A influência das bandeiras na formação de preços do mercado de gasolina e diesel no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Aurélio Eira da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2188
Resumo: Este trabalho tem como escopo o recente processo de concentração do setor de distribuição de combustíveis no Brasil, como pode ser observado na compra da Ipiranga pelo grupo Ultra e pela Petrobras em 2007, na aquisição das operações da ExxonMobil no Brasil pela Cosan em 2008, na Texaco sendo adquirida pela Ipiranga em 2009 e na associação entre Shell e Cosan em 2010. Estes atos de concentração são analisados pelo SBDC e julgados pelo CADE para verificar se podem gerar prejuízos aos consumidores e à livre concorrência. Mediante isto, esta monografia tem como objetivo mostrar através de três estudos a influência da bandeira sobre a variável preço da gasolina comum e do óleo diesel nos postos revendedores brasileiros com os dados do levantamento de preços da ANP. No primeiro estudo é verificado que os postos de bandeira possuem preços médios de bomba e de nota maiores que os postos de bandeira branca na maioria dos estados brasileiros e, dessa forma, possuem uma margem bruta média de comercialização maior. O segundo estudo consegue provar por meio do teste T que os preços são significativamente diferentes entre as bandeiras. E, por fim, o último permite verificar redução nominal da margem bruta média de comercialização da gasolina comum e elevação tanto nominal como real da margem bruta média de comercialização do óleo diesel de 2006 para 2010 nos dois atos de concentração estudados, sendo eles: a fusão Alesat e a aquisição da Texaco pela Ipiranga. Entretanto, é preciso afirmar que existem outros fatores relevantes para o bem estar dos consumidores e que a análise do CADE é baseada nos efeitos anticompetitivos líquidos em detrimento do fato per se. Logo se deve verificar se as sinergias obtidas nas operações de concentração serão compartilhadas com o consumidor.
id UFRJ_7f696b493c2ae2a0f4776ab66b61b542
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2188
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A influência das bandeiras na formação de preços do mercado de gasolina e diesel no BrasilPreçosCombustíveisConsumidorBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAEste trabalho tem como escopo o recente processo de concentração do setor de distribuição de combustíveis no Brasil, como pode ser observado na compra da Ipiranga pelo grupo Ultra e pela Petrobras em 2007, na aquisição das operações da ExxonMobil no Brasil pela Cosan em 2008, na Texaco sendo adquirida pela Ipiranga em 2009 e na associação entre Shell e Cosan em 2010. Estes atos de concentração são analisados pelo SBDC e julgados pelo CADE para verificar se podem gerar prejuízos aos consumidores e à livre concorrência. Mediante isto, esta monografia tem como objetivo mostrar através de três estudos a influência da bandeira sobre a variável preço da gasolina comum e do óleo diesel nos postos revendedores brasileiros com os dados do levantamento de preços da ANP. No primeiro estudo é verificado que os postos de bandeira possuem preços médios de bomba e de nota maiores que os postos de bandeira branca na maioria dos estados brasileiros e, dessa forma, possuem uma margem bruta média de comercialização maior. O segundo estudo consegue provar por meio do teste T que os preços são significativamente diferentes entre as bandeiras. E, por fim, o último permite verificar redução nominal da margem bruta média de comercialização da gasolina comum e elevação tanto nominal como real da margem bruta média de comercialização do óleo diesel de 2006 para 2010 nos dois atos de concentração estudados, sendo eles: a fusão Alesat e a aquisição da Texaco pela Ipiranga. Entretanto, é preciso afirmar que existem outros fatores relevantes para o bem estar dos consumidores e que a análise do CADE é baseada nos efeitos anticompetitivos líquidos em detrimento do fato per se. Logo se deve verificar se as sinergias obtidas nas operações de concentração serão compartilhadas com o consumidor.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJAlmeida, Edmar Luiz Fagundes dehttp://lattes.cnpq.br/4102448005988261Viegas, Thales de Oliveira CostaLosekan, Luciano DiasCosta, Aurélio Eira da2017-06-05T13:57:35Z2023-12-21T03:03:00Z2011-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/2188porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:00Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2188Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência das bandeiras na formação de preços do mercado de gasolina e diesel no Brasil
title A influência das bandeiras na formação de preços do mercado de gasolina e diesel no Brasil
spellingShingle A influência das bandeiras na formação de preços do mercado de gasolina e diesel no Brasil
Costa, Aurélio Eira da
Preços
Combustíveis
Consumidor
Brasil
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
title_short A influência das bandeiras na formação de preços do mercado de gasolina e diesel no Brasil
title_full A influência das bandeiras na formação de preços do mercado de gasolina e diesel no Brasil
title_fullStr A influência das bandeiras na formação de preços do mercado de gasolina e diesel no Brasil
title_full_unstemmed A influência das bandeiras na formação de preços do mercado de gasolina e diesel no Brasil
title_sort A influência das bandeiras na formação de preços do mercado de gasolina e diesel no Brasil
author Costa, Aurélio Eira da
author_facet Costa, Aurélio Eira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Edmar Luiz Fagundes de
http://lattes.cnpq.br/4102448005988261
Viegas, Thales de Oliveira Costa
Losekan, Luciano Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Aurélio Eira da
dc.subject.por.fl_str_mv Preços
Combustíveis
Consumidor
Brasil
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
topic Preços
Combustíveis
Consumidor
Brasil
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
description Este trabalho tem como escopo o recente processo de concentração do setor de distribuição de combustíveis no Brasil, como pode ser observado na compra da Ipiranga pelo grupo Ultra e pela Petrobras em 2007, na aquisição das operações da ExxonMobil no Brasil pela Cosan em 2008, na Texaco sendo adquirida pela Ipiranga em 2009 e na associação entre Shell e Cosan em 2010. Estes atos de concentração são analisados pelo SBDC e julgados pelo CADE para verificar se podem gerar prejuízos aos consumidores e à livre concorrência. Mediante isto, esta monografia tem como objetivo mostrar através de três estudos a influência da bandeira sobre a variável preço da gasolina comum e do óleo diesel nos postos revendedores brasileiros com os dados do levantamento de preços da ANP. No primeiro estudo é verificado que os postos de bandeira possuem preços médios de bomba e de nota maiores que os postos de bandeira branca na maioria dos estados brasileiros e, dessa forma, possuem uma margem bruta média de comercialização maior. O segundo estudo consegue provar por meio do teste T que os preços são significativamente diferentes entre as bandeiras. E, por fim, o último permite verificar redução nominal da margem bruta média de comercialização da gasolina comum e elevação tanto nominal como real da margem bruta média de comercialização do óleo diesel de 2006 para 2010 nos dois atos de concentração estudados, sendo eles: a fusão Alesat e a aquisição da Texaco pela Ipiranga. Entretanto, é preciso afirmar que existem outros fatores relevantes para o bem estar dos consumidores e que a análise do CADE é baseada nos efeitos anticompetitivos líquidos em detrimento do fato per se. Logo se deve verificar se as sinergias obtidas nas operações de concentração serão compartilhadas com o consumidor.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08
2017-06-05T13:57:35Z
2023-12-21T03:03:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/2188
url http://hdl.handle.net/11422/2188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Economia
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455958974857217