Foi no Brasil, no break do SporTV: uma análise de como as chamadas de programação contribuíram para o sucesso da campanha on air do canal SporTV na copa do mundo FIFA 2014

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chamon, Hannah de Medeiros Raposo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/262
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a importância da ferramenta “Chamada de Programação” no processo de construção da estratégia, posicionamento e na imagem de um canal. As chamadas são produtos publicitários exibidos nos intervalos das emissoras que tem como função apresentar, promover e persuadir o telespectador a assistir ao programa anunciado. Apesar de ser fundamental para a existência dos canais de televisão, essa ferramenta ainda não é alvo de interesse dos estudos na área de comunicação. Para contribuir com a evolução do trabalho, entender a importância das Promos e descobrir para quais áreas elas são úteis, abordei um pouco mais sobre estratégia de marketing, posicionamento e segmentação de marcas e canais. Como objeto de estudo, foi analisada a campanha de Chamadas do canal SporTV para a Copa do Mundo FIFA 2014, e como a linguagem narrativa e visual foram usadas para construir suas peças. O SporTV faz parte da Globosat programadora Ltda., e, segundo o IBOPE foi líder de audiência durante os jogos da Copa, entre os canais que possuíam o direito de transmissão do evento.
id UFRJ_af4a956dbc6c4e086ba7c557145cd174
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/262
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Chamon, Hannah de Medeiros Raposohttp://lattes.cnpq.br/4104923142834964Capeller, Ivanhttp://lattes.cnpq.br/2258303291123908Santos, Cristiano Henrique Ribeiro doshttp://lattes.cnpq.br/1314551148230240Figueiredo, Afonso Claudio Segundo de2016-05-05T16:36:35Z2023-11-30T03:02:43Z2014-12-09CHAMON, Hannah de Medeiros Raposo. Foi no Brasil, no break do SporTV: uma análise de como as chamadas de programação contribuíram para o sucesso da campanha on air do canal SporTV na Copa do Mundo FIFA 2014. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/262Submitted by Daniel Teixeira (dncmotors@gmail.com) on 2016-05-05T14:05:37Z No. of bitstreams: 1 A HANNAH DE MEDEIROS R. CHAMON .pdf: 934079 bytes, checksum: 5ae7b896551ecb9f86d81203ee54a6b6 (MD5)Made available in DSpace on 2016-05-05T16:36:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A HANNAH DE MEDEIROS R. CHAMON .pdf: 934079 bytes, checksum: 5ae7b896551ecb9f86d81203ee54a6b6 (MD5) Previous issue date: 2014-12-09O objetivo deste trabalho é analisar a importância da ferramenta “Chamada de Programação” no processo de construção da estratégia, posicionamento e na imagem de um canal. As chamadas são produtos publicitários exibidos nos intervalos das emissoras que tem como função apresentar, promover e persuadir o telespectador a assistir ao programa anunciado. Apesar de ser fundamental para a existência dos canais de televisão, essa ferramenta ainda não é alvo de interesse dos estudos na área de comunicação. Para contribuir com a evolução do trabalho, entender a importância das Promos e descobrir para quais áreas elas são úteis, abordei um pouco mais sobre estratégia de marketing, posicionamento e segmentação de marcas e canais. Como objeto de estudo, foi analisada a campanha de Chamadas do canal SporTV para a Copa do Mundo FIFA 2014, e como a linguagem narrativa e visual foram usadas para construir suas peças. O SporTV faz parte da Globosat programadora Ltda., e, segundo o IBOPE foi líder de audiência durante os jogos da Copa, entre os canais que possuíam o direito de transmissão do evento.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOTelevisãoProgramaçãoPublicidadeSporTVFoi no Brasil, no break do SporTV: uma análise de como as chamadas de programação contribuíram para o sucesso da campanha on air do canal SporTV na copa do mundo FIFA 2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALA HANNAH DE MEDEIROS R. CHAMON .pdfA HANNAH DE MEDEIROS R. CHAMON .pdfapplication/pdf934079http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/262/1/A+HANNAH+DE+MEDEIROS+R.+CHAMON+.pdf5ae7b896551ecb9f86d81203ee54a6b6MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/262/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTA HANNAH DE MEDEIROS R. CHAMON .pdf.txtA HANNAH DE MEDEIROS R. CHAMON .pdf.txtExtracted texttext/plain102284http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/262/3/A+HANNAH+DE+MEDEIROS+R.+CHAMON+.pdf.txt1b1ae0f861dd0d11637e8f4257c308daMD5311422/2622023-11-30 00:02:43.649oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:43Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Foi no Brasil, no break do SporTV: uma análise de como as chamadas de programação contribuíram para o sucesso da campanha on air do canal SporTV na copa do mundo FIFA 2014
