Um olhar pedagógico sobre o ensino da dança de salão em espaços de educação não formal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burgos, Maria Eduarda
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19126
Resumo: A dança encontra-se presente no mundo desde os primórdios da humanidade, quando os povos mais antigos dançavam, para a chuva e para o sol, para seus Deuses e para as pessoas mortas ou como uma das muitas formas de comunicação. A partir do século XV, a dança passou a ser executada nos grandes salões dos palácios, sobretudo a valsa, inaugurando o que hoje se conhece como danças socias ou Dança de Salão. A qual se dança a dois e que engloba vários ritmos. A dança de salão foi introduzida no Brasil em 1914, a princípio com a valsa e a mazurca. Os ritmos mais presentes nos salões do Brasil atualmente são: soltinho, forró, samba de gafieira, tango, bolero, salsa e zouk. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre a dança de salão, analisando as representações sociais que cercam esta prática para compreender como esta atividade pode impactar o processo de socialização de seus praticantes. O trabalho apresenta uma pesquisa com professores, alunos e bolsistas de uma academia de dança da cidade do Rio de Janeiro. Os participantes da pesquisa têm uma visão positiva da prática da atividade de dança de salão. Por fim, há uma análise de como a dança pode ser utilizada como prática pedagógica no contexto de educação não formal. Alguns resultados demonstram que uma boa aula ou uma aula ideal é sempre pautada no conceito de que as dificuldades são superadas e limites são ultrapassados pelos alunos. Além de ser uma atividade física, que no conjunto, traz benefícios físicos aos seus praticantes, os relatos sobre o trabalho com a timidez e autoconfiança são pontos relevantes nas respostas.
id UFRJ_859f8f795b1a1ef53192bc471b2fc905
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/19126
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Um olhar pedagógico sobre o ensino da dança de salão em espaços de educação não formalEducação não-formalDança de salãoSocializaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA dança encontra-se presente no mundo desde os primórdios da humanidade, quando os povos mais antigos dançavam, para a chuva e para o sol, para seus Deuses e para as pessoas mortas ou como uma das muitas formas de comunicação. A partir do século XV, a dança passou a ser executada nos grandes salões dos palácios, sobretudo a valsa, inaugurando o que hoje se conhece como danças socias ou Dança de Salão. A qual se dança a dois e que engloba vários ritmos. A dança de salão foi introduzida no Brasil em 1914, a princípio com a valsa e a mazurca. Os ritmos mais presentes nos salões do Brasil atualmente são: soltinho, forró, samba de gafieira, tango, bolero, salsa e zouk. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre a dança de salão, analisando as representações sociais que cercam esta prática para compreender como esta atividade pode impactar o processo de socialização de seus praticantes. O trabalho apresenta uma pesquisa com professores, alunos e bolsistas de uma academia de dança da cidade do Rio de Janeiro. Os participantes da pesquisa têm uma visão positiva da prática da atividade de dança de salão. Por fim, há uma análise de como a dança pode ser utilizada como prática pedagógica no contexto de educação não formal. Alguns resultados demonstram que uma boa aula ou uma aula ideal é sempre pautada no conceito de que as dificuldades são superadas e limites são ultrapassados pelos alunos. Além de ser uma atividade física, que no conjunto, traz benefícios físicos aos seus praticantes, os relatos sobre o trabalho com a timidez e autoconfiança são pontos relevantes nas respostas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJSilveira, Silvia Camara Soter daBurgos, Maria Eduarda2022-11-10T18:26:30Z2023-12-21T03:09:34Z2022-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisBURGOS, Maria Eduarda. Um olhar pedagógico sobre o ensino da dança de salão em espaços de educação não formal. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/19126porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:34Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/19126Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:34Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar pedagógico sobre o ensino da dança de salão em espaços de educação não formal
title Um olhar pedagógico sobre o ensino da dança de salão em espaços de educação não formal
spellingShingle Um olhar pedagógico sobre o ensino da dança de salão em espaços de educação não formal
Burgos, Maria Eduarda
Educação não-formal
Dança de salão
Socialização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Um olhar pedagógico sobre o ensino da dança de salão em espaços de educação não formal
title_full Um olhar pedagógico sobre o ensino da dança de salão em espaços de educação não formal
title_fullStr Um olhar pedagógico sobre o ensino da dança de salão em espaços de educação não formal
title_full_unstemmed Um olhar pedagógico sobre o ensino da dança de salão em espaços de educação não formal
title_sort Um olhar pedagógico sobre o ensino da dança de salão em espaços de educação não formal
author Burgos, Maria Eduarda
author_facet Burgos, Maria Eduarda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silveira, Silvia Camara Soter da
dc.contributor.author.fl_str_mv Burgos, Maria Eduarda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação não-formal
Dança de salão
Socialização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação não-formal
Dança de salão
Socialização
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A dança encontra-se presente no mundo desde os primórdios da humanidade, quando os povos mais antigos dançavam, para a chuva e para o sol, para seus Deuses e para as pessoas mortas ou como uma das muitas formas de comunicação. A partir do século XV, a dança passou a ser executada nos grandes salões dos palácios, sobretudo a valsa, inaugurando o que hoje se conhece como danças socias ou Dança de Salão. A qual se dança a dois e que engloba vários ritmos. A dança de salão foi introduzida no Brasil em 1914, a princípio com a valsa e a mazurca. Os ritmos mais presentes nos salões do Brasil atualmente são: soltinho, forró, samba de gafieira, tango, bolero, salsa e zouk. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre a dança de salão, analisando as representações sociais que cercam esta prática para compreender como esta atividade pode impactar o processo de socialização de seus praticantes. O trabalho apresenta uma pesquisa com professores, alunos e bolsistas de uma academia de dança da cidade do Rio de Janeiro. Os participantes da pesquisa têm uma visão positiva da prática da atividade de dança de salão. Por fim, há uma análise de como a dança pode ser utilizada como prática pedagógica no contexto de educação não formal. Alguns resultados demonstram que uma boa aula ou uma aula ideal é sempre pautada no conceito de que as dificuldades são superadas e limites são ultrapassados pelos alunos. Além de ser uma atividade física, que no conjunto, traz benefícios físicos aos seus praticantes, os relatos sobre o trabalho com a timidez e autoconfiança são pontos relevantes nas respostas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-10T18:26:30Z
2022-06-13
2023-12-21T03:09:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BURGOS, Maria Eduarda. Um olhar pedagógico sobre o ensino da dança de salão em espaços de educação não formal. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
http://hdl.handle.net/11422/19126
identifier_str_mv BURGOS, Maria Eduarda. Um olhar pedagógico sobre o ensino da dança de salão em espaços de educação não formal. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/19126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456038805045248