Seleção de localidades com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária : um estudo de caso da aviação regional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Hugo Vieira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12018
Resumo: O presente estudo desenvolve um modelo para a seleção de municípios brasileiros com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária, como forma de fomentar a aviação regional e ampliar o acesso da população brasileira aos voos domésticos regulares. Para este fim, foram utilizados modelos discretos de localização de facilidades baseados em cobertura. Desenvolveu-se um modelo baseado em cobertura parcial e com restrição à instalação de facilidades próximas. Os resultados obtidos mostram a contribuição do modelo proposto quando comparado ao modelo clássico de maximização de cobertura e também quando comparado ao Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional brasileiro, indicando a possibilidade de se reduzir consideravelmente o número de aeroportos contemplados por investimentos, mantendo o mesmo nível de cobertura da população.
id UFRJ_86995f9f280e410b33bd114d0b61bec4
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12018
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Vasconcelos, Hugo Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/7060585515102803http://lattes.cnpq.br/2777534695656871Fernandes, EltonOliveira, Alessandro Vinícius Marques deSilva, Marcelino Aurélio Vieira da2020-04-24T13:58:15Z2023-11-30T03:03:56Z2018-10http://hdl.handle.net/11422/12018O presente estudo desenvolve um modelo para a seleção de municípios brasileiros com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária, como forma de fomentar a aviação regional e ampliar o acesso da população brasileira aos voos domésticos regulares. Para este fim, foram utilizados modelos discretos de localização de facilidades baseados em cobertura. Desenvolveu-se um modelo baseado em cobertura parcial e com restrição à instalação de facilidades próximas. Os resultados obtidos mostram a contribuição do modelo proposto quando comparado ao modelo clássico de maximização de cobertura e também quando comparado ao Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional brasileiro, indicando a possibilidade de se reduzir consideravelmente o número de aeroportos contemplados por investimentos, mantendo o mesmo nível de cobertura da população.This study develops a model for the selection of Brazilian municipalities with potential to receive investments in airport infrastructure, as a way to foment regional aviation and to increase Brazilian population access to regular domestic flights. For this purpose, discrete covering based facilities location models were used. A model was developed based on partial coverage and with restrictions on the installation of nearby facilities. The results show the contribution of the proposed model when compared to the classic coverage location problem and also when compared to the Brazilian Regional Aviation Development Program, indicating the possibility of reducing considerably the number of airports contemplated by investments, maintaining the same level of coverage of the population.Submitted by Daniele Fonseca (daniele@ct.ufrj.br) on 2020-04-24T13:58:15Z No. of bitstreams: 1 HugoVieiraDeVasconcelos.pdf: 6171634 bytes, checksum: dce71d00fe74695c60f8e52737099264 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-24T13:58:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HugoVieiraDeVasconcelos.pdf: 6171634 bytes, checksum: dce71d00fe74695c60f8e52737099264 (MD5) Previous issue date: 2018-10porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de TransportesUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESaviação regionalaeroportosSeleção de localidades com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária : um estudo de caso da aviação regionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALHugoVieiraDeVasconcelos.pdfHugoVieiraDeVasconcelos.pdfapplication/pdf6171634http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12018/1/HugoVieiraDeVasconcelos.pdfdce71d00fe74695c60f8e52737099264MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12018/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/120182023-11-30 00:03:56.879oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:56Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Seleção de localidades com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária : um estudo de caso da aviação regional
title Seleção de localidades com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária : um estudo de caso da aviação regional
spellingShingle Seleção de localidades com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária : um estudo de caso da aviação regional
Vasconcelos, Hugo Vieira de
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
aviação regional
aeroportos
title_short Seleção de localidades com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária : um estudo de caso da aviação regional
title_full Seleção de localidades com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária : um estudo de caso da aviação regional
title_fullStr Seleção de localidades com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária : um estudo de caso da aviação regional
title_full_unstemmed Seleção de localidades com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária : um estudo de caso da aviação regional
title_sort Seleção de localidades com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária : um estudo de caso da aviação regional
author Vasconcelos, Hugo Vieira de
author_facet Vasconcelos, Hugo Vieira de
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7060585515102803
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2777534695656871
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Hugo Vieira de
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fernandes, Elton
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Oliveira, Alessandro Vinícius Marques de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Marcelino Aurélio Vieira da
contributor_str_mv Fernandes, Elton
Oliveira, Alessandro Vinícius Marques de
Silva, Marcelino Aurélio Vieira da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES
aviação regional
aeroportos
dc.subject.por.fl_str_mv aviação regional
aeroportos
description O presente estudo desenvolve um modelo para a seleção de municípios brasileiros com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária, como forma de fomentar a aviação regional e ampliar o acesso da população brasileira aos voos domésticos regulares. Para este fim, foram utilizados modelos discretos de localização de facilidades baseados em cobertura. Desenvolveu-se um modelo baseado em cobertura parcial e com restrição à instalação de facilidades próximas. Os resultados obtidos mostram a contribuição do modelo proposto quando comparado ao modelo clássico de maximização de cobertura e também quando comparado ao Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional brasileiro, indicando a possibilidade de se reduzir consideravelmente o número de aeroportos contemplados por investimentos, mantendo o mesmo nível de cobertura da população.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-04-24T13:58:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:03:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/12018
url http://hdl.handle.net/11422/12018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12018/1/HugoVieiraDeVasconcelos.pdf
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12018/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv dce71d00fe74695c60f8e52737099264
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097180478341120