Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Formichella, Bruna Chamon
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/211
Resumo: Estudo sobre a cultura do consumo na infância, tendo a marca Barbie como uma expressão do problema apresentado, por meio da apresentação de teorias e de exemplos práticos de como a Barbie atua no estímulo a um consumismo precoce. A partir de teorias sobre o consumo, assim como sobre a cultura do consumo na infância, realiza-se uma análise sobre como a criança se insere cada vez mais cedo em uma cultura consumista e materialista, cujo processo encontra suas bases, principalmente, na publicidade voltada para este segmento. Dessa forma, ressalta-se a importância da marca Barbie neste processo e, por fim, apresentam-se sugestões para minimizar o problema descrito.
id UFRJ_7b2d60e91f2955027af59eafc06cd84d
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/211
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância.InfânciaConsumoPublicidadeCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOEstudo sobre a cultura do consumo na infância, tendo a marca Barbie como uma expressão do problema apresentado, por meio da apresentação de teorias e de exemplos práticos de como a Barbie atua no estímulo a um consumismo precoce. A partir de teorias sobre o consumo, assim como sobre a cultura do consumo na infância, realiza-se uma análise sobre como a criança se insere cada vez mais cedo em uma cultura consumista e materialista, cujo processo encontra suas bases, principalmente, na publicidade voltada para este segmento. Dessa forma, ressalta-se a importância da marca Barbie neste processo e, por fim, apresentam-se sugestões para minimizar o problema descrito.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJJunqueira, Maria HelenaVaz, Paulohttp://lattes.cnpq.br/5987778390189807Barbosa, Fernando Antonio Mansurhttp://lattes.cnpq.br/8492681165430555Fernandes, Fátima Sobralhttp://lattes.cnpq.br/6378629974313895Formichella, Bruna Chamon2016-04-29T19:47:15Z2023-12-21T03:04:29Z2006-08-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFORMICHELLA, Bruna Chamon. Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância. 2006. 79f. Monografia (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.http://hdl.handle.net/11422/211porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:29Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/211Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:29Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância.
title Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância.
spellingShingle Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância.
Formichella, Bruna Chamon
Infância
Consumo
Publicidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
title_short Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância.
title_full Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância.
title_fullStr Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância.
title_full_unstemmed Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância.
title_sort Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância.
author Formichella, Bruna Chamon
author_facet Formichella, Bruna Chamon
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Junqueira, Maria Helena
Vaz, Paulo
http://lattes.cnpq.br/5987778390189807
Barbosa, Fernando Antonio Mansur
http://lattes.cnpq.br/8492681165430555
Fernandes, Fátima Sobral
http://lattes.cnpq.br/6378629974313895
dc.contributor.author.fl_str_mv Formichella, Bruna Chamon
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Consumo
Publicidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
topic Infância
Consumo
Publicidade
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
description Estudo sobre a cultura do consumo na infância, tendo a marca Barbie como uma expressão do problema apresentado, por meio da apresentação de teorias e de exemplos práticos de como a Barbie atua no estímulo a um consumismo precoce. A partir de teorias sobre o consumo, assim como sobre a cultura do consumo na infância, realiza-se uma análise sobre como a criança se insere cada vez mais cedo em uma cultura consumista e materialista, cujo processo encontra suas bases, principalmente, na publicidade voltada para este segmento. Dessa forma, ressalta-se a importância da marca Barbie neste processo e, por fim, apresentam-se sugestões para minimizar o problema descrito.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-08-29
2016-04-29T19:47:15Z
2023-12-21T03:04:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FORMICHELLA, Bruna Chamon. Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância. 2006. 79f. Monografia (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
http://hdl.handle.net/11422/211
identifier_str_mv FORMICHELLA, Bruna Chamon. Mundo de plástico: a Barbie e a cultura do consumo na infância. 2006. 79f. Monografia (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
url http://hdl.handle.net/11422/211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455951005679616