O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Andressa Balbi
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/317
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar, no mercado editorial brasileiro, algumas das mudanças provocadas por inovações tecnológicas do campo da informática, tais como: Internet, gravadores de CD e DVD, e-books readers, scanners etc. O atual cenário tecnológico tem causado preocupações, inclusive entre autores/teóricos do mundo acadêmico e entre profissionais do mundo editorial, a respeito do futuro do livro impresso, das editoras, das gráficas e dos profissionais da área editorial. Opiniões variadas e/ou conflitantes provocam, naturalmente, reflexões sobre as vantagens e desvantagens das novas tecnologias. A metodologia adotada neste trabalho é a de um estudo qualitativo comparativo sobre os diversos argumentos de teóricos da área editorial e/ou tecnológica. Para chegar às considerações finais sobre o futuro do livro impresso e do livro digital no Brasil, apresenta-se um histórico da evolução da produção editorial no mundo desde 1808.
id UFRJ_798cdfbf10ddcbd1322ce4b26aee511f
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/317
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Figueiredo, Andressa BalbiPettengill, Renata2016-05-10T19:08:21Z2023-11-30T03:02:44Z2005-11-24FIGUEIREDO, Andressa Balbi. O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro. 2005. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.http://hdl.handle.net/11422/317Submitted by Daniel Teixeira (dncmotors@gmail.com) on 2016-05-09T20:28:17Z No. of bitstreams: 1 Andressa.pdf: 320530 bytes, checksum: 3d677c3f4cf1f6a43fb4b8236d0538b1 (MD5)Made available in DSpace on 2016-05-10T19:08:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Andressa.pdf: 320530 bytes, checksum: 3d677c3f4cf1f6a43fb4b8236d0538b1 (MD5) Previous issue date: 2005-11-24O presente trabalho tem por objetivo analisar, no mercado editorial brasileiro, algumas das mudanças provocadas por inovações tecnológicas do campo da informática, tais como: Internet, gravadores de CD e DVD, e-books readers, scanners etc. O atual cenário tecnológico tem causado preocupações, inclusive entre autores/teóricos do mundo acadêmico e entre profissionais do mundo editorial, a respeito do futuro do livro impresso, das editoras, das gráficas e dos profissionais da área editorial. Opiniões variadas e/ou conflitantes provocam, naturalmente, reflexões sobre as vantagens e desvantagens das novas tecnologias. A metodologia adotada neste trabalho é a de um estudo qualitativo comparativo sobre os diversos argumentos de teóricos da área editorial e/ou tecnológica. Para chegar às considerações finais sobre o futuro do livro impresso e do livro digital no Brasil, apresenta-se um histórico da evolução da produção editorial no mundo desde 1808.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOProdução editorialMercado editorialMundo acadêmicoEvolução tecnológicaO livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALAndressa.pdfAndressa.pdfapplication/pdf320530http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/317/1/Andressa.pdf3d677c3f4cf1f6a43fb4b8236d0538b1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/317/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTAndressa.pdf.txtAndressa.pdf.txtExtracted texttext/plain76634http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/317/3/Andressa.pdf.txt22fa43b8606f753a63293e94417010fdMD5311422/3172023-11-30 00:02:44.011oai:pantheon.ufrj.br:11422/317TElDRU7Dh0EgTsODTy1FWENMVVNJVkEgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08KCkFvIGFzc2luYXIgZSBlbnRyZWdhciBlc3RhIGxpY2Vuw6dhLCB2b2PDqihzKSBvKHMpIGF1dG9yKGVzKSBvdSBwcm9wcmlldMOhcmlvKHMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBjb25jZWRlKG0pIGFvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBQYW50aGVvbiBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkbyBSaW8gZGUgSmFuZWlybyAoVUZSSikgbyBkaXJlaXRvIG7Do28gLSBleGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBlbSB0b2RvIG8gbXVuZG8sIGVtIGZvcm1hdG8gZWxldHLDtG5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8sIG1hcyBuw6NvIGxpbWl0YWRvIGEgw6F1ZGlvIGUvb3UgdsOtZGVvLgoKVm9jw6ogY29uY29yZGEgcXVlIGEgVUZSSiBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhZHV6aXIgYSBhcHJlc2VudGHDp8OjbyBkZSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gY29tIGEgZmluYWxpZGFkZSBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogdGFtYsOpbSBjb25jb3JkYSBxdWUgYSBVRlJKIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXNzYSBzdWJtaXNzw6NvIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmHDp8OjbyBkaWdpdGFsLgoKRGVjbGFyYSBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgc2V1IHRyYWJhbGhvIG9yaWdpbmFsLCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBkaXJlaXRvIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIGFwcmVzZW50YcOnw6NvLCBjb20gbyBtZWxob3IgZGUgc2V1cyBjb25oZWNpbWVudG9zLCBuw6NvIGluZnJpbmdpIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIHRlcmNlaXJvcy4KClNlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIGNvbnTDqW0gbWF0ZXJpYWwgZG8gcXVhbCB2b2PDqiBuw6NvIHRlbSBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciwgZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc8OjbyBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBlIGNvbmNlZGUgYSBVRlJKIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRhIHN1Ym1pc3PDo28uCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIHF1ZSBmb2ksIG91IHRlbSBzaWRvIHBhdHJvY2luYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIHVtYSBhZ8OqbmNpYSBvdSBvdXRybyhzKSBvcmdhbmlzbW8ocykgcXVlIG7Do28gYSBVRlJKLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjdW1wcml1IHF1YWxxdWVyIGRpcmVpdG8gZGUgUkVWSVPDg08gb3UgZGUgb3V0cmFzIG9icmlnYcOnw7VlcyByZXF1ZXJpZGFzIHBvciBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUkogaXLDoSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgc2V1KHMpIG5vbWUocykgY29tbyBhdXRvcihlcykgb3UgcHJvcHJpZXTDoXJpbyhzKSBkYSBzdWJtaXNzw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIHBhcmEgYWzDqW0gZGFzIHBlcm1pdGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG5vIGF0byBkZSBzdWJtaXNzw6NvLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:44Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro
title O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro
spellingShingle O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro
Figueiredo, Andressa Balbi
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Produção editorial
Mercado editorial
Mundo acadêmico
Evolução tecnológica
title_short O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro
title_full O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro
title_fullStr O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro
title_full_unstemmed O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro
title_sort O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro
author Figueiredo, Andressa Balbi
author_facet Figueiredo, Andressa Balbi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Andressa Balbi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pettengill, Renata
contributor_str_mv Pettengill, Renata
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Produção editorial
Mercado editorial
Mundo acadêmico
Evolução tecnológica
dc.subject.por.fl_str_mv Produção editorial
Mercado editorial
Mundo acadêmico
Evolução tecnológica
description O presente trabalho tem por objetivo analisar, no mercado editorial brasileiro, algumas das mudanças provocadas por inovações tecnológicas do campo da informática, tais como: Internet, gravadores de CD e DVD, e-books readers, scanners etc. O atual cenário tecnológico tem causado preocupações, inclusive entre autores/teóricos do mundo acadêmico e entre profissionais do mundo editorial, a respeito do futuro do livro impresso, das editoras, das gráficas e dos profissionais da área editorial. Opiniões variadas e/ou conflitantes provocam, naturalmente, reflexões sobre as vantagens e desvantagens das novas tecnologias. A metodologia adotada neste trabalho é a de um estudo qualitativo comparativo sobre os diversos argumentos de teóricos da área editorial e/ou tecnológica. Para chegar às considerações finais sobre o futuro do livro impresso e do livro digital no Brasil, apresenta-se um histórico da evolução da produção editorial no mundo desde 1808.
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-10T19:08:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FIGUEIREDO, Andressa Balbi. O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro. 2005. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/317
identifier_str_mv FIGUEIREDO, Andressa Balbi. O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro. 2005. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
url http://hdl.handle.net/11422/317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/317/1/Andressa.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/317/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/317/3/Andressa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d677c3f4cf1f6a43fb4b8236d0538b1
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
22fa43b8606f753a63293e94417010fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097061713477632