Pensando o Ensino de Física a partir de experimentos de baixo custo aplicados em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/4298 |
Resumo: | Analisa a influência do uso de um laboratório alternativo com materiais de baixo custo nos ensinos fundamental e médio. Visando identificar esta influência na aprendizagem dos alunos, o presente trabalho consiste primeiramente em levantamento bibliográfico, para uma reflexão crítica da temática, num segundo momento, a aplicação de aulas baseadas em experimentos de baixo custo, com questionários aos alunos para avaliação da interpretação do fenômeno explicado em sala de aula, para posterior apresentação e análise dos dados obtidos. Entende-se que a exposição das problemáticas da vida cotidiana em sala de aula, a partir do ponto de vista destes sujeitos, é de extrema importância para a discussão do tema, uma vez que não há soluções prontas a serem aplicadas no dia a dia. Elas só surgem a partir de uma construção coletiva, embasada na teoria e na experiência pessoal e prática destes. Num outro momento, após o preenchimento do questionário, os alunos participarão de uma mostra de experimentos feitos com material de baixo custo, seguidos da explicação dos fenômenos envolvidos e de exemplos de aplicação no seu dia a dia. Ao final da apresentação, será verificado se o uso de experimentos auxilia na compreensão dos fenômenos físicos, a partir das notas ao final do segundo semestre e da avaliação da equipe pedagógica. A pesquisa foi realizada num colégio particular, situado num bairro de classe média da Zona Norte, onde o ensino de Física tem-se realizado frequentemente mediante a apresentação de conceitos, leis e fórmulas, de forma desarticulada, distanciados do mundo vivido pelos alunos e professores e não só, mas também por isso, vazios de significado. O trabalho foi desenvolvido ao longo do segundo semestre do ano de 2009 e foi direcionado para 02 turmas do 9° ano, do Ensino Fundamental. Na primeira foi utilizada a metodologia tradicional de ensino, baseando-se apenas na exposição do conteúdo, sem envolver os alunos na construção deste conhecimento. Na segunda turma, de acordo com o conteúdo programático, em anexo, para cada tópico foi aplicada uma experiência, visando alcançar os objetivos do conteúdo proposto pela escola, e em seguida os alunos se reuniram em grupos para preenchimento de um questionário relacionado aos experimentos, a partir do qual foi possível avaliar qualitativamente a compreensão destes alunos sobre a matéria. |
id |
UFRJ_820c5b7d18f45d6ebbd8a7108b99de3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/4298 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensando o Ensino de Física a partir de experimentos de baixo custo aplicados em sala de aulaEnsino de físicaExperimentos científicosCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOESAnalisa a influência do uso de um laboratório alternativo com materiais de baixo custo nos ensinos fundamental e médio. Visando identificar esta influência na aprendizagem dos alunos, o presente trabalho consiste primeiramente em levantamento bibliográfico, para uma reflexão crítica da temática, num segundo momento, a aplicação de aulas baseadas em experimentos de baixo custo, com questionários aos alunos para avaliação da interpretação do fenômeno explicado em sala de aula, para posterior apresentação e análise dos dados obtidos. Entende-se que a exposição das problemáticas da vida cotidiana em sala de aula, a partir do ponto de vista destes sujeitos, é de extrema importância para a discussão do tema, uma vez que não há soluções prontas a serem aplicadas no dia a dia. Elas só surgem a partir de uma construção coletiva, embasada na teoria e na experiência pessoal e prática destes. Num outro momento, após o preenchimento do questionário, os alunos participarão de uma mostra de experimentos feitos com material de baixo custo, seguidos da explicação dos fenômenos envolvidos e de exemplos de aplicação no seu dia a dia. Ao final da apresentação, será verificado se o uso de experimentos auxilia na compreensão dos fenômenos físicos, a partir das notas ao final do segundo semestre e da avaliação da equipe pedagógica. A pesquisa foi realizada num colégio particular, situado num bairro de classe média da Zona Norte, onde o ensino de Física tem-se realizado frequentemente mediante a apresentação de conceitos, leis e fórmulas, de forma desarticulada, distanciados do mundo vivido pelos alunos e professores e não só, mas também por isso, vazios de significado. O trabalho foi desenvolvido ao longo do segundo semestre do ano de 2009 e foi direcionado para 02 turmas do 9° ano, do Ensino Fundamental. Na primeira foi utilizada a metodologia tradicional de ensino, baseando-se apenas na exposição do conteúdo, sem envolver os alunos na construção deste conhecimento. Na segunda turma, de acordo com o conteúdo programático, em anexo, para cada tópico foi aplicada uma experiência, visando alcançar os objetivos do conteúdo proposto pela escola, e em seguida os alunos se reuniram em grupos para preenchimento de um questionário relacionado aos experimentos, a partir do qual foi possível avaliar qualitativamente a compreensão destes alunos sobre a matéria.