O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/317 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar, no mercado editorial brasileiro, algumas das mudanças provocadas por inovações tecnológicas do campo da informática, tais como: Internet, gravadores de CD e DVD, e-books readers, scanners etc. O atual cenário tecnológico tem causado preocupações, inclusive entre autores/teóricos do mundo acadêmico e entre profissionais do mundo editorial, a respeito do futuro do livro impresso, das editoras, das gráficas e dos profissionais da área editorial. Opiniões variadas e/ou conflitantes provocam, naturalmente, reflexões sobre as vantagens e desvantagens das novas tecnologias. A metodologia adotada neste trabalho é a de um estudo qualitativo comparativo sobre os diversos argumentos de teóricos da área editorial e/ou tecnológica. Para chegar às considerações finais sobre o futuro do livro impresso e do livro digital no Brasil, apresenta-se um histórico da evolução da produção editorial no mundo desde 1808. |
id |
UFRJ_798cdfbf10ddcbd1322ce4b26aee511f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/317 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiroProdução editorialMercado editorialMundo acadêmicoEvolução tecnológicaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOO presente trabalho tem por objetivo analisar, no mercado editorial brasileiro, algumas das mudanças provocadas por inovações tecnológicas do campo da informática, tais como: Internet, gravadores de CD e DVD, e-books readers, scanners etc. O atual cenário tecnológico tem causado preocupações, inclusive entre autores/teóricos do mundo acadêmico e entre profissionais do mundo editorial, a respeito do futuro do livro impresso, das editoras, das gráficas e dos profissionais da área editorial. Opiniões variadas e/ou conflitantes provocam, naturalmente, reflexões sobre as vantagens e desvantagens das novas tecnologias. A metodologia adotada neste trabalho é a de um estudo qualitativo comparativo sobre os diversos argumentos de teóricos da área editorial e/ou tecnológica. Para chegar às considerações finais sobre o futuro do livro impresso e do livro digital no Brasil, apresenta-se um histórico da evolução da produção editorial no mundo desde 1808.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJPettengill, RenataFigueiredo, Andressa Balbi2016-05-10T19:08:21Z2023-12-21T03:04:32Z2005-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFIGUEIREDO, Andressa Balbi. O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro. 2005. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.http://hdl.handle.net/11422/317porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:32Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/317Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:32Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro |
title |
O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro |
spellingShingle |
O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro Figueiredo, Andressa Balbi Produção editorial Mercado editorial Mundo acadêmico Evolução tecnológica CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro |
title_full |
O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro |
title_fullStr |
O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro |
title_full_unstemmed |
O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro |
title_sort |
O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro |
author |
Figueiredo, Andressa Balbi |
author_facet |
Figueiredo, Andressa Balbi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pettengill, Renata |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Andressa Balbi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produção editorial Mercado editorial Mundo acadêmico Evolução tecnológica CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Produção editorial Mercado editorial Mundo acadêmico Evolução tecnológica CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
O presente trabalho tem por objetivo analisar, no mercado editorial brasileiro, algumas das mudanças provocadas por inovações tecnológicas do campo da informática, tais como: Internet, gravadores de CD e DVD, e-books readers, scanners etc. O atual cenário tecnológico tem causado preocupações, inclusive entre autores/teóricos do mundo acadêmico e entre profissionais do mundo editorial, a respeito do futuro do livro impresso, das editoras, das gráficas e dos profissionais da área editorial. Opiniões variadas e/ou conflitantes provocam, naturalmente, reflexões sobre as vantagens e desvantagens das novas tecnologias. A metodologia adotada neste trabalho é a de um estudo qualitativo comparativo sobre os diversos argumentos de teóricos da área editorial e/ou tecnológica. Para chegar às considerações finais sobre o futuro do livro impresso e do livro digital no Brasil, apresenta-se um histórico da evolução da produção editorial no mundo desde 1808. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-11-24 2016-05-10T19:08:21Z 2023-12-21T03:04:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FIGUEIREDO, Andressa Balbi. O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro. 2005. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. http://hdl.handle.net/11422/317 |
identifier_str_mv |
FIGUEIREDO, Andressa Balbi. O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro. 2005. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455952548134912 |