Otimização da rota de linhas de transmissão utilizando uma metodologia de avaliação multicritério

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóbrega , Igor Jasmim da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/13780
Resumo: This work presents a method of multicriteria evaluation of transmission line tracing in order to minimize the project implementation costs. In the work, Geographic Information Systems (GIS) tools are used to obtain the matrices of each evaluated criterion. For the multicriteria analysis, the AHP technique is used to determine the weights of the criteria considered (Alachated Areas, Permanent Preservation Areas, Airports, Structure, Hydrography, Navigable Rivers, Highways, National Interconnected System, Conservation Units and Land Use). After this, the cost surface, or friction surface, of the studied site is obtained. With this surface, a graph algorithm is applied to determine the optimized route of the transmission line, which is the final product of the present work.
id UFRJ_721d1eb4408157beb6b6eebea230eb4f
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/13780
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Otimização da rota de linhas de transmissão utilizando uma metodologia de avaliação multicritérioTransmission lines route optimization using multicriteria evaluation methodologyLinhas de transmissãoLeast Cost PathAnálise multicritérioAlgoritmo DIJKSTRACaminho de menor custoCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAThis work presents a method of multicriteria evaluation of transmission line tracing in order to minimize the project implementation costs. In the work, Geographic Information Systems (GIS) tools are used to obtain the matrices of each evaluated criterion. For the multicriteria analysis, the AHP technique is used to determine the weights of the criteria considered (Alachated Areas, Permanent Preservation Areas, Airports, Structure, Hydrography, Navigable Rivers, Highways, National Interconnected System, Conservation Units and Land Use). After this, the cost surface, or friction surface, of the studied site is obtained. With this surface, a graph algorithm is applied to determine the optimized route of the transmission line, which is the final product of the present work.Este trabalho apresenta um método de avaliação multicritério de traçado de linhas de transmissão com o objetivo de minimizar os custos de implantação do projeto da mesma. No trabalho são utilizadas ferramentas de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para obter as matrizes de cada critério avaliado. Para a análise multicritério é utilizada a técnica AHP para determinar os pesos dos critérios considerados (Áreas Alagadas, Áreas de Preservação Permanente, Aeroportos, Estrutura, Hidrografia, Rios Navegáveis, Rodovias, Sistema Interligado Nacional, Unidades de Conservação e Uso do Solo). Após isso, é obtida a superfície de custo, ou superfície de atrito, da localidade do estudo. Com essa superfície, é aplicado um algoritmo de grafo para determinar a rota otimizada da linha de transmissão, que é o produto final do presente trabalho.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUFRJColaço, Marcelo Joséhttp://lattes.cnpq.br/4953372732452626http://lattes.cnpq.br/2998011628985037Castello, Daniel AlvesMatt, Carlos Frederico TrottaNóbrega , Igor Jasmim da2021-02-21T14:00:11Z2023-12-21T03:07:27Z2019-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11422/13780porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:07:27Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/13780Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:07:27Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Otimização da rota de linhas de transmissão utilizando uma metodologia de avaliação multicritério
Transmission lines route optimization using multicriteria evaluation methodology
title Otimização da rota de linhas de transmissão utilizando uma metodologia de avaliação multicritério
spellingShingle Otimização da rota de linhas de transmissão utilizando uma metodologia de avaliação multicritério
Nóbrega , Igor Jasmim da
Linhas de transmissão
Least Cost Path
Análise multicritério
Algoritmo DIJKSTRA
Caminho de menor custo
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
title_short Otimização da rota de linhas de transmissão utilizando uma metodologia de avaliação multicritério
title_full Otimização da rota de linhas de transmissão utilizando uma metodologia de avaliação multicritério
title_fullStr Otimização da rota de linhas de transmissão utilizando uma metodologia de avaliação multicritério
title_full_unstemmed Otimização da rota de linhas de transmissão utilizando uma metodologia de avaliação multicritério
title_sort Otimização da rota de linhas de transmissão utilizando uma metodologia de avaliação multicritério
author Nóbrega , Igor Jasmim da
author_facet Nóbrega , Igor Jasmim da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Colaço, Marcelo José
http://lattes.cnpq.br/4953372732452626
http://lattes.cnpq.br/2998011628985037
Castello, Daniel Alves
Matt, Carlos Frederico Trotta
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóbrega , Igor Jasmim da
dc.subject.por.fl_str_mv Linhas de transmissão
Least Cost Path
Análise multicritério
Algoritmo DIJKSTRA
Caminho de menor custo
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
topic Linhas de transmissão
Least Cost Path
Análise multicritério
Algoritmo DIJKSTRA
Caminho de menor custo
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
description This work presents a method of multicriteria evaluation of transmission line tracing in order to minimize the project implementation costs. In the work, Geographic Information Systems (GIS) tools are used to obtain the matrices of each evaluated criterion. For the multicriteria analysis, the AHP technique is used to determine the weights of the criteria considered (Alachated Areas, Permanent Preservation Areas, Airports, Structure, Hydrography, Navigable Rivers, Highways, National Interconnected System, Conservation Units and Land Use). After this, the cost surface, or friction surface, of the studied site is obtained. With this surface, a graph algorithm is applied to determine the optimized route of the transmission line, which is the final product of the present work.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06
2021-02-21T14:00:11Z
2023-12-21T03:07:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/13780
url http://hdl.handle.net/11422/13780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456013917093888