A supercondutividade e suas aplicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Douglas Barros e
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2846
Resumo: Este trabalho visa informar e mostrar nas salas de aula do ensino médio o que é a supercondutividade, sua descoberta, aplicações e teorias que envolvem este fenômeno. É um trabalho que pretende auxiliar professores que irão discutir os conceitos da supercondutividade. O presente trabalho foi desenvolvido por mim, com a orientação do Prof. Adir Moysés Luiz, e algumas ideias aqui expostas foram aplicadas em sala de aula em turmas do segundo ano e do terceiro ano supletivo do Colégio Realengo. Ao percebermos a completa desinformação dos nossos alunos em relação ao tema e verificarmos a falta de textos relativos ao assunto, adequados para alunos do ensino médio, resolvemos elaborar um texto com a finalidade de ser útil a professores que lecionam neste nível de ensino. Aplicamos este roteiro para as referidas turmas. Devido a dificuldades práticas de se obter nitrogênio líquido para fazer experiências envolvendo supercondutores com temperaturas elevadas, as experiências sugeridas nesta monografia foram apresentadas em sala de aula sob forma de transparências para motivar o estudo deste assunto. O trabalho foi divido em cinco partes que versam resumidamente sobre os seguintes temas: 1 - uma introdução genérica, 2 - um estudo acerca da supercondutividade, 3 - aplicações da supercondutividade, 4 - descrição de algumas montagens experimentais envolvendo a supercondutividade, e 5 - uma conclusão final na qual fazemos comentários do dos aspectos didáticos envolvidos em nossa proposta.
id UFRJ_6ddfcdfddc0e3c46c3d34ad18312703e
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2846
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A supercondutividade e suas aplicaçõesSupercondutividadeCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOESEste trabalho visa informar e mostrar nas salas de aula do ensino médio o que é a supercondutividade, sua descoberta, aplicações e teorias que envolvem este fenômeno. É um trabalho que pretende auxiliar professores que irão discutir os conceitos da supercondutividade. O presente trabalho foi desenvolvido por mim, com a orientação do Prof. Adir Moysés Luiz, e algumas ideias aqui expostas foram aplicadas em sala de aula em turmas do segundo ano e do terceiro ano supletivo do Colégio Realengo. Ao percebermos a completa desinformação dos nossos alunos em relação ao tema e verificarmos a falta de textos relativos ao assunto, adequados para alunos do ensino médio, resolvemos elaborar um texto com a finalidade de ser útil a professores que lecionam neste nível de ensino. Aplicamos este roteiro para as referidas turmas. Devido a dificuldades práticas de se obter nitrogênio líquido para fazer experiências envolvendo supercondutores com temperaturas elevadas, as experiências sugeridas nesta monografia foram apresentadas em sala de aula sob forma de transparências para motivar o estudo deste assunto. O trabalho foi divido em cinco partes que versam resumidamente sobre os seguintes temas: 1 - uma introdução genérica, 2 - um estudo acerca da supercondutividade, 3 - aplicações da supercondutividade, 4 - descrição de algumas montagens experimentais envolvendo a supercondutividade, e 5 - uma conclusão final na qual fazemos comentários do dos aspectos didáticos envolvidos em nossa proposta.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJLuiz, Adir MoysésSilva, Douglas Barros e2017-09-18T18:46:00Z2023-12-21T03:03:37Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/2846porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:37Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2846Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:37Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A supercondutividade e suas aplicações
title A supercondutividade e suas aplicações
spellingShingle A supercondutividade e suas aplicações
Silva, Douglas Barros e
Supercondutividade
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
title_short A supercondutividade e suas aplicações
title_full A supercondutividade e suas aplicações
title_fullStr A supercondutividade e suas aplicações
title_full_unstemmed A supercondutividade e suas aplicações
title_sort A supercondutividade e suas aplicações
author Silva, Douglas Barros e
author_facet Silva, Douglas Barros e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luiz, Adir Moysés
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Douglas Barros e
dc.subject.por.fl_str_mv Supercondutividade
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
topic Supercondutividade
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
description Este trabalho visa informar e mostrar nas salas de aula do ensino médio o que é a supercondutividade, sua descoberta, aplicações e teorias que envolvem este fenômeno. É um trabalho que pretende auxiliar professores que irão discutir os conceitos da supercondutividade. O presente trabalho foi desenvolvido por mim, com a orientação do Prof. Adir Moysés Luiz, e algumas ideias aqui expostas foram aplicadas em sala de aula em turmas do segundo ano e do terceiro ano supletivo do Colégio Realengo. Ao percebermos a completa desinformação dos nossos alunos em relação ao tema e verificarmos a falta de textos relativos ao assunto, adequados para alunos do ensino médio, resolvemos elaborar um texto com a finalidade de ser útil a professores que lecionam neste nível de ensino. Aplicamos este roteiro para as referidas turmas. Devido a dificuldades práticas de se obter nitrogênio líquido para fazer experiências envolvendo supercondutores com temperaturas elevadas, as experiências sugeridas nesta monografia foram apresentadas em sala de aula sob forma de transparências para motivar o estudo deste assunto. O trabalho foi divido em cinco partes que versam resumidamente sobre os seguintes temas: 1 - uma introdução genérica, 2 - um estudo acerca da supercondutividade, 3 - aplicações da supercondutividade, 4 - descrição de algumas montagens experimentais envolvendo a supercondutividade, e 5 - uma conclusão final na qual fazemos comentários do dos aspectos didáticos envolvidos em nossa proposta.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2017-09-18T18:46:00Z
2023-12-21T03:03:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/2846
url http://hdl.handle.net/11422/2846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455966577033216