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJMoreira, Ligia de FariasMoraes Júnior, Paulo Vieira de2018-07-11T13:25:56Z2023-12-21T03:00:45Z2010-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/4298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:45Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4298Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:45Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensando o Ensino de Física a partir de experimentos de baixo custo aplicados em sala de aula |
title |
Pensando o Ensino de Física a partir de experimentos de baixo custo aplicados em sala de aula |
spellingShingle |
Pensando o Ensino de Física a partir de experimentos de baixo custo aplicados em sala de aula Moraes Júnior, Paulo Vieira de Ensino de física Experimentos científicos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES |
title_short |
Pensando o Ensino de Física a partir de experimentos de baixo custo aplicados em sala de aula |
title_full |
Pensando o Ensino de Física a partir de experimentos de baixo custo aplicados em sala de aula |
title_fullStr |
Pensando o Ensino de Física a partir de experimentos de baixo custo aplicados em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Pensando o Ensino de Física a partir de experimentos de baixo custo aplicados em sala de aula |
title_sort |
Pensando o Ensino de Física a partir de experimentos de baixo custo aplicados em sala de aula |
author |
Moraes Júnior, Paulo Vieira de |
author_facet |
Moraes Júnior, Paulo Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Moreira, Ligia de Farias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes Júnior, Paulo Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Experimentos científicos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES |
topic |
Ensino de física Experimentos científicos CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES |
description |
Analisa a influência do uso de um laboratório alternativo com materiais de baixo custo nos ensinos fundamental e médio. Visando identificar esta influência na aprendizagem dos alunos, o presente trabalho consiste primeiramente em levantamento bibliográfico, para uma reflexão crítica da temática, num segundo momento, a aplicação de aulas baseadas em experimentos de baixo custo, com questionários aos alunos para avaliação da interpretação do fenômeno explicado em sala de aula, para posterior apresentação e análise dos dados obtidos. Entende-se que a exposição das problemáticas da vida cotidiana em sala de aula, a partir do ponto de vista destes sujeitos, é de extrema importância para a discussão do tema, uma vez que não há soluções prontas a serem aplicadas no dia a dia. Elas só surgem a partir de uma construção coletiva, embasada na teoria e na experiência pessoal e prática destes. Num outro momento, após o preenchimento do questionário, os alunos participarão de uma mostra de experimentos feitos com material de baixo custo, seguidos da explicação dos fenômenos envolvidos e de exemplos de aplicação no seu dia a dia. Ao final da apresentação, será verificado se o uso de experimentos auxilia na compreensão dos fenômenos físicos, a partir das notas ao final do segundo semestre e da avaliação da equipe pedagógica. A pesquisa foi realizada num colégio particular, situado num bairro de classe média da Zona Norte, onde o ensino de Física tem-se realizado frequentemente mediante a apresentação de conceitos, leis e fórmulas, de forma desarticulada, distanciados do mundo vivido pelos alunos e professores e não só, mas também por isso, vazios de significado. O trabalho foi desenvolvido ao longo do segundo semestre do ano de 2009 e foi direcionado para 02 turmas do 9° ano, do Ensino Fundamental. Na primeira foi utilizada a metodologia tradicional de ensino, baseando-se apenas na exposição do conteúdo, sem envolver os alunos na construção deste conhecimento. Na segunda turma, de acordo com o conteúdo programático, em anexo, para cada tópico foi aplicada uma experiência, visando alcançar os objetivos do conteúdo proposto pela escola, e em seguida os alunos se reuniram em grupos para preenchimento de um questionário relacionado aos experimentos, a partir do qual foi possível avaliar qualitativamente a compreensão destes alunos sobre a matéria. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06 2018-07-11T13:25:56Z 2023-12-21T03:00:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/4298 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/4298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Física UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Física UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455974579765248 |