Um estudo sobre a inclusão digital na terceira idade e a influência no comportamento do empreendedor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourão Junior, Francisco Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/22960
Resumo: O Brasil vive uma tendência de empreendedorismo como nunca se viu antes, portanto, precisa-se entender qual a participação da terceira idade na geração de novos negócios à luz do empreendedorismo, e qual a relação da tecnologia com esse cenário. O objetivo deste trabalho é caracterizar de que forma a inclusão digital na terceira idade influencia no comportamento empreendedor. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza quantitativa, destinada para pessoas com 60 anos de idade ou mais. O local do estudo realizado foi nas 5 regiões do Brasil, Sul, Sudeste, Centro Oeste e Distrito Federal, Norte e Nordeste. A coleta de dados teve como instrumento um formulário elaborado na ferramenta Google Forms com 15 perguntas, sendo 13 perguntas de múltipla com respostas únicas e 2 perguntas de múltipla escolha com a possibilidade de escolher uma ou mais opções. Para contactar os participantes foram utilizados anúncios criados na plataforma de anúncios da rede social Facebook (Facebook Ads). O período total de coleta dos dados foi do dia 20 de maio de 2022 até o dia 02 de junho do mesmo ano. Dentro desse período, foram coletados um total de 320 respostas no formulário. Essa pesquisa identificou que grande parte dos participantes enxergam as Tecnologias de Informação e da Comunicação como ferramentas que possibilitam a geração de negócios. Entretanto, uma baixa porcentagem desta efetivamente gerou negócios através da internet. Os órgãos governamentais através de políticas públicos e as empresas privadas através de programas de desenvolvimento podem disponibilizar projetos de inclusão tecnológica para a terceira idade no Brasil, em especial, para passar mais segurança e eliminar a sensação de medo dessa população em usar os dispositivos eletrônicos, citada e identificada em pesquisa referenciada nesse trabalho. O público dessa faixa etária se mostrou extremamente interessado em buscar por informações. Com isso, esses programas de desenvolvimento podem ser oferecidos através de vídeo aulas, por exemplo, afinal grande parte desse público declarou passar mais de uma hora por dia navegando na internet. As políticas de inclusão digital na terceira idade são de grande valia para a sociedade no que diz respeito a geração de negócios, socialização e desenvolvimento dessa faixa etária.
id UFRJ_7490f3fe049d076da8039c7c3c32e4d9
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/22960
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Um estudo sobre a inclusão digital na terceira idade e a influência no comportamento do empreendedorInclusão digitalIdososEmpreendedorismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOO Brasil vive uma tendência de empreendedorismo como nunca se viu antes, portanto, precisa-se entender qual a participação da terceira idade na geração de novos negócios à luz do empreendedorismo, e qual a relação da tecnologia com esse cenário. O objetivo deste trabalho é caracterizar de que forma a inclusão digital na terceira idade influencia no comportamento empreendedor. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza quantitativa, destinada para pessoas com 60 anos de idade ou mais. O local do estudo realizado foi nas 5 regiões do Brasil, Sul, Sudeste, Centro Oeste e Distrito Federal, Norte e Nordeste. A coleta de dados teve como instrumento um formulário elaborado na ferramenta Google Forms com 15 perguntas, sendo 13 perguntas de múltipla com respostas únicas e 2 perguntas de múltipla escolha com a possibilidade de escolher uma ou mais opções. Para contactar os participantes foram utilizados anúncios criados na plataforma de anúncios da rede social Facebook (Facebook Ads). O período total de coleta dos dados foi do dia 20 de maio de 2022 até o dia 02 de junho do mesmo ano. Dentro desse período, foram coletados um total de 320 respostas no formulário. Essa pesquisa identificou que grande parte dos participantes enxergam as Tecnologias de Informação e da Comunicação como ferramentas que possibilitam a geração de negócios. Entretanto, uma baixa porcentagem desta efetivamente gerou negócios através da internet. Os órgãos governamentais através de políticas públicos e as empresas privadas através de programas de desenvolvimento podem disponibilizar projetos de inclusão tecnológica para a terceira idade no Brasil, em especial, para passar mais segurança e eliminar a sensação de medo dessa população em usar os dispositivos eletrônicos, citada e identificada em pesquisa referenciada nesse trabalho. O público dessa faixa etária se mostrou extremamente interessado em buscar por informações. Com isso, esses programas de desenvolvimento podem ser oferecidos através de vídeo aulas, por exemplo, afinal grande parte desse público declarou passar mais de uma hora por dia navegando na internet. As políticas de inclusão digital na terceira idade são de grande valia para a sociedade no que diz respeito a geração de negócios, socialização e desenvolvimento dessa faixa etária.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisUFRJFontanillas, Carlos Navarrohttp://lattes.cnpq.br/6896931539873241Santos, Luan doshttp://lattes.cnpq.br/9635658318926418Mourão Junior, Francisco Almeida2024-06-15T02:18:53Z2024-06-16T03:00:20Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMOURÃO JUNIOR, Francisco Almeida. Um estudo sobre a inclusão digital na terceira idade e a influência no comportamento do empreendedor. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://hdl.handle.net/11422/22960porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-06-16T03:00:20Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/22960Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-06-16T03:00:20Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre a inclusão digital na terceira idade e a influência no comportamento do empreendedor
