Pensando o Ensino de Física a partir de experimentos de baixo custo aplicados em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes Júnior, Paulo Vieira de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4298
Resumo: Analisa a influência do uso de um laboratório alternativo com materiais de baixo custo nos ensinos fundamental e médio. Visando identificar esta influência na aprendizagem dos alunos, o presente trabalho consiste primeiramente em levantamento bibliográfico, para uma reflexão crítica da temática, num segundo momento, a aplicação de aulas baseadas em experimentos de baixo custo, com questionários aos alunos para avaliação da interpretação do fenômeno explicado em sala de aula, para posterior apresentação e análise dos dados obtidos. Entende-se que a exposição das problemáticas da vida cotidiana em sala de aula, a partir do ponto de vista destes sujeitos, é de extrema importância para a discussão do tema, uma vez que não há soluções prontas a serem aplicadas no dia a dia. Elas só surgem a partir de uma construção coletiva, embasada na teoria e na experiência pessoal e prática destes. Num outro momento, após o preenchimento do questionário, os alunos participarão de uma mostra de experimentos feitos com material de baixo custo, seguidos da explicação dos fenômenos envolvidos e de exemplos de aplicação no seu dia a dia. Ao final da apresentação, será verificado se o uso de experimentos auxilia na compreensão dos fenômenos físicos, a partir das notas ao final do segundo semestre e da avaliação da equipe pedagógica. A pesquisa foi realizada num colégio particular, situado num bairro de classe média da Zona Norte, onde o ensino de Física tem-se realizado frequentemente mediante a apresentação de conceitos, leis e fórmulas, de forma desarticulada, distanciados do mundo vivido pelos alunos e professores e não só, mas também por isso, vazios de significado. O trabalho foi desenvolvido ao longo do segundo semestre do ano de 2009 e foi direcionado para 02 turmas do 9° ano, do Ensino Fundamental. Na primeira foi utilizada a metodologia tradicional de ensino, baseando-se apenas na exposição do conteúdo, sem envolver os alunos na construção deste conhecimento. Na segunda turma, de acordo com o conteúdo programático, em anexo, para cada tópico foi aplicada uma experiência, visando alcançar os objetivos do conteúdo proposto pela escola, e em seguida os alunos se reuniram em grupos para preenchimento de um questionário relacionado aos experimentos, a partir do qual foi possível avaliar qualitativamente a compreensão destes alunos sobre a matéria.
id UFRJ_820c5b7d18f45d6ebbd8a7108b99de3b
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4298
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Pensando o Ensino de Física a partir de experimentos de baixo custo aplicados em sala de aulaEnsino de físicaExperimentos científicosCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOESAnalisa a influência do uso de um laboratório alternativo com materiais de baixo custo nos ensinos fundamental e médio. Visando identificar esta influência na aprendizagem dos alunos, o presente trabalho consiste primeiramente em levantamento bibliográfico, para uma reflexão crítica da temática, num segundo momento, a aplicação de aulas baseadas em experimentos de baixo custo, com questionários aos alunos para avaliação da interpretação do fenômeno explicado em sala de aula, para posterior apresentação e análise dos dados obtidos. Entende-se que a exposição das problemáticas da vida cotidiana em sala de aula, a partir do ponto de vista destes sujeitos, é de extrema importância para a discussão do tema, uma vez que não há soluções prontas a serem aplicadas no dia a dia. Elas só surgem a partir de uma construção coletiva, embasada na teoria e na experiência pessoal e prática destes. Num outro momento, após o preenchimento do questionário, os alunos participarão de uma mostra de experimentos feitos com material de baixo custo, seguidos da explicação dos fenômenos envolvidos e de exemplos de aplicação no seu dia a dia. Ao final da apresentação, será verificado se o uso de experimentos auxilia na compreensão dos fenômenos físicos, a partir das notas ao final do segundo semestre e da avaliação da equipe pedagógica. A pesquisa foi realizada num colégio particular, situado num bairro de classe média da Zona Norte, onde o ensino de Física tem-se realizado frequentemente mediante a apresentação de conceitos, leis e fórmulas, de forma desarticulada, distanciados do mundo vivido pelos alunos e professores e não só, mas também por isso, vazios de significado. O trabalho foi desenvolvido ao longo do segundo semestre do ano de 2009 e foi direcionado para 02 turmas do 9° ano, do Ensino Fundamental. Na primeira foi utilizada a metodologia tradicional de ensino, baseando-se apenas na exposição do conteúdo, sem envolver os alunos na construção deste conhecimento. Na segunda turma, de acordo com o conteúdo programático, em anexo, para cada tópico foi aplicada uma experiência, visando alcançar os objetivos do conteúdo proposto pela escola, e em seguida os alunos se reuniram em grupos para preenchimento de um questionário relacionado aos experimentos, a partir do qual foi possível avaliar qualitativamente a compreensão destes alunos sobre a matéria.