O possível uso do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para o planejamento escolar na rede pública municipal de Duque de Caxias (RJ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Eric Felipe Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/3547
Resumo: Análise dos dados advindos dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no planejamento escolar da rede pública do município de Duque de Caxias. Para isso, focaliza na difícil relação da triangulação escola, IDEB e gestão, apesar da proclamada intenção da política pública de promover a elaboração e difusão deste indicador, entre outras coisas, em função de oferecer subsídios para a melhoria da gestão escolar. A partir das contribuições de autores como Matus, Paro, Bordignon, Veiga, Becker, Bonamino, Zakia, Rosistolato, Prado e Fernández, entre outros, e a pesquisa de campo, este trabalho procura responder às seguintes questões: Como os gestores das escolas pesquisadas compreendem os significantes presentes nos resultados do IDEB dos anos de 2011 e 2013 de suas escolas? Com base em que dados os gestores das escolas pesquisadas realizam o planejamento escolar, em especial, o Projeto Político Pedagógico? No caso em que utilizam os indicadores associados ao IDEB, de que forma os incorporam ao processo de planejamento? Como eles se refletem nos produtos desse processo (planos, documentos etc.)? A metodologia utilizada, de enfoque qualitativo, se articula ao projeto de pesquisa “Concepções de planejamento e gestão escolar: políticas públicas, projetos político-pedagógicos e democratização no cotidiano escolar”, coordenado pela Prof.ª Silvina Julia Fernández. Desta forma, a partir da seleção de escolas deste projeto, realizamos entrevistas semiestruturadas com as equipes gestoras das escolas selecionadas, assim como compilamos e analisamos a documentação relacionada ao planejamento das diferentes unidades escolares. A partir desta base de dados, em primeiro lugar, analisamos as respostas dadas às entrevistas, buscando compreender como se realiza o planejamento escolar e a presença ou não dos indicadores educacionais nestes processos. Em seguida, foram analisados os Projetos Políticos Pedagógicos das escolas participantes da pesquisa no período de 2011 a 2013, em função das questões já apontadas. No segundo momento, analisamos as plataformas virtuais (sites) que formam o sentido e a socialização do IDEB, focalizando nos “boletins” das escolares pesquisadas. A ideia era triangular as análises anteriores com as possíveis mudanças ou não dos indicadores educacionais. Tal triangulação dos dados advindos do campo empírico e os dados das plataformas virtuais analisadas instituíram quatro diferentes grupos entre as nove escolas analisadas, referentes às concepções registradas das equipes gestoras presentes sobre o IDEB e sobre seus significantes, tais grupos de escolas se caracterizam como: Escolas que não tem o IDEB como elemento norteador para a gestão escolar, mas consideram-no importante e apresentam o desejo de discutir sobre sua abrangência e utilidade; Escolas que possuem um discurso confuso sobre o IDEB ou não citam seu uso ou sua importância nem nas entrevistas e nem nos PPPs; Escolas com equipes que apresentam suspeitas sobre a Prova Brasil e do IDEB e Escolas que possuem o acompanhamento parco sobre os resultados do IDEB por pressões da Secretaria de Educação Municipal.
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