title Um estudo sobre a inclusão digital na terceira idade e a influência no comportamento do empreendedor
spellingShingle Um estudo sobre a inclusão digital na terceira idade e a influência no comportamento do empreendedor
Mourão Junior, Francisco Almeida
Inclusão digital
Idosos
Empreendedorismo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
title_short Um estudo sobre a inclusão digital na terceira idade e a influência no comportamento do empreendedor
title_full Um estudo sobre a inclusão digital na terceira idade e a influência no comportamento do empreendedor
title_fullStr Um estudo sobre a inclusão digital na terceira idade e a influência no comportamento do empreendedor
title_full_unstemmed Um estudo sobre a inclusão digital na terceira idade e a influência no comportamento do empreendedor
title_sort Um estudo sobre a inclusão digital na terceira idade e a influência no comportamento do empreendedor
author Mourão Junior, Francisco Almeida
author_facet Mourão Junior, Francisco Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fontanillas, Carlos Navarro
http://lattes.cnpq.br/6896931539873241
Santos, Luan dos
http://lattes.cnpq.br/9635658318926418
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourão Junior, Francisco Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão digital
Idosos
Empreendedorismo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic Inclusão digital
Idosos
Empreendedorismo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
description O Brasil vive uma tendência de empreendedorismo como nunca se viu antes, portanto, precisa-se entender qual a participação da terceira idade na geração de novos negócios à luz do empreendedorismo, e qual a relação da tecnologia com esse cenário. O objetivo deste trabalho é caracterizar de que forma a inclusão digital na terceira idade influencia no comportamento empreendedor. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza quantitativa, destinada para pessoas com 60 anos de idade ou mais. O local do estudo realizado foi nas 5 regiões do Brasil, Sul, Sudeste, Centro Oeste e Distrito Federal, Norte e Nordeste. A coleta de dados teve como instrumento um formulário elaborado na ferramenta Google Forms com 15 perguntas, sendo 13 perguntas de múltipla com respostas únicas e 2 perguntas de múltipla escolha com a possibilidade de escolher uma ou mais opções. Para contactar os participantes foram utilizados anúncios criados na plataforma de anúncios da rede social Facebook (Facebook Ads). O período total de coleta dos dados foi do dia 20 de maio de 2022 até o dia 02 de junho do mesmo ano. Dentro desse período, foram coletados um total de 320 respostas no formulário. Essa pesquisa identificou que grande parte dos participantes enxergam as Tecnologias de Informação e da Comunicação como ferramentas que possibilitam a geração de negócios. Entretanto, uma baixa porcentagem desta efetivamente gerou negócios através da internet. Os órgãos governamentais através de políticas públicos e as empresas privadas através de programas de desenvolvimento podem disponibilizar projetos de inclusão tecnológica para a terceira idade no Brasil, em especial, para passar mais segurança e eliminar a sensação de medo dessa população em usar os dispositivos eletrônicos, citada e identificada em pesquisa referenciada nesse trabalho. O público dessa faixa etária se mostrou extremamente interessado em buscar por informações. Com isso, esses programas de desenvolvimento podem ser oferecidos através de vídeo aulas, por exemplo, afinal grande parte desse público declarou passar mais de uma hora por dia navegando na internet. As políticas de inclusão digital na terceira idade são de grande valia para a sociedade no que diz respeito a geração de negócios, socialização e desenvolvimento dessa faixa etária.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2024-06-15T02:18:53Z
2024-06-16T03:00:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURÃO JUNIOR, Francisco Almeida. Um estudo sobre a inclusão digital na terceira idade e a influência no comportamento do empreendedor. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
http://hdl.handle.net/11422/22960
identifier_str_mv MOURÃO JUNIOR, Francisco Almeida. Um estudo sobre a inclusão digital na terceira idade e a influência no comportamento do empreendedor. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
url http://hdl.handle.net/11422/22960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456049531977728