Impacto de políticas culturais na cidade do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Pâmela Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/8869
Resumo: Esta monografia trata da institucionalização e da evolução das políticas culturais desenvolvidas no Brasil desde a década de 1930 até os dias atuais. Avalia as motivações e limites dessas políticas, pela ótica de cada estágio da trajetória política do país. Focaliza na ótica municipal, de modo a analisar a integração entre os entes federativos do país, sobretudo a União, de modo a ampliar o acesso da cidade do Rio de Janeiro na construção de políticas públicas culturais enraizadas. Estudam-se as construções do Plano Nacional de Cultura pelo Governo Federal e do Sistema Municipal de Cultura no Rio de Janeiro pelo Governo Municipal. A análise mostra que a intervenção municipal é aprimorada no período citado, sobretudo na evolução da participação popular durante a construção do Sistema Municipal de Cultura, ainda em andamento, registrando-se grandes avanços na concepção, gestão, execução e fiscalização dos projetos. No entanto, embora seja significativa a melhora da construção de políticas públicas junto ao processo democrático de participação popular, nem sempre é concretizada a abrangência no alcance e acesso aos programas, democratização dos recursos e garantia de execução. Por fim, apresentam-se os impasses acerca dos limites de execução do Sistema Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, quanto às prioridades e compromissos do Governo Municipal frente à execução do orçamento de modo transparente e democrático.
id UFRJ_78dada8abc55be8f17a53906212453b6
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/8869
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Impacto de políticas culturais na cidade do Rio de JaneiroPolíticas Culturais - BrasilCultura - Aspectos econômicosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAEsta monografia trata da institucionalização e da evolução das políticas culturais desenvolvidas no Brasil desde a década de 1930 até os dias atuais. Avalia as motivações e limites dessas políticas, pela ótica de cada estágio da trajetória política do país. Focaliza na ótica municipal, de modo a analisar a integração entre os entes federativos do país, sobretudo a União, de modo a ampliar o acesso da cidade do Rio de Janeiro na construção de políticas públicas culturais enraizadas. Estudam-se as construções do Plano Nacional de Cultura pelo Governo Federal e do Sistema Municipal de Cultura no Rio de Janeiro pelo Governo Municipal. A análise mostra que a intervenção municipal é aprimorada no período citado, sobretudo na evolução da participação popular durante a construção do Sistema Municipal de Cultura, ainda em andamento, registrando-se grandes avanços na concepção, gestão, execução e fiscalização dos projetos. No entanto, embora seja significativa a melhora da construção de políticas públicas junto ao processo democrático de participação popular, nem sempre é concretizada a abrangência no alcance e acesso aos programas, democratização dos recursos e garantia de execução. Por fim, apresentam-se os impasses acerca dos limites de execução do Sistema Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, quanto às prioridades e compromissos do Governo Municipal frente à execução do orçamento de modo transparente e democrático.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJPinto, Eduardo Costahttp://lattes.cnpq.br/0746172543937411Matos, Pâmela Vieira2019-07-23T15:24:49Z2023-12-21T03:01:26Z2019-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/8869porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:26Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/8869Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:26Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto de políticas culturais na cidade do Rio de Janeiro
title Impacto de políticas culturais na cidade do Rio de Janeiro
spellingShingle Impacto de políticas culturais na cidade do Rio de Janeiro
Matos, Pâmela Vieira
Políticas Culturais - Brasil
Cultura - Aspectos econômicos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
title_short Impacto de políticas culturais na cidade do Rio de Janeiro
title_full Impacto de políticas culturais na cidade do Rio de Janeiro
title_fullStr Impacto de políticas culturais na cidade do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Impacto de políticas culturais na cidade do Rio de Janeiro
title_sort Impacto de políticas culturais na cidade do Rio de Janeiro
author Matos, Pâmela Vieira
author_facet Matos, Pâmela Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Eduardo Costa
http://lattes.cnpq.br/0746172543937411
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Pâmela Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Culturais - Brasil
Cultura - Aspectos econômicos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
topic Políticas Culturais - Brasil
Cultura - Aspectos econômicos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
description Esta monografia trata da institucionalização e da evolução das políticas culturais desenvolvidas no Brasil desde a década de 1930 até os dias atuais. Avalia as motivações e limites dessas políticas, pela ótica de cada estágio da trajetória política do país. Focaliza na ótica municipal, de modo a analisar a integração entre os entes federativos do país, sobretudo a União, de modo a ampliar o acesso da cidade do Rio de Janeiro na construção de políticas públicas culturais enraizadas. Estudam-se as construções do Plano Nacional de Cultura pelo Governo Federal e do Sistema Municipal de Cultura no Rio de Janeiro pelo Governo Municipal. A análise mostra que a intervenção municipal é aprimorada no período citado, sobretudo na evolução da participação popular durante a construção do Sistema Municipal de Cultura, ainda em andamento, registrando-se grandes avanços na concepção, gestão, execução e fiscalização dos projetos. No entanto, embora seja significativa a melhora da construção de políticas públicas junto ao processo democrático de participação popular, nem sempre é concretizada a abrangência no alcance e acesso aos programas, democratização dos recursos e garantia de execução. Por fim, apresentam-se os impasses acerca dos limites de execução do Sistema Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, quanto às prioridades e compromissos do Governo Municipal frente à execução do orçamento de modo transparente e democrático.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-23T15:24:49Z
2019-04
2023-12-21T03:01:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/8869
url http://hdl.handle.net/11422/8869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455992684478464