Revisão de escopo sobre a importância de estratégias educativas para a conscientização do descarte correto de medicamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Chayanne Souza
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/17628
Resumo: Introdução: Os medicamentos são uma importante ferramenta terapêutica. No entanto, sua ampla produção, propaganda e acesso contribuem para uma aquisição e uso indiscriminado, constituindo riscos à saúde e ao meio ambiente quando descartados incorretamente. Objetivo: Efetuar uma revisão de escopo para mapear as evidências científicas relacionadas com a conscientização populacional sobre o descarte correto de medicamentos vencidos ou em desuso. Metodologia: A questão a ser respondida foi “Quais são as evidências científicas relacionadas com a importância da conscientização populacional a respeito do descarte correto de medicamentos vencidos ou em desuso?”. A estratégia de buscas por artigos foi realizada nas bases de dados PubMed, Scielo, Scopus e Web of Science, com as palavras chaves e operadores booleanos: disposal* drug* OR disposal* medicine* OR residue* medicine* OR residue* drug* OR waste* drug* OR waste* medicine* OR descarte medicamento* OR residuo* medicamento* OR residuo* droga*. A busca ocorreu nos títulos de artigos publicados entre 1990 e 2021. Os resumos dos trabalhos encontrados foram avaliados e para seleção dos documentos foram aplicados critérios de inclusão (CI) e exclusão (CE). Os CI abordaram a seleção de apenas artigos revisados por pares que relatavam a importância e/ou necessidade de atividade educativa para diminuir o descarte incorreto de medicamentos e que empregaram algum instrumento de pesquisa (ex: questionários ou entrevistas). Os CE abordaram a exclusão dos artigos duplicados e também os trabalhos onde não foi possível acesso ao resumo e/ou documento inteiro. Os dados de interesse foram avaliados quali e quantitativamente. O gerenciador de referências utilizado para a exportação dos artigos foi o Mendeley. Resultados e discussão: Os resultados encontrados apontaram um total de 4066 artigos. Porém, após aplicar os CI e CE, apenas 39 artigos foram selecionados para a leitura e extração de dados. Em relação a nacionalidade dos primeiros autores, o Brasil foi o país que apresentou maior número de publicações. Com relação à análise dos públicos-alvos das pesquisas: 44% dos estudos teve como público-alvo a comunidade geral de uma localidade, 18% profissionais de saúde, 10% estudantes de universidades, 10% pacientes de unidades de saúde, 8% públicos múltiplos, 8% consumidores de farmácias específicas de uma localidade e 3% funcionários de empresas sem ser da área da saúde. Além disso, 74% dos estudos utilizaram questionários como fonte de evidência, 18% entrevistas, e 8% realizaram tanto questionários como entrevistas (instrumentos mistos). Todos os estudos avaliados discutiram a necessidade de conscientizar a população sobre as consequências do descarte incorreto de medicamentos, porém 74% não propuseram efetivamente alguma aplicação de intervenção educativa, 13% propuseram efetivamente a aplicação de uma intervenção educativa, e outros 13% haviam empregado uma intervenção educativa prévia ao estudo. A maioria dessas propostas estão relacionadas com estratégias que envolvem recursos visuais e debates. Conclusão: Através do presente estudo de revisão foi possível mapear as pesquisas que avaliaram o grau de instrução dos participantes sobre o descarte de resíduos medicamentosos. Além disso, foi possível verificar a necessidade de ampliação de estratégias educacionais a respeito da temática, sendo possível mapear algumas ações já empregadas pelos pesquisadores da área.
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