CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E MECÂNICA DE JUNTA SOLDADA EM AÇO MÉDIO CARBONO E BAIXA LIGA
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1157 |
Resumo: | Resumo: os aços ARBL, considerados de alta resistência e baixa liga, são largamente empregados na indústria aeronáutica e automobilística. Na indústria aeronáutica, são utilizados em partes do trem de pouso e na fabricação do “berço-de-motor” de aeronaves de pequeno porte. Essa estrutura é um componente de alta responsabilidade, submetido a carregamentos complexos, cujas fraturas ocasionadas por fadiga são constantemente constatadas. São construídos com chapas de espessura de 1.10mm e soldados pelo processo GTAW (TIG). Como nos processos de soldagem por fusão o material é submetido a altas temperaturas, podendo sofrer transformação de fase no estado sólido durante o resfriamento, esse trabalho tem como objetivo identificar as fases presentes na microestrutura da junta soldada em aço ABNT 4130, destinadas à fabricação do “berço-de-motor”, e suas características mecânicas. Foi realizado ensaio de tração, microscopia ótica e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os resultados obtidos mostram a formação de fases frágeis e uma considerável alteração nas propriedades mecânicas da junta soldada, em relação ao material.Palavras-chave: Aço SAE 4130, Soldagem GTAW, Microestruturas, Propriedade Mecânica. |
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CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E MECÂNICA DE JUNTA SOLDADA EM AÇO MÉDIO CARBONO E BAIXA LIGAAço SAE 4130Soldagem GTAWMicroestruturasPropriedade Mecânica.Caracterização Microestrutural e Mecânica de Junta SoldadaResumo: os aços ARBL, considerados de alta resistência e baixa liga, são largamente empregados na indústria aeronáutica e automobilística. Na indústria aeronáutica, são utilizados em partes do trem de pouso e na fabricação do “berço-de-motor” de aeronaves de pequeno porte. Essa estrutura é um componente de alta responsabilidade, submetido a carregamentos complexos, cujas fraturas ocasionadas por fadiga são constantemente constatadas. São construídos com chapas de espessura de 1.10mm e soldados pelo processo GTAW (TIG). Como nos processos de soldagem por fusão o material é submetido a altas temperaturas, podendo sofrer transformação de fase no estado sólido durante o resfriamento, esse trabalho tem como objetivo identificar as fases presentes na microestrutura da junta soldada em aço ABNT 4130, destinadas à fabricação do “berço-de-motor”, e suas características mecânicas. Foi realizado ensaio de tração, microscopia ótica e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os resultados obtidos mostram a formação de fases frágeis e uma considerável alteração nas propriedades mecânicas da junta soldada, em relação ao material.Palavras-chave: Aço SAE 4130, Soldagem GTAW, Microestruturas, Propriedade Mecânica.IBICT2017-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQualitativoapplication/pdfhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/115710.18066/revistaunivap.v22i40.1157Revista Univap; Vol. 22 No. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 540Revista Univap; v. 22 n. 40 (2016): Revista Univap online Edição Especial XX Encontro de Iniciação Científica, XVI Encontro de Pós-Graduação, X INIC Jr e VI INID da Universidade do Vale do Paraíba / ISSN 2237-1753; 5402237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v22i40reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1157/943Copyright (c) 2017 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Maria Cristina Carrupt FerreiraLacorte, Juliene OzorioAssunção, Fabiano Silva2020-01-08T15:48:39Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1157Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-01-08T15:48:39Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
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