Na toca do coelho: deslocamentos em história da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Miriam Angeli
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/16701
Resumo: Imaginar alternativas às apresentadas no ensino convencional da história da arte e na prática institucional de exposições artísticas foi a origem do presente ensaio. O texto é criado através da montagem como processo narrativo, entendendo o deslocamento enquanto eixo temático busca-se compreender por diversos caminhos as consequências de deslocar um objeto de contexto. Assim, levantamos problemas na organização de instituições culturais (museus, galerias, centros culturais, etc) e como elas servem muitas vezes a interesses que não são nem culturais nem artísticos. Nossa abordagem apoiou-se em exemplos nos escritos de Umberto Eco e Carlo Ginzburg de deslocamento das obras de arte do espaço que normalmente ocupam - esse das instituições culturais - em uma busca de ressignificado e levantando a questão, como o contexto de um objeto pode mudar o que se entende sobre ele?. E, ainda, resgatamos na obra de Georges Didi-Huberman a sua proposta de anacronismo enquanto método na história da arte. Por fim, o trabalho sustenta o poder do contexto para o sentido de um objeto, expondo a lacuna interpretativa entre a singularidade de uma obra de arte e a legitimação dos espaços que a absorvem.
id UFRJ_8531c16cf185652037c1925569ddc19a
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/16701
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Padilha, Miriam AngeliMartins, Tatiana da Costa2022-04-13T15:45:43Z2023-11-30T03:01:47Z2021PADILHA, Miriam Angeli. Na toca do coelho: deslocamentos em história da arte. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/16701Submitted by André Araújo (leoaraujo@eba.ufrj.br) on 2022-04-13T15:45:43Z No. of bitstreams: 1 MAPadilha.pdf: 1317758 bytes, checksum: bde1ad11fb516b8e2cd9603108f89a70 (MD5)Made available in DSpace on 2022-04-13T15:45:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAPadilha.pdf: 1317758 bytes, checksum: bde1ad11fb516b8e2cd9603108f89a70 (MD5) Previous issue date: 2021Imaginar alternativas às apresentadas no ensino convencional da história da arte e na prática institucional de exposições artísticas foi a origem do presente ensaio. O texto é criado através da montagem como processo narrativo, entendendo o deslocamento enquanto eixo temático busca-se compreender por diversos caminhos as consequências de deslocar um objeto de contexto. Assim, levantamos problemas na organização de instituições culturais (museus, galerias, centros culturais, etc) e como elas servem muitas vezes a interesses que não são nem culturais nem artísticos. Nossa abordagem apoiou-se em exemplos nos escritos de Umberto Eco e Carlo Ginzburg de deslocamento das obras de arte do espaço que normalmente ocupam - esse das instituições culturais - em uma busca de ressignificado e levantando a questão, como o contexto de um objeto pode mudar o que se entende sobre ele?. E, ainda, resgatamos na obra de Georges Didi-Huberman a sua proposta de anacronismo enquanto método na história da arte. Por fim, o trabalho sustenta o poder do contexto para o sentido de um objeto, expondo a lacuna interpretativa entre a singularidade de uma obra de arte e a legitimação dos espaços que a absorvem.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de Belas ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEProcesso narrativoDeslocamentoArteNa toca do coelho: deslocamentos em história da arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16701/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALMAPadilha.pdfMAPadilha.pdfapplication/pdf1317758http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16701/1/MAPadilha.pdfbde1ad11fb516b8e2cd9603108f89a70MD5111422/167012023-11-30 00:01:47.025oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:01:47Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Na toca do coelho: deslocamentos em história da arte
title Na toca do coelho: deslocamentos em história da arte
spellingShingle Na toca do coelho: deslocamentos em história da arte
Padilha, Miriam Angeli
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Processo narrativo
Deslocamento
Arte
title_short Na toca do coelho: deslocamentos em história da arte
title_full Na toca do coelho: deslocamentos em história da arte
title_fullStr Na toca do coelho: deslocamentos em história da arte
title_full_unstemmed Na toca do coelho: deslocamentos em história da arte
title_sort Na toca do coelho: deslocamentos em história da arte
author Padilha, Miriam Angeli
author_facet Padilha, Miriam Angeli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Padilha, Miriam Angeli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Tatiana da Costa
contributor_str_mv Martins, Tatiana da Costa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Processo narrativo
Deslocamento
Arte
dc.subject.por.fl_str_mv Processo narrativo
Deslocamento
Arte
description Imaginar alternativas às apresentadas no ensino convencional da história da arte e na prática institucional de exposições artísticas foi a origem do presente ensaio. O texto é criado através da montagem como processo narrativo, entendendo o deslocamento enquanto eixo temático busca-se compreender por diversos caminhos as consequências de deslocar um objeto de contexto. Assim, levantamos problemas na organização de instituições culturais (museus, galerias, centros culturais, etc) e como elas servem muitas vezes a interesses que não são nem culturais nem artísticos. Nossa abordagem apoiou-se em exemplos nos escritos de Umberto Eco e Carlo Ginzburg de deslocamento das obras de arte do espaço que normalmente ocupam - esse das instituições culturais - em uma busca de ressignificado e levantando a questão, como o contexto de um objeto pode mudar o que se entende sobre ele?. E, ainda, resgatamos na obra de Georges Didi-Huberman a sua proposta de anacronismo enquanto método na história da arte. Por fim, o trabalho sustenta o poder do contexto para o sentido de um objeto, expondo a lacuna interpretativa entre a singularidade de uma obra de arte e a legitimação dos espaços que a absorvem.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-13T15:45:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:01:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PADILHA, Miriam Angeli. Na toca do coelho: deslocamentos em história da arte. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/16701
identifier_str_mv PADILHA, Miriam Angeli. Na toca do coelho: deslocamentos em história da arte. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/16701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Belas Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16701/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/16701/1/MAPadilha.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bde1ad11fb516b8e2cd9603108f89a70
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097241483444224