Leitura automonitorada de períodos subordinativos de causa direta e indireta
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/21309 |
Resumo: | Este trabalho investigou experimentalmente a compreensão de períodos compostos por subordinação. Tais períodos são construídos por duas orações, que são orações adverbiais causais de causa direta e indireta. O projeto utilizou a técnica experimental de leitura automonitorada, realizada pela plataforma Psyscope com 20 estudantes da Faculdade de Letras da UFRJ. Em “A mulher faltou ao trabalho, porque o filho estava doente”, por exemplo, a relação de causa é estabelecida a partir dos constituintes da oração, nos levando a entender que o motivo da falta da mulher foi a doença do filho. Entretanto, em um período composto por causa indireta como “A mulher faltou ao trabalho porque a sala dela está vazia”, a relação de causa está implícita, já que o motivo da falta não foi a sala vazia, mas foi possível inferir a falta devido à sala vazia. A pesquisa comparou os tempos médios de leitura em regiões críticas das frases (medida on-line) e os índices de erro e tempos de resposta às questões interpretativas sobre as sentenças (medida off-line). O estudo estabeleceu, dessa maneira, comparações estatisticamente significativas a respeito das relações de causa. |
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