A reforma previdenciária e a possível violação ao Princípio Constitucional do Direito Adquirido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villar Junior, Reinaldo Antonio da Silva
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/9798
Resumo: O presente trabalho pretende analisar o sistema previdenciário brasileiro, suas mudanças e a repercussão no meio jurídico-social brasileiro. O sistema previdenciário sofreu alterações que restringiram os benefícios dos contribuintes. Para melhor compreensão do tema, a primeira parte volta-se à observação dos aspectos históricos da seguridade social, suas características e sua evolução. Após essa situação no tempo, é feita a análise dos conceitos fundamentais que compõem a Previdência. Em seguida, mostra-se a alteração na composição da população brasileira e suas conseqüências para o sistema previdenciário. Na segunda parte, é feita a análise das emendas que promoveram a Reforma Previdenciária. As regras de transição são analisadas, detalhadamente e depois cada norma é abordada quanto as suas peculiaridades. A terceira parte é a parte que fará o contraste entre a reforma previdenciária e o princípio constitucional do direito adquirido. Além de iluminar o conceito doutrinário do direito adquirido, mostra o entendimento do Supremo Tribunal Federal quanto à questão previdenciária. São apontados os argumentos que avaliam a constitucionalidade da nova emenda constitucional. É defendida a idéia de que não houve violação ao direito adquirido, visto que o direito ao beneficio previdenciário se incorpora no patrimônio subjetivo de seu titular no momento em que são reunidos todos os requisitos contidos na regra vigente.
id UFRJ_7302c7b876dda62d6c3a94414ee2ac11
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/9798
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A reforma previdenciária e a possível violação ao Princípio Constitucional do Direito AdquiridoPrevidência SocialReforma PrevidenciáriaDireito AdquiridoSupremo Tribunal FederalInconstitucionalidadeSocial WelfareSocial Welfare ReformAcquired lawThe Federal Supreme CourtUnconstitutionalityCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICOO presente trabalho pretende analisar o sistema previdenciário brasileiro, suas mudanças e a repercussão no meio jurídico-social brasileiro. O sistema previdenciário sofreu alterações que restringiram os benefícios dos contribuintes. Para melhor compreensão do tema, a primeira parte volta-se à observação dos aspectos históricos da seguridade social, suas características e sua evolução. Após essa situação no tempo, é feita a análise dos conceitos fundamentais que compõem a Previdência. Em seguida, mostra-se a alteração na composição da população brasileira e suas conseqüências para o sistema previdenciário. Na segunda parte, é feita a análise das emendas que promoveram a Reforma Previdenciária. As regras de transição são analisadas, detalhadamente e depois cada norma é abordada quanto as suas peculiaridades. A terceira parte é a parte que fará o contraste entre a reforma previdenciária e o princípio constitucional do direito adquirido. Além de iluminar o conceito doutrinário do direito adquirido, mostra o entendimento do Supremo Tribunal Federal quanto à questão previdenciária. São apontados os argumentos que avaliam a constitucionalidade da nova emenda constitucional. É defendida a idéia de que não houve violação ao direito adquirido, visto que o direito ao beneficio previdenciário se incorpora no patrimônio subjetivo de seu titular no momento em que são reunidos todos os requisitos contidos na regra vigente.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade Nacional de DireitoUFRJBerner, Vanessa Oliveira Batistahttp://lattes.cnpq.br/1452471636248504Villar Junior, Reinaldo Antonio da Silva2019-09-24T13:38:34Z2023-12-21T03:06:22Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisVILLAR JUNIOR, Reinaldo Antonio da Silva. A reforma previdenciária e a possível violação ao Princípio Constitucional do Direito Adquirido. 2008. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.http://hdl.handle.net/11422/9798porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:06:22Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/9798Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:06:22Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A reforma previdenciária e a possível violação ao Princípio Constitucional do Direito Adquirido
title A reforma previdenciária e a possível violação ao Princípio Constitucional do Direito Adquirido
spellingShingle A reforma previdenciária e a possível violação ao Princípio Constitucional do Direito Adquirido
Villar Junior, Reinaldo Antonio da Silva
Previdência Social
Reforma Previdenciária
Direito Adquirido
Supremo Tribunal Federal
Inconstitucionalidade
Social Welfare
Social Welfare Reform
Acquired law
The Federal Supreme Court
Unconstitutionality
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO
title_short A reforma previdenciária e a possível violação ao Princípio Constitucional do Direito Adquirido
title_full A reforma previdenciária e a possível violação ao Princípio Constitucional do Direito Adquirido
title_fullStr A reforma previdenciária e a possível violação ao Princípio Constitucional do Direito Adquirido
title_full_unstemmed A reforma previdenciária e a possível violação ao Princípio Constitucional do Direito Adquirido
title_sort A reforma previdenciária e a possível violação ao Princípio Constitucional do Direito Adquirido
author Villar Junior, Reinaldo Antonio da Silva
author_facet Villar Junior, Reinaldo Antonio da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Berner, Vanessa Oliveira Batista
http://lattes.cnpq.br/1452471636248504
dc.contributor.author.fl_str_mv Villar Junior, Reinaldo Antonio da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Previdência Social
Reforma Previdenciária
Direito Adquirido
Supremo Tribunal Federal
Inconstitucionalidade
Social Welfare
Social Welfare Reform
Acquired law
The Federal Supreme Court
Unconstitutionality
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO
topic Previdência Social
Reforma Previdenciária
Direito Adquirido
Supremo Tribunal Federal
Inconstitucionalidade
Social Welfare
Social Welfare Reform
Acquired law
The Federal Supreme Court
Unconstitutionality
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO
description O presente trabalho pretende analisar o sistema previdenciário brasileiro, suas mudanças e a repercussão no meio jurídico-social brasileiro. O sistema previdenciário sofreu alterações que restringiram os benefícios dos contribuintes. Para melhor compreensão do tema, a primeira parte volta-se à observação dos aspectos históricos da seguridade social, suas características e sua evolução. Após essa situação no tempo, é feita a análise dos conceitos fundamentais que compõem a Previdência. Em seguida, mostra-se a alteração na composição da população brasileira e suas conseqüências para o sistema previdenciário. Na segunda parte, é feita a análise das emendas que promoveram a Reforma Previdenciária. As regras de transição são analisadas, detalhadamente e depois cada norma é abordada quanto as suas peculiaridades. A terceira parte é a parte que fará o contraste entre a reforma previdenciária e o princípio constitucional do direito adquirido. Além de iluminar o conceito doutrinário do direito adquirido, mostra o entendimento do Supremo Tribunal Federal quanto à questão previdenciária. São apontados os argumentos que avaliam a constitucionalidade da nova emenda constitucional. É defendida a idéia de que não houve violação ao direito adquirido, visto que o direito ao beneficio previdenciário se incorpora no patrimônio subjetivo de seu titular no momento em que são reunidos todos os requisitos contidos na regra vigente.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2019-09-24T13:38:34Z
2023-12-21T03:06:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VILLAR JUNIOR, Reinaldo Antonio da Silva. A reforma previdenciária e a possível violação ao Princípio Constitucional do Direito Adquirido. 2008. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
http://hdl.handle.net/11422/9798
identifier_str_mv VILLAR JUNIOR, Reinaldo Antonio da Silva. A reforma previdenciária e a possível violação ao Princípio Constitucional do Direito Adquirido. 2008. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
url http://hdl.handle.net/11422/9798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade Nacional de Direito
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade Nacional de Direito
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455996704718848