O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Andressa Balbi
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/317
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar, no mercado editorial brasileiro, algumas das mudanças provocadas por inovações tecnológicas do campo da informática, tais como: Internet, gravadores de CD e DVD, e-books readers, scanners etc. O atual cenário tecnológico tem causado preocupações, inclusive entre autores/teóricos do mundo acadêmico e entre profissionais do mundo editorial, a respeito do futuro do livro impresso, das editoras, das gráficas e dos profissionais da área editorial. Opiniões variadas e/ou conflitantes provocam, naturalmente, reflexões sobre as vantagens e desvantagens das novas tecnologias. A metodologia adotada neste trabalho é a de um estudo qualitativo comparativo sobre os diversos argumentos de teóricos da área editorial e/ou tecnológica. Para chegar às considerações finais sobre o futuro do livro impresso e do livro digital no Brasil, apresenta-se um histórico da evolução da produção editorial no mundo desde 1808.
id UFRJ_798cdfbf10ddcbd1322ce4b26aee511f
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/317
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiroProdução editorialMercado editorialMundo acadêmicoEvolução tecnológicaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOO presente trabalho tem por objetivo analisar, no mercado editorial brasileiro, algumas das mudanças provocadas por inovações tecnológicas do campo da informática, tais como: Internet, gravadores de CD e DVD, e-books readers, scanners etc. O atual cenário tecnológico tem causado preocupações, inclusive entre autores/teóricos do mundo acadêmico e entre profissionais do mundo editorial, a respeito do futuro do livro impresso, das editoras, das gráficas e dos profissionais da área editorial. Opiniões variadas e/ou conflitantes provocam, naturalmente, reflexões sobre as vantagens e desvantagens das novas tecnologias. A metodologia adotada neste trabalho é a de um estudo qualitativo comparativo sobre os diversos argumentos de teóricos da área editorial e/ou tecnológica. Para chegar às considerações finais sobre o futuro do livro impresso e do livro digital no Brasil, apresenta-se um histórico da evolução da produção editorial no mundo desde 1808.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJPettengill, RenataFigueiredo, Andressa Balbi2016-05-10T19:08:21Z2023-12-21T03:04:32Z2005-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFIGUEIREDO, Andressa Balbi. O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro. 2005. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.http://hdl.handle.net/11422/317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:32Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/317Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:32Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro
title O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro
spellingShingle O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro
Figueiredo, Andressa Balbi
Produção editorial
Mercado editorial
Mundo acadêmico
Evolução tecnológica
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro
title_full O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro
title_fullStr O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro
title_full_unstemmed O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro
title_sort O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro
author Figueiredo, Andressa Balbi
author_facet Figueiredo, Andressa Balbi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pettengill, Renata
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Andressa Balbi
dc.subject.por.fl_str_mv Produção editorial
Mercado editorial
Mundo acadêmico
Evolução tecnológica
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Produção editorial
Mercado editorial
Mundo acadêmico
Evolução tecnológica
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description O presente trabalho tem por objetivo analisar, no mercado editorial brasileiro, algumas das mudanças provocadas por inovações tecnológicas do campo da informática, tais como: Internet, gravadores de CD e DVD, e-books readers, scanners etc. O atual cenário tecnológico tem causado preocupações, inclusive entre autores/teóricos do mundo acadêmico e entre profissionais do mundo editorial, a respeito do futuro do livro impresso, das editoras, das gráficas e dos profissionais da área editorial. Opiniões variadas e/ou conflitantes provocam, naturalmente, reflexões sobre as vantagens e desvantagens das novas tecnologias. A metodologia adotada neste trabalho é a de um estudo qualitativo comparativo sobre os diversos argumentos de teóricos da área editorial e/ou tecnológica. Para chegar às considerações finais sobre o futuro do livro impresso e do livro digital no Brasil, apresenta-se um histórico da evolução da produção editorial no mundo desde 1808.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-11-24
2016-05-10T19:08:21Z
2023-12-21T03:04:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIGUEIREDO, Andressa Balbi. O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro. 2005. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
http://hdl.handle.net/11422/317
identifier_str_mv FIGUEIREDO, Andressa Balbi. O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro. 2005. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
url http://hdl.handle.net/11422/317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455952548134912