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de FísicaUFRJMoreira, Ligia de FariasMoraes Júnior, Paulo Vieira de2018-07-11T13:25:56Z2023-12-21T03:00:45Z2010-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/4298porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:45Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4298Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:45Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensando o Ensino de Física a partir de experimentos de baixo custo aplicados em sala de aula
title Pensando o Ensino de Física a partir de experimentos de baixo custo aplicados em sala de aula
spellingShingle Pensando o Ensino de Física a partir de experimentos de baixo custo aplicados em sala de aula
Moraes Júnior, Paulo Vieira de
Ensino de física
Experimentos científicos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
title_short Pensando o Ensino de Física a partir de experimentos de baixo custo aplicados em sala de aula
title_full Pensando o Ensino de Física a partir de experimentos de baixo custo aplicados em sala de aula
title_fullStr Pensando o Ensino de Física a partir de experimentos de baixo custo aplicados em sala de aula
title_full_unstemmed Pensando o Ensino de Física a partir de experimentos de baixo custo aplicados em sala de aula
title_sort Pensando o Ensino de Física a partir de experimentos de baixo custo aplicados em sala de aula
author Moraes Júnior, Paulo Vieira de
author_facet Moraes Júnior, Paulo Vieira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Ligia de Farias
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes Júnior, Paulo Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Experimentos científicos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
topic Ensino de física
Experimentos científicos
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES
description Analisa a influência do uso de um laboratório alternativo com materiais de baixo custo nos ensinos fundamental e médio. Visando identificar esta influência na aprendizagem dos alunos, o presente trabalho consiste primeiramente em levantamento bibliográfico, para uma reflexão crítica da temática, num segundo momento, a aplicação de aulas baseadas em experimentos de baixo custo, com questionários aos alunos para avaliação da interpretação do fenômeno explicado em sala de aula, para posterior apresentação e análise dos dados obtidos. Entende-se que a exposição das problemáticas da vida cotidiana em sala de aula, a partir do ponto de vista destes sujeitos, é de extrema importância para a discussão do tema, uma vez que não há soluções prontas a serem aplicadas no dia a dia. Elas só surgem a partir de uma construção coletiva, embasada na teoria e na experiência pessoal e prática destes. Num outro momento, após o preenchimento do questionário, os alunos participarão de uma mostra de experimentos feitos com material de baixo custo, seguidos da explicação dos fenômenos envolvidos e de exemplos de aplicação no seu dia a dia. Ao final da apresentação, será verificado se o uso de experimentos auxilia na compreensão dos fenômenos físicos, a partir das notas ao final do segundo semestre e da avaliação da equipe pedagógica. A pesquisa foi realizada num colégio particular, situado num bairro de classe média da Zona Norte, onde o ensino de Física tem-se realizado frequentemente mediante a apresentação de conceitos, leis e fórmulas, de forma desarticulada, distanciados do mundo vivido pelos alunos e professores e não só, mas também por isso, vazios de significado. O trabalho foi desenvolvido ao longo do segundo semestre do ano de 2009 e foi direcionado para 02 turmas do 9° ano, do Ensino Fundamental. Na primeira foi utilizada a metodologia tradicional de ensino, baseando-se apenas na exposição do conteúdo, sem envolver os alunos na construção deste conhecimento. Na segunda turma, de acordo com o conteúdo programático, em anexo, para cada tópico foi aplicada uma experiência, visando alcançar os objetivos do conteúdo proposto pela escola, e em seguida os alunos se reuniram em grupos para preenchimento de um questionário relacionado aos experimentos, a partir do qual foi possível avaliar qualitativamente a compreensão destes alunos sobre a matéria.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06
2018-07-11T13:25:56Z
2023-12-21T03:00:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/4298
url http://hdl.handle.net/11422/4298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Instituto de Física
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455974579765248