Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Fernanda de Carvalho
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/2280
Resumo: Expõe o conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) – uma tendência estratégica e crescente em diversas instituições – associado à importância do trabalho da comunicação social nas variadas práticas relacionadas à ética e cidadania no mundo corporativo. Para compreender o surgimento da RSE, bem como da atual conscientização relacionada ao meio ambiente e à sustentabilidade, é proposta uma breve exposição histórica. Esta torna clara a passagem de uma mentalidade empresarial focada apenas no lucro para outra preocupada também com a questão socioambiental e a comunidade. Em uma análise prática, é apresentado o exemplo da Cosan – com destaque para o projeto social “Fundação Cosan”, criado em 2002, e o lançamento da nova plataforma da marca da empresa em 2009. Almejando compreender mais sobre o papel da comunicação nas empresas, buscou-se desenvolver os conceitos de comunicação empresarial e marketing social, atentando para a necessária diferenciação entre as ações sérias (planejadas, comprometidas) e as ações oportunistas (falsas, preocupadas apenas com os benefícios para a imagem corporativa).
id UFRJ_83c84eef5191e61e5d0c6cba085b431a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/2280
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da CosanComunicação organizacionalResponsabilidade socialMarketingCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOExpõe o conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) – uma tendência estratégica e crescente em diversas instituições – associado à importância do trabalho da comunicação social nas variadas práticas relacionadas à ética e cidadania no mundo corporativo. Para compreender o surgimento da RSE, bem como da atual conscientização relacionada ao meio ambiente e à sustentabilidade, é proposta uma breve exposição histórica. Esta torna clara a passagem de uma mentalidade empresarial focada apenas no lucro para outra preocupada também com a questão socioambiental e a comunidade. Em uma análise prática, é apresentado o exemplo da Cosan – com destaque para o projeto social “Fundação Cosan”, criado em 2002, e o lançamento da nova plataforma da marca da empresa em 2009. Almejando compreender mais sobre o papel da comunicação nas empresas, buscou-se desenvolver os conceitos de comunicação empresarial e marketing social, atentando para a necessária diferenciação entre as ações sérias (planejadas, comprometidas) e as ações oportunistas (falsas, preocupadas apenas com os benefícios para a imagem corporativa).Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJBarbosa, Gabriel Collareshttp://lattes.cnpq.br/9574814628228974Amaral, Marcio Tavares d'http://lattes.cnpq.br/7322409196325122Luz, Cristina Rego Monteiro dahttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960Carneiro, Fernanda de Carvalho2017-06-21T20:10:39Z2023-12-21T03:03:27Z2010-01-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCARNEIRO, Fernanda de Carvalho. Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan. 2009. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.http://hdl.handle.net/11422/2280porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:27Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/2280Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:27Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan
title Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan
spellingShingle Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan
Carneiro, Fernanda de Carvalho
Comunicação organizacional
Responsabilidade social
Marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
title_short Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan
title_full Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan
title_fullStr Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan
title_full_unstemmed Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan
title_sort Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan
author Carneiro, Fernanda de Carvalho
author_facet Carneiro, Fernanda de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Gabriel Collares
http://lattes.cnpq.br/9574814628228974
Amaral, Marcio Tavares d'
http://lattes.cnpq.br/7322409196325122
Luz, Cristina Rego Monteiro da
http://lattes.cnpq.br/9845102367219960
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Fernanda de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Responsabilidade social
Marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
topic Comunicação organizacional
Responsabilidade social
Marketing
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
description Expõe o conceito de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) – uma tendência estratégica e crescente em diversas instituições – associado à importância do trabalho da comunicação social nas variadas práticas relacionadas à ética e cidadania no mundo corporativo. Para compreender o surgimento da RSE, bem como da atual conscientização relacionada ao meio ambiente e à sustentabilidade, é proposta uma breve exposição histórica. Esta torna clara a passagem de uma mentalidade empresarial focada apenas no lucro para outra preocupada também com a questão socioambiental e a comunidade. Em uma análise prática, é apresentado o exemplo da Cosan – com destaque para o projeto social “Fundação Cosan”, criado em 2002, e o lançamento da nova plataforma da marca da empresa em 2009. Almejando compreender mais sobre o papel da comunicação nas empresas, buscou-se desenvolver os conceitos de comunicação empresarial e marketing social, atentando para a necessária diferenciação entre as ações sérias (planejadas, comprometidas) e as ações oportunistas (falsas, preocupadas apenas com os benefícios para a imagem corporativa).
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-06
2017-06-21T20:10:39Z
2023-12-21T03:03:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARNEIRO, Fernanda de Carvalho. Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan. 2009. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
http://hdl.handle.net/11422/2280
identifier_str_mv CARNEIRO, Fernanda de Carvalho. Interações entre comunicação e responsabilidade social nas empresas: o exemplo da Cosan. 2009. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
url http://hdl.handle.net/11422/2280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455958123413504