A percepção de alunos e professores do curso de administração da UFRJ sobre negócios sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Lívia França
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12294
Resumo: Dentro do atual cenário global de desigualdade social, em que grande parte das riquezas geradas se concentram na mão de apenas 1% da população mundial (OXFAM, 2018), algumas formas alternativas de organizações e empresas tem surgido com o fim principal de serem parte da solução para questões sociais ao mesmo tempo em que procuram manter sua sustentabilidade financeira dentro da lógica de mercado (PETRINI; SCHERER; BACK, 2016; BARKI et al. 2015; MOURA; COMINI; TEODÓSIO, 2015). Para esses novos moldes de organizações já foram atribuídos diversos nomes tais como negócio social, empresa social, empreendedorismo social, etc (TEODÓSIO; COMINI, 2012; BARKI et al., 2015), que acabam se confundindo devido à inexistência de uma definição compartilhada universalmente (BORZAGA; DEPEDRI; GALERA, 20102). Sendo estas mudanças que afetam as relações no mercado e as formas de gestão das organizações, o trabalho teve como objetivo entender a percepção de alunos e professores do curso de administração da UFRJ a respeito dos modelos de negócios sociais e seus aspectos característicos. Baseando-se na literatura atual sobre o assunto, busca-se compreender o que os diferenciam do modelo comum prevalecente e como essas diferenças são vistas no âmbito do ensino superior em administração da UFRJ. Para tanto, foi feita também uma breve recapitulação através da literatura sobre a formulação do ensino superior em administração no Brasil e sua movimentação perante a crescente relevância do tema da sustentabilidade nas empresas a fim de compreender o quanto as questões socioambientais estão inseridas, ou não, neste curso historicamente. Foram elaborados dois questionários, um para alunos e outro para professores, ambos de administração da UFRJ, com o propósito de analisar quanti e qualitativamente o nível de conhecimento e impressões desses grupos sobre o tema. O estudo mostra que, apesar do alto interesse dos alunos, ainda é uma temática abordada de forma muito pontual no curso através de poucas matérias, mas que já existe um movimento em estágio inicial através da entrada de novos professores, o que impulsiona este tema internamente.
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Sendo estas mudanças que afetam as relações no mercado e as formas de gestão das organizações, o trabalho teve como objetivo entender a percepção de alunos e professores do curso de administração da UFRJ a respeito dos modelos de negócios sociais e seus aspectos característicos. Baseando-se na literatura atual sobre o assunto, busca-se compreender o que os diferenciam do modelo comum prevalecente e como essas diferenças são vistas no âmbito do ensino superior em administração da UFRJ. Para tanto, foi feita também uma breve recapitulação através da literatura sobre a formulação do ensino superior em administração no Brasil e sua movimentação perante a crescente relevância do tema da sustentabilidade nas empresas a fim de compreender o quanto as questões socioambientais estão inseridas, ou não, neste curso historicamente. Foram elaborados dois questionários, um para alunos e outro para professores, ambos de administração da UFRJ, com o propósito de analisar quanti e qualitativamente o nível de conhecimento e impressões desses grupos sobre o tema. O estudo mostra que, apesar do alto interesse dos alunos, ainda é uma temática abordada de forma muito pontual no curso através de poucas matérias, mas que já existe um movimento em estágio inicial através da entrada de novos professores, o que impulsiona este tema internamente.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAONegócios sociaisSustentabilidadeEnsino da administraçãoA percepção de alunos e professores do curso de administração da UFRJ sobre negócios sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALLFMorais.pdfLFMorais.pdfapplication/pdf361435http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12294/1/LFMorais.pdf0d8bdbec3ed491916da9ff0047cdce86MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12294/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/122942023-11-30 00:03:58.686oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:58Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
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