A influência das bandeiras na formação de preços do mercado de gasolina e diesel no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2188 |
Resumo: | Este trabalho tem como escopo o recente processo de concentração do setor de distribuição de combustíveis no Brasil, como pode ser observado na compra da Ipiranga pelo grupo Ultra e pela Petrobras em 2007, na aquisição das operações da ExxonMobil no Brasil pela Cosan em 2008, na Texaco sendo adquirida pela Ipiranga em 2009 e na associação entre Shell e Cosan em 2010. Estes atos de concentração são analisados pelo SBDC e julgados pelo CADE para verificar se podem gerar prejuízos aos consumidores e à livre concorrência. Mediante isto, esta monografia tem como objetivo mostrar através de três estudos a influência da bandeira sobre a variável preço da gasolina comum e do óleo diesel nos postos revendedores brasileiros com os dados do levantamento de preços da ANP. No primeiro estudo é verificado que os postos de bandeira possuem preços médios de bomba e de nota maiores que os postos de bandeira branca na maioria dos estados brasileiros e, dessa forma, possuem uma margem bruta média de comercialização maior. O segundo estudo consegue provar por meio do teste T que os preços são significativamente diferentes entre as bandeiras. E, por fim, o último permite verificar redução nominal da margem bruta média de comercialização da gasolina comum e elevação tanto nominal como real da margem bruta média de comercialização do óleo diesel de 2006 para 2010 nos dois atos de concentração estudados, sendo eles: a fusão Alesat e a aquisição da Texaco pela Ipiranga. Entretanto, é preciso afirmar que existem outros fatores relevantes para o bem estar dos consumidores e que a análise do CADE é baseada nos efeitos anticompetitivos líquidos em detrimento do fato per se. Logo se deve verificar se as sinergias obtidas nas operações de concentração serão compartilhadas com o consumidor. |
id |
UFRJ_7f696b493c2ae2a0f4776ab66b61b542 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/2188 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Aurélio Eira dahttp://lattes.cnpq.br/4102448005988261Viegas, Thales de Oliveira CostaLosekan, Luciano DiasAlmeida, Edmar Luiz Fagundes de2017-06-05T13:57:35Z2023-11-30T03:02:03Z2011-08http://hdl.handle.net/11422/2188Submitted by Ana Paula Dias Pacheco (anadpachecco@yahoo.com.br) on 2016-11-09T11:24:36Z No. of bitstreams: 1 AECosta.pdf: 1147151 bytes, checksum: c469c1d6e01fe9a03c31852efd80a913 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Aparecida Teixeira (aparecida@ccje.ufrj.br) on 2017-06-05T13:57:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AECosta.pdf: 1147151 bytes, checksum: c469c1d6e01fe9a03c31852efd80a913 (MD5)Made available in DSpace on 2017-06-05T13:57:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AECosta.pdf: 1147151 bytes, checksum: c469c1d6e01fe9a03c31852efd80a913 (MD5) Previous issue date: 2011-08Este trabalho tem como escopo o recente processo de concentração do setor de distribuição de combustíveis no Brasil, como pode ser observado na compra da Ipiranga pelo grupo Ultra e pela Petrobras em 2007, na aquisição das operações da ExxonMobil no Brasil pela Cosan em 2008, na Texaco sendo adquirida pela Ipiranga em 2009 e na associação entre Shell e Cosan em 2010. Estes atos de concentração são analisados pelo SBDC e julgados pelo CADE para verificar se podem gerar prejuízos aos consumidores e à livre concorrência. Mediante isto, esta monografia tem como objetivo mostrar através de três estudos a influência da bandeira sobre a variável preço da gasolina comum e do óleo diesel nos postos revendedores brasileiros com os dados do levantamento de preços da ANP. No primeiro estudo é verificado que os postos de bandeira possuem preços médios de bomba e de nota maiores que os postos de bandeira branca na maioria dos estados brasileiros e, dessa forma, possuem uma margem bruta média de comercialização maior. O segundo estudo consegue provar por meio do teste T que os preços são significativamente diferentes entre as bandeiras. E, por fim, o último permite verificar redução nominal da margem bruta média de comercialização da gasolina comum e elevação tanto nominal como real da margem bruta média de comercialização do óleo diesel de 2006 para 2010 nos dois atos de concentração estudados, sendo eles: a fusão Alesat e a aquisição da Texaco pela Ipiranga. Entretanto, é preciso afirmar que existem outros fatores relevantes para o bem estar dos consumidores e que a análise do CADE é baseada nos efeitos anticompetitivos líquidos em detrimento do fato per se. Logo se deve verificar se as sinergias obtidas nas operações de concentração serão compartilhadas com o consumidor.