Análise microestrutural de junta soldada de aço baixa liga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberto dos Santos Bueno, Roberto dos Santos Bueno
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/15880
Resumo: A partir do momento em que o mundo avança em termos de globalização, a aviação vai crescendo em ritmo acelerado, junto a esse crescimento, a sua segurança vem recebendo uma atenção cada vez maior. Erros em operação de manutenção, especificamente, têm resultados em acidentes trágicos e muitas vezes fatais. Para diversos modelos de aeronaves, um componente específico, é muito importante, este é conhecido como “berço-de-motor”. Esse componente apresenta uma geometria complexa, envolvendo junções de diferentes tubos e em vários ângulos, por soldagem. Durante o vôo, um avião está sujeito a cargas repetidas das mais variadas grandezas e freqüências. As condições de operação envolvem decolagem e aterrissagem a altas cargas e vôo em alta velocidade. O avião hoje projetado é o resultado de critérios de cálculos em que são analisadas não só a resistência da estrutura, mas também a extensão de sua vida. O “berço-de-motor” de aviões é um componente de alta responsabilidade e submetido a carregamentos complexos, cujas fraturas ocasionadas por fadiga são constantemente constatadas. Devido a sua característica, os “berços” de aeronaves monomotores são definidos como críticos à segurança de vôo e sua fratura provoca a perda do controle de vôo, podendo ocasionar acidentes fatais (NASCIMENTO, 2004) Fabricados a partir de tubos do aço ABNT 4130, o “berço-de-motor” tem nas operações de solda, durante sua fabricação ou manutenção, o processo que necessita mais análises e cuidados. Assim, as normas da aeronáutica aplicadas a este, são extremamente rigorosas em relação à qualidade da solda, que deve será inspecionada em 100% e cujo índice de defeitos obrigatoriamente tem de ser „zero‟. O presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos das sucessivas operações de reparos por soldagem TIG na integridade estrutural do aço ABNT 4130, Para alcançar o objetivo, foi feito a caracterização microestrutural das amostras através de microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura, além de realizar ensaio de dureza. Para tal estudo, foram utilizados dois procedimentos de soldagem distintos, e para cada procedimento, foram utilizados corpos de prova de até quatro retrabalhos.
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O avião hoje projetado é o resultado de critérios de cálculos em que são analisadas não só a resistência da estrutura, mas também a extensão de sua vida. O “berço-de-motor” de aviões é um componente de alta responsabilidade e submetido a carregamentos complexos, cujas fraturas ocasionadas por fadiga são constantemente constatadas. Devido a sua característica, os “berços” de aeronaves monomotores são definidos como críticos à segurança de vôo e sua fratura provoca a perda do controle de vôo, podendo ocasionar acidentes fatais (NASCIMENTO, 2004) Fabricados a partir de tubos do aço ABNT 4130, o “berço-de-motor” tem nas operações de solda, durante sua fabricação ou manutenção, o processo que necessita mais análises e cuidados. Assim, as normas da aeronáutica aplicadas a este, são extremamente rigorosas em relação à qualidade da solda, que deve será inspecionada em 100% e cujo índice de defeitos obrigatoriamente tem de ser „zero‟. 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Para tal estudo, foram utilizados dois procedimentos de soldagem distintos, e para cada procedimento, foram utilizados corpos de prova de até quatro retrabalhos.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola PolitécnicaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICAAço SAE 4130Análises MetalográficasPerfil de MicrodurezaAnálise microestrutural de junta soldada de aço baixa ligaMicrostructural analysis of low alloy steel welded jointsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALmonopoli10003623.pdfmonopoli10003623.pdfapplication/pdf4142225http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15880/1/monopoli10003623.pdf6851aefc565112880fd0808ff9abed11MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/15880/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/158802023-11-30 00:04:38.627oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04:38Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
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