Resiliência dos serviços de ônibus urbanos a inundações: uma proposta de indicador para a Cidade do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ázaro, Édipo Senna
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/10291
Resumo: Heavy rains and floods are old and everyday problems in Brazilian cities, especially in the city of Rio de Janeiro. With a high dependence on the urban bus service, the Carioca population suffers intensely from the interruption or lack of information about the operation of the service in moments with these, in which the road infrastructure, impaired by the disordered occupation and lack of urban planning, sometimes makes travel unfeasible in the city. Inspired by new dynamics given to the study of resilience as a way to prevent damage due to climatic events, this work proposes an Resilience Index of Bus Lines to floods based on adaptation of AHP model which considers the characteristics of Fleet, Extension and Distance between bus lines, as well as the existence of exclusive lanes on the path. Finally, as study case, there is a cross-check performance of the outcome of the proposed index with another index of propensity to floods in regions of the city, in order to show the opportunity to use it as a decision-making tool in the planning of urban management.
id UFRJ_7ae69880569c00dfb6246b1f613fdd2d
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/10291
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Resiliência dos serviços de ônibus urbanos a inundações: uma proposta de indicador para a Cidade do Rio de JaneiroEngenharia de transportesTransporte públicoResiliência urbanaChuvas e inundaçõesCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESHeavy rains and floods are old and everyday problems in Brazilian cities, especially in the city of Rio de Janeiro. With a high dependence on the urban bus service, the Carioca population suffers intensely from the interruption or lack of information about the operation of the service in moments with these, in which the road infrastructure, impaired by the disordered occupation and lack of urban planning, sometimes makes travel unfeasible in the city. Inspired by new dynamics given to the study of resilience as a way to prevent damage due to climatic events, this work proposes an Resilience Index of Bus Lines to floods based on adaptation of AHP model which considers the characteristics of Fleet, Extension and Distance between bus lines, as well as the existence of exclusive lanes on the path. Finally, as study case, there is a cross-check performance of the outcome of the proposed index with another index of propensity to floods in regions of the city, in order to show the opportunity to use it as a decision-making tool in the planning of urban management.As chuvas intensas e as inundações são problemas antigos no cotidiano de diferentes cidades brasileiras, em especial, no município do Rio de Janeiro. Com uma alta dependência do serviço de ônibus urbanos, a população carioca sofre intensamente com a interrupção ou a falta de informação sobre as operações dos serviços em momentos com esses, em que a infraestrutura viária, prejudicada pela ocupação desordenada e falta de planejamento urbano dificulta e, por vezes, inviabiliza os deslocamentos na cidade. Inspirado pela nova dinâmica dada aos estudos da resiliência como forma de prevenir danos decorrentes de eventos climáticos, este trabalho propõe um Índice de Resiliência das Linhas de Ônibus a Inundações com base em uma adaptação do modelo AHP considerando as características de Frota, Extensão e Intervalo entre Ônibus da linha, assim como a existência de corredores exclusivos no trajeto. Como estudo de caso, o índice é aplicado a uma seleção de linhas operadas na cidade do Rio de Janeiro e é apresentada uma oportunidade de sua utilização como ferramenta a tomada de decisão no planejamento da gestão urbana ao realizar o cruzamento dos resultados do índice proposto com outro índice de propensão a inundações de regiões da cidade.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de TransportesUFRJOrrico Filho, Rômulo Dantehttp://lattes.cnpq.br/6772354500908468Ribeiro, Suzana KahnOberling, DanielÁzaro, Édipo Senna2019-10-25T16:58:36Z2023-12-21T03:01:47Z2017-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11422/10291porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:47Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/10291Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:47Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Resiliência dos serviços de ônibus urbanos a inundações: uma proposta de indicador para a Cidade do Rio de Janeiro
title Resiliência dos serviços de ônibus urbanos a inundações: uma proposta de indicador para a Cidade do Rio de Janeiro
spellingShingle Resiliência dos serviços de ônibus urbanos a inundações: uma proposta de indicador para a Cidade do Rio de Janeiro
Ázaro, Édipo Senna
Engenharia de transportes
Transporte público
Resiliência urbana
Chuvas e inundações
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
title_short Resiliência dos serviços de ônibus urbanos a inundações: uma proposta de indicador para a Cidade do Rio de Janeiro
title_full Resiliência dos serviços de ônibus urbanos a inundações: uma proposta de indicador para a Cidade do Rio de Janeiro
title_fullStr Resiliência dos serviços de ônibus urbanos a inundações: uma proposta de indicador para a Cidade do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Resiliência dos serviços de ônibus urbanos a inundações: uma proposta de indicador para a Cidade do Rio de Janeiro
title_sort Resiliência dos serviços de ônibus urbanos a inundações: uma proposta de indicador para a Cidade do Rio de Janeiro
author Ázaro, Édipo Senna
author_facet Ázaro, Édipo Senna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orrico Filho, Rômulo Dante
http://lattes.cnpq.br/6772354500908468
Ribeiro, Suzana Kahn
Oberling, Daniel
dc.contributor.author.fl_str_mv Ázaro, Édipo Senna
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de transportes
Transporte público
Resiliência urbana
Chuvas e inundações
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
topic Engenharia de transportes
Transporte público
Resiliência urbana
Chuvas e inundações
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
description Heavy rains and floods are old and everyday problems in Brazilian cities, especially in the city of Rio de Janeiro. With a high dependence on the urban bus service, the Carioca population suffers intensely from the interruption or lack of information about the operation of the service in moments with these, in which the road infrastructure, impaired by the disordered occupation and lack of urban planning, sometimes makes travel unfeasible in the city. Inspired by new dynamics given to the study of resilience as a way to prevent damage due to climatic events, this work proposes an Resilience Index of Bus Lines to floods based on adaptation of AHP model which considers the characteristics of Fleet, Extension and Distance between bus lines, as well as the existence of exclusive lanes on the path. Finally, as study case, there is a cross-check performance of the outcome of the proposed index with another index of propensity to floods in regions of the city, in order to show the opportunity to use it as a decision-making tool in the planning of urban management.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06
2019-10-25T16:58:36Z
2023-12-21T03:01:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/10291
url http://hdl.handle.net/11422/10291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456000347471872