A caçada dos gigantes da web pelos desconectados: como Google e Facebook estão buscando novos usuários entre aqueles que não possuem acesso à internet e de que forma isso altera a realidade socioeconômica mundial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/773 |
Resumo: | Analisa o novo cenário em que todos nós vivemos, no qual observamos dois dos maiores gigantes da tecnologia, Google e Facebook, buscando expandir seus mercados e, para isso, disseminando a internet em áreas ainda distantes da realidade tecno-globalizada. Através do Projeto Loon e Internet.org, ambos estão em busca dos dois terços da população mundial ainda desconectados, para, assim, tornar real todo o simbolismo e potencialidade de um mundo inteiramente conectado. Pretende-se expor as transformações sociais e econômicas que começam a haver para a população de diversos países que não estavam, até agora, inseridos na revolução tecnológica da internet. Para tal, faz-se necessário o uso de artigos, teses de grandes teóricos da comunicação, dados estatísticos e paralelos históricos. Desta forma, é possível compreender o que a internet já fez e tem feito para o desenvolvimento de lugares marcados pela miséria e exclusão, e de que forma devemos caminhar nos próximos anos. |
id |
UFRJ_8309b5ab7bc022230cb81e0fa0bc8fb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/773 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A caçada dos gigantes da web pelos desconectados: como Google e Facebook estão buscando novos usuários entre aqueles que não possuem acesso à internet e de que forma isso altera a realidade socioeconômica mundialMercadoGlobalizaçãoRedes sociaisTecnologiaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAAnalisa o novo cenário em que todos nós vivemos, no qual observamos dois dos maiores gigantes da tecnologia, Google e Facebook, buscando expandir seus mercados e, para isso, disseminando a internet em áreas ainda distantes da realidade tecno-globalizada. Através do Projeto Loon e Internet.org, ambos estão em busca dos dois terços da população mundial ainda desconectados, para, assim, tornar real todo o simbolismo e potencialidade de um mundo inteiramente conectado. Pretende-se expor as transformações sociais e econômicas que começam a haver para a população de diversos países que não estavam, até agora, inseridos na revolução tecnológica da internet. Para tal, faz-se necessário o uso de artigos, teses de grandes teóricos da comunicação, dados estatísticos e paralelos históricos. Desta forma, é possível compreender o que a internet já fez e tem feito para o desenvolvimento de lugares marcados pela miséria e exclusão, e de que forma devemos caminhar nos próximos anos.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJRefkalefsky, Eduardohttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908Amaral, Marcio Tavares dehttp://lattes.cnpq.br/7322409196325122Tavares Junior, Frederico Augustohttp://lattes.cnpq.br/1047267549932423Pereira, Pedro Henrique de Freitas Ribeiro2016-09-13T16:45:37Z2023-12-21T03:03:02Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPEREIRA, Pedro Henrique de Freitas Ribeiro. A caçada dos gigantes da web pelos desconectados: como Google e Facebook estão buscando novos usuários entre aqueles que não possuem acesso à internet e de que forma isso altera a realidade socioeconômica mundial. 2014. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://hdl.handle.net/11422/773porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:02Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/773Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:02Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A caçada dos gigantes da web pelos desconectados: como Google e Facebook estão buscando novos usuários entre aqueles que não possuem acesso à internet e de que forma isso altera a realidade socioeconômica mundial |
title |
A caçada dos gigantes da web pelos desconectados: como Google e Facebook estão buscando novos usuários entre aqueles que não possuem acesso à internet e de que forma isso altera a realidade socioeconômica mundial |
spellingShingle |
A caçada dos gigantes da web pelos desconectados: como Google e Facebook estão buscando novos usuários entre aqueles que não possuem acesso à internet e de que forma isso altera a realidade socioeconômica mundial Pereira, Pedro Henrique de Freitas Ribeiro Mercado Globalização Redes sociais Tecnologia CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
A caçada dos gigantes da web pelos desconectados: como Google e Facebook estão buscando novos usuários entre aqueles que não possuem acesso à internet e de que forma isso altera a realidade socioeconômica mundial |
title_full |
A caçada dos gigantes da web pelos desconectados: como Google e Facebook estão buscando novos usuários entre aqueles que não possuem acesso à internet e de que forma isso altera a realidade socioeconômica mundial |
title_fullStr |
A caçada dos gigantes da web pelos desconectados: como Google e Facebook estão buscando novos usuários entre aqueles que não possuem acesso à internet e de que forma isso altera a realidade socioeconômica mundial |
title_full_unstemmed |
A caçada dos gigantes da web pelos desconectados: como Google e Facebook estão buscando novos usuários entre aqueles que não possuem acesso à internet e de que forma isso altera a realidade socioeconômica mundial |
title_sort |
A caçada dos gigantes da web pelos desconectados: como Google e Facebook estão buscando novos usuários entre aqueles que não possuem acesso à internet e de que forma isso altera a realidade socioeconômica mundial |
author |
Pereira, Pedro Henrique de Freitas Ribeiro |
author_facet |
Pereira, Pedro Henrique de Freitas Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Refkalefsky, Eduardo http://lattes.cnpq.br/9511577097026908 Amaral, Marcio Tavares de http://lattes.cnpq.br/7322409196325122 Tavares Junior, Frederico Augusto http://lattes.cnpq.br/1047267549932423 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Pedro Henrique de Freitas Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mercado Globalização Redes sociais Tecnologia CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Mercado Globalização Redes sociais Tecnologia CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
Analisa o novo cenário em que todos nós vivemos, no qual observamos dois dos maiores gigantes da tecnologia, Google e Facebook, buscando expandir seus mercados e, para isso, disseminando a internet em áreas ainda distantes da realidade tecno-globalizada. Através do Projeto Loon e Internet.org, ambos estão em busca dos dois terços da população mundial ainda desconectados, para, assim, tornar real todo o simbolismo e potencialidade de um mundo inteiramente conectado. Pretende-se expor as transformações sociais e econômicas que começam a haver para a população de diversos países que não estavam, até agora, inseridos na revolução tecnológica da internet. Para tal, faz-se necessário o uso de artigos, teses de grandes teóricos da comunicação, dados estatísticos e paralelos históricos. Desta forma, é possível compreender o que a internet já fez e tem feito para o desenvolvimento de lugares marcados pela miséria e exclusão, e de que forma devemos caminhar nos próximos anos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2016-09-13T16:45:37Z 2023-12-21T03:03:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Pedro Henrique de Freitas Ribeiro. A caçada dos gigantes da web pelos desconectados: como Google e Facebook estão buscando novos usuários entre aqueles que não possuem acesso à internet e de que forma isso altera a realidade socioeconômica mundial. 2014. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. http://hdl.handle.net/11422/773 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Pedro Henrique de Freitas Ribeiro. A caçada dos gigantes da web pelos desconectados: como Google e Facebook estão buscando novos usuários entre aqueles que não possuem acesso à internet e de que forma isso altera a realidade socioeconômica mundial. 2014. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/773 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455955288064000 |