Leitura automonitorada de períodos subordinativos de causa direta e indireta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Mariah de Resende
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/21309
Resumo: Este trabalho investigou experimentalmente a compreensão de períodos compostos por subordinação. Tais períodos são construídos por duas orações, que são orações adverbiais causais de causa direta e indireta. O projeto utilizou a técnica experimental de leitura automonitorada, realizada pela plataforma Psyscope com 20 estudantes da Faculdade de Letras da UFRJ. Em “A mulher faltou ao trabalho, porque o filho estava doente”, por exemplo, a relação de causa é estabelecida a partir dos constituintes da oração, nos levando a entender que o motivo da falta da mulher foi a doença do filho. Entretanto, em um período composto por causa indireta como “A mulher faltou ao trabalho porque a sala dela está vazia”, a relação de causa está implícita, já que o motivo da falta não foi a sala vazia, mas foi possível inferir a falta devido à sala vazia. A pesquisa comparou os tempos médios de leitura em regiões críticas das frases (medida on-line) e os índices de erro e tempos de resposta às questões interpretativas sobre as sentenças (medida off-line). O estudo estabeleceu, dessa maneira, comparações estatisticamente significativas a respeito das relações de causa.
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