Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/211 |
Resumo: | Estudo sobre a cultura do consumo na infância, tendo a marca Barbie como uma expressão do problema apresentado, por meio da apresentação de teorias e de exemplos práticos de como a Barbie atua no estímulo a um consumismo precoce. A partir de teorias sobre o consumo, assim como sobre a cultura do consumo na infância, realiza-se uma análise sobre como a criança se insere cada vez mais cedo em uma cultura consumista e materialista, cujo processo encontra suas bases, principalmente, na publicidade voltada para este segmento. Dessa forma, ressalta-se a importância da marca Barbie neste processo e, por fim, apresentam-se sugestões para minimizar o problema descrito. |
id |
UFRJ_7b2d60e91f2955027af59eafc06cd84d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/211 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância.InfânciaConsumoPublicidadeCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOEstudo sobre a cultura do consumo na infância, tendo a marca Barbie como uma expressão do problema apresentado, por meio da apresentação de teorias e de exemplos práticos de como a Barbie atua no estímulo a um consumismo precoce. A partir de teorias sobre o consumo, assim como sobre a cultura do consumo na infância, realiza-se uma análise sobre como a criança se insere cada vez mais cedo em uma cultura consumista e materialista, cujo processo encontra suas bases, principalmente, na publicidade voltada para este segmento. Dessa forma, ressalta-se a importância da marca Barbie neste processo e, por fim, apresentam-se sugestões para minimizar o problema descrito.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJJunqueira, Maria HelenaVaz, Paulohttp://lattes.cnpq.br/5987778390189807Barbosa, Fernando Antonio Mansurhttp://lattes.cnpq.br/8492681165430555Fernandes, Fátima Sobralhttp://lattes.cnpq.br/6378629974313895Formichella, Bruna Chamon2016-04-29T19:47:15Z2023-12-21T03:04:29Z2006-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFORMICHELLA, Bruna Chamon. Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância. 2006. 79f. Monografia (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.http://hdl.handle.net/11422/211porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:29Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/211Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:29Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância. |
title |
Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância. |
spellingShingle |
Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância. Formichella, Bruna Chamon Infância Consumo Publicidade CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
title_short |
Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância. |
title_full |
Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância. |
title_fullStr |
Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância. |
title_full_unstemmed |
Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância. |
title_sort |
Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância. |
author |
Formichella, Bruna Chamon |
author_facet |
Formichella, Bruna Chamon |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Junqueira, Maria Helena Vaz, Paulo http://lattes.cnpq.br/5987778390189807 Barbosa, Fernando Antonio Mansur http://lattes.cnpq.br/8492681165430555 Fernandes, Fátima Sobral http://lattes.cnpq.br/6378629974313895 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Formichella, Bruna Chamon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Consumo Publicidade CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
topic |
Infância Consumo Publicidade CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
description |
Estudo sobre a cultura do consumo na infância, tendo a marca Barbie como uma expressão do problema apresentado, por meio da apresentação de teorias e de exemplos práticos de como a Barbie atua no estímulo a um consumismo precoce. A partir de teorias sobre o consumo, assim como sobre a cultura do consumo na infância, realiza-se uma análise sobre como a criança se insere cada vez mais cedo em uma cultura consumista e materialista, cujo processo encontra suas bases, principalmente, na publicidade voltada para este segmento. Dessa forma, ressalta-se a importância da marca Barbie neste processo e, por fim, apresentam-se sugestões para minimizar o problema descrito. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-29 2016-04-29T19:47:15Z 2023-12-21T03:04:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FORMICHELLA, Bruna Chamon. Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância. 2006. 79f. Monografia (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. http://hdl.handle.net/11422/211 |
identifier_str_mv |
FORMICHELLA, Bruna Chamon. Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância. 2006. 79f. Monografia (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455951005679616 |