Análise de sensibilidade ao ruído de algorítimo de otimização não-linear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Hugo Bruno
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/9060
Resumo: Existem situações na prática de Engenharia em que as soluções de problemas que envolvem algum grau de otimização são afetadas por imprecisões numéricas nas funções. Problemas de otimização de forma em Mecânica dos Fluidos podem ser citados como exemplo. O presente trabalho foi realizado a partir da necessidade de usar os algoritmos FAIPA (Feasible Arc Interior Point Algorithm) FDIPA (Feasible Directions Interior Point Algorithm) nesse contexto. O objetivo é avaliar o desempenho dos algoritmos na presença de ruído usando problemas teste baseados na otimização paramétrica de estruturas reticuladas submetidas a restrições para máxima tensão nas barras e máximo deslocamento dos nós. Para analisar os algoritmos, diferentes níveis de ruído foram adicionados aos problemas teste, nas funções, nas restrições e nos gradientes, perfazendo um total de nove combinações diferentes. Para cada uma dessas combinações foram usados níveis de ruído alto e moderado e geradas cem amostras. Depois de analisadas as amostras, foi possível determinar o efeito que tem a existência de ruído na precisão do resultado final e o aumento no custo computacional que ele ocasiona. Variações dos algoritmos FAIPA e FDIPA que usam derivadas aproximadas também foram testadas. Nesses casos, ruído foi adicionado às funções e às restrições e se propagaram para as aproximações dos gradientes. Para que e os algoritmos funcionassem corretamente, foi necessário definir um valor máximo para a precisão da aproximação baseada no nível de ruído.
id UFRJ_81cbfba95121f53fedc948c91bafa66a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/9060
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Análise de sensibilidade ao ruído de algorítimo de otimização não-linearEngenharia mecânicaMecânica dos FluidosFAIPAFDIPACNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICAExistem situações na prática de Engenharia em que as soluções de problemas que envolvem algum grau de otimização são afetadas por imprecisões numéricas nas funções. Problemas de otimização de forma em Mecânica dos Fluidos podem ser citados como exemplo. O presente trabalho foi realizado a partir da necessidade de usar os algoritmos FAIPA (Feasible Arc Interior Point Algorithm) FDIPA (Feasible Directions Interior Point Algorithm) nesse contexto. O objetivo é avaliar o desempenho dos algoritmos na presença de ruído usando problemas teste baseados na otimização paramétrica de estruturas reticuladas submetidas a restrições para máxima tensão nas barras e máximo deslocamento dos nós. Para analisar os algoritmos, diferentes níveis de ruído foram adicionados aos problemas teste, nas funções, nas restrições e nos gradientes, perfazendo um total de nove combinações diferentes. Para cada uma dessas combinações foram usados níveis de ruído alto e moderado e geradas cem amostras. Depois de analisadas as amostras, foi possível determinar o efeito que tem a existência de ruído na precisão do resultado final e o aumento no custo computacional que ele ocasiona. Variações dos algoritmos FAIPA e FDIPA que usam derivadas aproximadas também foram testadas. Nesses casos, ruído foi adicionado às funções e às restrições e se propagaram para as aproximações dos gradientes. Para que e os algoritmos funcionassem corretamente, foi necessário definir um valor máximo para a precisão da aproximação baseada no nível de ruído.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola PolitécnicaUFRJNorman , Jose HerskovitsCastello , Daniel AlvesRitto, Thiago GamboaVieira, Hugo Bruno2019-08-05T12:36:30Z2023-12-21T03:01:29Z2013-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/9060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:29Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/9060Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:29Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de sensibilidade ao ruído de algorítimo de otimização não-linear
title Análise de sensibilidade ao ruído de algorítimo de otimização não-linear
spellingShingle Análise de sensibilidade ao ruído de algorítimo de otimização não-linear
Vieira, Hugo Bruno
Engenharia mecânica
Mecânica dos Fluidos
FAIPA
FDIPA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
title_short Análise de sensibilidade ao ruído de algorítimo de otimização não-linear
title_full Análise de sensibilidade ao ruído de algorítimo de otimização não-linear
title_fullStr Análise de sensibilidade ao ruído de algorítimo de otimização não-linear
title_full_unstemmed Análise de sensibilidade ao ruído de algorítimo de otimização não-linear
title_sort Análise de sensibilidade ao ruído de algorítimo de otimização não-linear
author Vieira, Hugo Bruno
author_facet Vieira, Hugo Bruno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Norman , Jose Herskovits
Castello , Daniel Alves
Ritto, Thiago Gamboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Hugo Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia mecânica
Mecânica dos Fluidos
FAIPA
FDIPA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
topic Engenharia mecânica
Mecânica dos Fluidos
FAIPA
FDIPA
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA
description Existem situações na prática de Engenharia em que as soluções de problemas que envolvem algum grau de otimização são afetadas por imprecisões numéricas nas funções. Problemas de otimização de forma em Mecânica dos Fluidos podem ser citados como exemplo. O presente trabalho foi realizado a partir da necessidade de usar os algoritmos FAIPA (Feasible Arc Interior Point Algorithm) FDIPA (Feasible Directions Interior Point Algorithm) nesse contexto. O objetivo é avaliar o desempenho dos algoritmos na presença de ruído usando problemas teste baseados na otimização paramétrica de estruturas reticuladas submetidas a restrições para máxima tensão nas barras e máximo deslocamento dos nós. Para analisar os algoritmos, diferentes níveis de ruído foram adicionados aos problemas teste, nas funções, nas restrições e nos gradientes, perfazendo um total de nove combinações diferentes. Para cada uma dessas combinações foram usados níveis de ruído alto e moderado e geradas cem amostras. Depois de analisadas as amostras, foi possível determinar o efeito que tem a existência de ruído na precisão do resultado final e o aumento no custo computacional que ele ocasiona. Variações dos algoritmos FAIPA e FDIPA que usam derivadas aproximadas também foram testadas. Nesses casos, ruído foi adicionado às funções e às restrições e se propagaram para as aproximações dos gradientes. Para que e os algoritmos funcionassem corretamente, foi necessário definir um valor máximo para a precisão da aproximação baseada no nível de ruído.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03
2019-08-05T12:36:30Z
2023-12-21T03:01:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/9060
url http://hdl.handle.net/11422/9060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola Politécnica
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455993426870272