title Foi no Brasil, no break do SporTV: uma análise de como as chamadas de programação contribuíram para o sucesso da campanha on air do canal SporTV na copa do mundo FIFA 2014
spellingShingle Foi no Brasil, no break do SporTV: uma análise de como as chamadas de programação contribuíram para o sucesso da campanha on air do canal SporTV na copa do mundo FIFA 2014
Chamon, Hannah de Medeiros Raposo
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Televisão
Programação
Publicidade
SporTV
title_short Foi no Brasil, no break do SporTV: uma análise de como as chamadas de programação contribuíram para o sucesso da campanha on air do canal SporTV na copa do mundo FIFA 2014
title_full Foi no Brasil, no break do SporTV: uma análise de como as chamadas de programação contribuíram para o sucesso da campanha on air do canal SporTV na copa do mundo FIFA 2014
title_fullStr Foi no Brasil, no break do SporTV: uma análise de como as chamadas de programação contribuíram para o sucesso da campanha on air do canal SporTV na copa do mundo FIFA 2014
title_full_unstemmed Foi no Brasil, no break do SporTV: uma análise de como as chamadas de programação contribuíram para o sucesso da campanha on air do canal SporTV na copa do mundo FIFA 2014
title_sort Foi no Brasil, no break do SporTV: uma análise de como as chamadas de programação contribuíram para o sucesso da campanha on air do canal SporTV na copa do mundo FIFA 2014
author Chamon, Hannah de Medeiros Raposo
author_facet Chamon, Hannah de Medeiros Raposo
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4104923142834964
dc.contributor.author.fl_str_mv Chamon, Hannah de Medeiros Raposo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Capeller, Ivan
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2258303291123908
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1314551148230240
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Figueiredo, Afonso Claudio Segundo de
contributor_str_mv Capeller, Ivan
Santos, Cristiano Henrique Ribeiro dos
Figueiredo, Afonso Claudio Segundo de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Televisão
Programação
Publicidade
SporTV
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão
Programação
Publicidade
SporTV
description O objetivo deste trabalho é analisar a importância da ferramenta “Chamada de Programação” no processo de construção da estratégia, posicionamento e na imagem de um canal. As chamadas são produtos publicitários exibidos nos intervalos das emissoras que tem como função apresentar, promover e persuadir o telespectador a assistir ao programa anunciado. Apesar de ser fundamental para a existência dos canais de televisão, essa ferramenta ainda não é alvo de interesse dos estudos na área de comunicação. Para contribuir com a evolução do trabalho, entender a importância das Promos e descobrir para quais áreas elas são úteis, abordei um pouco mais sobre estratégia de marketing, posicionamento e segmentação de marcas e canais. Como objeto de estudo, foi analisada a campanha de Chamadas do canal SporTV para a Copa do Mundo FIFA 2014, e como a linguagem narrativa e visual foram usadas para construir suas peças. O SporTV faz parte da Globosat programadora Ltda., e, segundo o IBOPE foi líder de audiência durante os jogos da Copa, entre os canais que possuíam o direito de transmissão do evento.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-05T16:36:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:02:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CHAMON, Hannah de Medeiros Raposo. Foi no Brasil, no break do SporTV: uma análise de como as chamadas de programação contribuíram para o sucesso da campanha on air do canal SporTV na Copa do Mundo FIFA 2014. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/262
identifier_str_mv CHAMON, Hannah de Medeiros Raposo. Foi no Brasil, no break do SporTV: uma análise de como as chamadas de programação contribuíram para o sucesso da campanha on air do canal SporTV na Copa do Mundo FIFA 2014. 2014. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
url http://hdl.handle.net/11422/262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/262/1/A+HANNAH+DE+MEDEIROS+R.+CHAMON+.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/262/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/262/3/A+HANNAH+DE+MEDEIROS+R.+CHAMON+.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ae7b896551ecb9f86d81203ee54a6b6
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
1b1ae0f861dd0d11637e8f4257c308da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097060866228224