática é fundamental a conquista do conhecimento sobre o estatuto do grotesco na publicidade, nas suas dimensões representativas, significativas e narrativas, que refletem as componentes caracterizadoras do grotesco na imagem publicitária. Estes possibilitam que seja possível que o grotesco presente nas imagens publicitárias se revele como um impacto nas sensações do espectador. O presente estudo visa demonstrar, numa análise de caso, as possibilidades que uma publicidade pode fornecer ao espectador a partir das componentes utilizadas para demonstrar o estatuto de grotesco. A reflexão sobre o estudo do grotesco na imagem publicitária apresenta campanhas características do choque publicitário inerente, com o intuito de enriquecer e consolidar o conhecimento respeitante a uma imagem publicitária. Desta maneira, será possível uma conscientização da importância que a publicidade de choque tem na sociedade, bem como esta interage com o espectador na sua vida e na sua mente, ou seja, na sua imaginação e na criação de interpretações possíveis relativamente ao anúncio publicitário.The meaning of the word grotesque had a beginning in a purely artistic discovery, of images of human figures deformed and altered. However, this has been evolving and adopting new meanings broader and more concrete in timeliness. It is possible to find several examples of grotesque in various platforms, such as cinema, television and literature. So, in order to proceed to the study of this theme is critical to conquer the knowledge about the statute of grotesque in advertising, in the representative dimensions, significative and narrative dimensions, those which reflects componentes characteristics of grotesque in the advertising image. Those allow that the grotesque in the advertising images, may be able to reveal himself as an impact in the feelings of the individual that view the advertising. The present study aims to demonstrate, through an analysis of case, the possibilities that an advertising can provide the spectator from the components used to demonstrate the statute of grotesque. The reflection of the study of the grotesque in images presents campaigns characteristics of shock advertising, with the aim to enrich and consolidate the knowledge concerning an advertising image. In this way, it will be possible an awareness of the importance that the shock advertising has on society, as well as this interacts with the spectator in his personal life and in his thougts, in other words, in his imagination and in the creation of possible interpretations regarding the advertisement.Camilo, Eduardo José MarcosuBibliorumSilva, Maria João Barros2014-12-16T14:15:23Z2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2804TID:201017830porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:59Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:24.778382Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O grotesco na imagem publicitária
title O grotesco na imagem publicitária
spellingShingle O grotesco na imagem publicitária
Silva, Maria João Barros
Comunicação estratégica
Publicidade - Imagem
Anúncio - Choque publicitário
Anúncio - Grotesco - Consumidor
Grotesco - Espectador
title_short O grotesco na imagem publicitária
title_full O grotesco na imagem publicitária
title_fullStr O grotesco na imagem publicitária
title_full_unstemmed O grotesco na imagem publicitária
title_sort O grotesco na imagem publicitária
author Silva, Maria João Barros
author_facet Silva, Maria João Barros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camilo, Eduardo José Marcos
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria João Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação estratégica
Publicidade - Imagem
Anúncio - Choque publicitário
Anúncio - Grotesco - Consumidor
Grotesco - Espectador
topic Comunicação estratégica
Publicidade - Imagem
Anúncio - Choque publicitário
Anúncio - Grotesco - Consumidor
Grotesco - Espectador
description O significado da palavra grotesco teve um começo puramente artístico numa descoberta, de imagens de figuras humanas deformadas e alteradas. No entanto, este foi evoluindo e adotando novos significados mais amplos e concretos na atualidade. É possível encontrar vários exemplos do grotesco em várias plataformas, como no cinema, na televisão e na literatura. Neste sentido, para se poder proceder ao estudo desta temática é fundamental a conquista do conhecimento sobre o estatuto do grotesco na publicidade, nas suas dimensões representativas, significativas e narrativas, que refletem as componentes caracterizadoras do grotesco na imagem publicitária. Estes possibilitam que seja possível que o grotesco presente nas imagens publicitárias se revele como um impacto nas sensações do espectador. O presente estudo visa demonstrar, numa análise de caso, as possibilidades que uma publicidade pode fornecer ao espectador a partir das componentes utilizadas para demonstrar o estatuto de grotesco. A reflexão sobre o estudo do grotesco na imagem publicitária apresenta campanhas características do choque publicitário inerente, com o intuito de enriquecer e consolidar o conhecimento respeitante a uma imagem publicitária. Desta maneira, será possível uma conscientização da importância que a publicidade de choque tem na sociedade, bem como esta interage com o espectador na sua vida e na sua mente, ou seja, na sua imaginação e na criação de interpretações possíveis relativamente ao anúncio publicitário.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10
2013-10-01T00:00:00Z
2014-12-16T14:15:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2804
TID:201017830
url http://hdl.handle.net/10400.6/2804
identifier_str_mv TID:201017830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136341507702784