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilInstituto de EconomiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAPreçosCombustíveisConsumidorBrasilA influência das bandeiras na formação de preços do mercado de gasolina e diesel no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALAECosta.pdfAECosta.pdfapplication/pdf1147151http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2188/1/AECosta.pdfc469c1d6e01fe9a03c31852efd80a913MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2188/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTAECosta.pdf.txtAECosta.pdf.txtExtracted texttext/plain174829http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2188/3/AECosta.pdf.txt9825d0727c1fb5b8f039e994450d5e76MD5311422/21882023-11-30 00:02:03.371oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:03Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência das bandeiras na formação de preços do mercado de gasolina e diesel no Brasil |
title |
A influência das bandeiras na formação de preços do mercado de gasolina e diesel no Brasil |
spellingShingle |
A influência das bandeiras na formação de preços do mercado de gasolina e diesel no Brasil Costa, Aurélio Eira da CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA Preços Combustíveis Consumidor Brasil |
title_short |
A influência das bandeiras na formação de preços do mercado de gasolina e diesel no Brasil |
title_full |
A influência das bandeiras na formação de preços do mercado de gasolina e diesel no Brasil |
title_fullStr |
A influência das bandeiras na formação de preços do mercado de gasolina e diesel no Brasil |
title_full_unstemmed |
A influência das bandeiras na formação de preços do mercado de gasolina e diesel no Brasil |
title_sort |
A influência das bandeiras na formação de preços do mercado de gasolina e diesel no Brasil |
author |
Costa, Aurélio Eira da |
author_facet |
Costa, Aurélio Eira da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4102448005988261 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Aurélio Eira da |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Viegas, Thales de Oliveira Costa |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Losekan, Luciano Dias |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Almeida, Edmar Luiz Fagundes de |
contributor_str_mv |
Viegas, Thales de Oliveira Costa Losekan, Luciano Dias Almeida, Edmar Luiz Fagundes de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA Preços Combustíveis Consumidor Brasil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Preços Combustíveis Consumidor Brasil |
description |
Este trabalho tem como escopo o recente processo de concentração do setor de distribuição de combustíveis no Brasil, como pode ser observado na compra da Ipiranga pelo grupo Ultra e pela Petrobras em 2007, na aquisição das operações da ExxonMobil no Brasil pela Cosan em 2008, na Texaco sendo adquirida pela Ipiranga em 2009 e na associação entre Shell e Cosan em 2010. Estes atos de concentração são analisados pelo SBDC e julgados pelo CADE para verificar se podem gerar prejuízos aos consumidores e à livre concorrência. Mediante isto, esta monografia tem como objetivo mostrar através de três estudos a influência da bandeira sobre a variável preço da gasolina comum e do óleo diesel nos postos revendedores brasileiros com os dados do levantamento de preços da ANP. No primeiro estudo é verificado que os postos de bandeira possuem preços médios de bomba e de nota maiores que os postos de bandeira branca na maioria dos estados brasileiros e, dessa forma, possuem uma margem bruta média de comercialização maior. O segundo estudo consegue provar por meio do teste T que os preços são significativamente diferentes entre as bandeiras. E, por fim, o último permite verificar redução nominal da margem bruta média de comercialização da gasolina comum e elevação tanto nominal como real da margem bruta média de comercialização do óleo diesel de 2006 para 2010 nos dois atos de concentração estudados, sendo eles: a fusão Alesat e a aquisição da Texaco pela Ipiranga. Entretanto, é preciso afirmar que existem outros fatores relevantes para o bem estar dos consumidores e que a análise do CADE é baseada nos efeitos anticompetitivos líquidos em detrimento do fato per se. Logo se deve verificar se as sinergias obtidas nas operações de concentração serão compartilhadas com o consumidor. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-06-05T13:57:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/2188 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/2188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Economia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2188/1/AECosta.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2188/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/2188/3/AECosta.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c469c1d6e01fe9a03c31852efd80a913 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 9825d0727c1fb5b8f039e994450d5e76 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097076432338944 |