Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/2280 |
Resumo: | Expõe o conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) – uma tendência estratégica e crescente em diversas instituições – associado à importância do trabalho da comunicação social nas variadas práticas relacionadas à ética e cidadania no mundo corporativo. Para compreender o surgimento da RSE, bem como da atual conscientização relacionada ao meio ambiente e à sustentabilidade, é proposta uma breve exposição histórica. Esta torna clara a passagem de uma mentalidade empresarial focada apenas no lucro para outra preocupada também com a questão socioambiental e a comunidade. Em uma análise prática, é apresentado o exemplo da Cosan – com destaque para o projeto social “Fundação Cosan”, criado em 2002, e o lançamento da nova plataforma da marca da empresa em 2009. Almejando compreender mais sobre o papel da comunicação nas empresas, buscou-se desenvolver os conceitos de comunicação empresarial e marketing social, atentando para a necessária diferenciação entre as ações sérias (planejadas, comprometidas) e as ações oportunistas (falsas, preocupadas apenas com os benefícios para a imagem corporativa). |
id |
UFRJ_83c84eef5191e61e5d0c6cba085b431a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/2280 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da CosanComunicação organizacionalResponsabilidade socialMarketingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOExpõe o conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) – uma tendência estratégica e crescente em diversas instituições – associado à importância do trabalho da comunicação social nas variadas práticas relacionadas à ética e cidadania no mundo corporativo. Para compreender o surgimento da RSE, bem como da atual conscientização relacionada ao meio ambiente e à sustentabilidade, é proposta uma breve exposição histórica. Esta torna clara a passagem de uma mentalidade empresarial focada apenas no lucro para outra preocupada também com a questão socioambiental e a comunidade. Em uma análise prática, é apresentado o exemplo da Cosan – com destaque para o projeto social “Fundação Cosan”, criado em 2002, e o lançamento da nova plataforma da marca da empresa em 2009. Almejando compreender mais sobre o papel da comunicação nas empresas, buscou-se desenvolver os conceitos de comunicação empresarial e marketing social, atentando para a necessária diferenciação entre as ações sérias (planejadas, comprometidas) e as ações oportunistas (falsas, preocupadas apenas com os benefícios para a imagem corporativa).Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJBarbosa, Gabriel Collareshttp://lattes.cnpq.br/9574814628228974Amaral, Marcio Tavares d'http://lattes.cnpq.br/7322409196325122Luz, Cristina Rego Monteiro dahttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960Carneiro, Fernanda de Carvalho2017-06-21T20:10:39Z2023-12-21T03:03:27Z2010-01-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCARNEIRO, Fernanda de Carvalho. Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan. 2009. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.http://hdl.handle.net/11422/2280porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:27Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2280Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:27Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan |
title |
Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan |
spellingShingle |
Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan Carneiro, Fernanda de Carvalho Comunicação organizacional Responsabilidade social Marketing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
title_short |
Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan |
title_full |
Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan |
title_fullStr |
Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan |
title_full_unstemmed |
Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan |
title_sort |
Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan |
author |
Carneiro, Fernanda de Carvalho |
author_facet |
Carneiro, Fernanda de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Gabriel Collares http://lattes.cnpq.br/9574814628228974 Amaral, Marcio Tavares d' http://lattes.cnpq.br/7322409196325122 Luz, Cristina Rego Monteiro da http://lattes.cnpq.br/9845102367219960 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Fernanda de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Responsabilidade social Marketing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
Comunicação organizacional Responsabilidade social Marketing CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
description |
Expõe o conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) – uma tendência estratégica e crescente em diversas instituições – associado à importância do trabalho da comunicação social nas variadas práticas relacionadas à ética e cidadania no mundo corporativo. Para compreender o surgimento da RSE, bem como da atual conscientização relacionada ao meio ambiente e à sustentabilidade, é proposta uma breve exposição histórica. Esta torna clara a passagem de uma mentalidade empresarial focada apenas no lucro para outra preocupada também com a questão socioambiental e a comunidade. Em uma análise prática, é apresentado o exemplo da Cosan – com destaque para o projeto social “Fundação Cosan”, criado em 2002, e o lançamento da nova plataforma da marca da empresa em 2009. Almejando compreender mais sobre o papel da comunicação nas empresas, buscou-se desenvolver os conceitos de comunicação empresarial e marketing social, atentando para a necessária diferenciação entre as ações sérias (planejadas, comprometidas) e as ações oportunistas (falsas, preocupadas apenas com os benefícios para a imagem corporativa). |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-06 2017-06-21T20:10:39Z 2023-12-21T03:03:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARNEIRO, Fernanda de Carvalho. Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan. 2009. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. http://hdl.handle.net/11422/2280 |
identifier_str_mv |
CARNEIRO, Fernanda de Carvalho. Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan. 2009. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/2280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455958123413504 |