Seleção de localidades com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária : um estudo de caso da aviação regional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12018 |
Resumo: | O presente estudo desenvolve um modelo para a seleção de municípios brasileiros com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária, como forma de fomentar a aviação regional e ampliar o acesso da população brasileira aos voos domésticos regulares. Para este fim, foram utilizados modelos discretos de localização de facilidades baseados em cobertura. Desenvolveu-se um modelo baseado em cobertura parcial e com restrição à instalação de facilidades próximas. Os resultados obtidos mostram a contribuição do modelo proposto quando comparado ao modelo clássico de maximização de cobertura e também quando comparado ao Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional brasileiro, indicando a possibilidade de se reduzir consideravelmente o número de aeroportos contemplados por investimentos, mantendo o mesmo nível de cobertura da população. |
id |
UFRJ_86995f9f280e410b33bd114d0b61bec4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12018 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Vasconcelos, Hugo Vieira dehttp://lattes.cnpq.br/7060585515102803http://lattes.cnpq.br/2777534695656871Fernandes, EltonOliveira, Alessandro Vinícius Marques deSilva, Marcelino Aurélio Vieira da2020-04-24T13:58:15Z2023-11-30T03:03:56Z2018-10http://hdl.handle.net/11422/12018O presente estudo desenvolve um modelo para a seleção de municípios brasileiros com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária, como forma de fomentar a aviação regional e ampliar o acesso da população brasileira aos voos domésticos regulares. Para este fim, foram utilizados modelos discretos de localização de facilidades baseados em cobertura. Desenvolveu-se um modelo baseado em cobertura parcial e com restrição à instalação de facilidades próximas. Os resultados obtidos mostram a contribuição do modelo proposto quando comparado ao modelo clássico de maximização de cobertura e também quando comparado ao Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional brasileiro, indicando a possibilidade de se reduzir consideravelmente o número de aeroportos contemplados por investimentos, mantendo o mesmo nível de cobertura da população.This study develops a model for the selection of Brazilian municipalities with potential to receive investments in airport infrastructure, as a way to foment regional aviation and to increase Brazilian population access to regular domestic flights. For this purpose, discrete covering based facilities location models were used. A model was developed based on partial coverage and with restrictions on the installation of nearby facilities. The results show the contribution of the proposed model when compared to the classic coverage location problem and also when compared to the Brazilian Regional Aviation Development Program, indicating the possibility of reducing considerably the number of airports contemplated by investments, maintaining the same level of coverage of the population.Submitted by Daniele Fonseca (daniele@ct.ufrj.br) on 2020-04-24T13:58:15Z No. of bitstreams: 1 HugoVieiraDeVasconcelos.pdf: 6171634 bytes, checksum: dce71d00fe74695c60f8e52737099264 (MD5)Made available in DSpace on 2020-04-24T13:58:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HugoVieiraDeVasconcelos.pdf: 6171634 bytes, checksum: dce71d00fe74695c60f8e52737099264 (MD5) Previous issue date: 2018-10porUniversidade Federal do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de TransportesUFRJBrasilInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de EngenhariaCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESaviação regionalaeroportosSeleção de localidades com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária : um estudo de caso da aviação regionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALHugoVieiraDeVasconcelos.pdfHugoVieiraDeVasconcelos.pdfapplication/pdf6171634http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12018/1/HugoVieiraDeVasconcelos.pdfdce71d00fe74695c60f8e52737099264MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12018/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/120182023-11-30 00:03:56.879oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:03:56Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Seleção de localidades com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária : um estudo de caso da aviação regional |
title |
Seleção de localidades com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária : um estudo de caso da aviação regional |
spellingShingle |
Seleção de localidades com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária : um estudo de caso da aviação regional Vasconcelos, Hugo Vieira de CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES aviação regional aeroportos |
title_short |
Seleção de localidades com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária : um estudo de caso da aviação regional |
title_full |
Seleção de localidades com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária : um estudo de caso da aviação regional |
title_fullStr |
Seleção de localidades com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária : um estudo de caso da aviação regional |
title_full_unstemmed |
Seleção de localidades com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária : um estudo de caso da aviação regional |
title_sort |
Seleção de localidades com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária : um estudo de caso da aviação regional |
author |
Vasconcelos, Hugo Vieira de |
author_facet |
Vasconcelos, Hugo Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7060585515102803 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2777534695656871 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Hugo Vieira de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fernandes, Elton |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Oliveira, Alessandro Vinícius Marques de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Marcelino Aurélio Vieira da |
contributor_str_mv |
Fernandes, Elton Oliveira, Alessandro Vinícius Marques de Silva, Marcelino Aurélio Vieira da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES |
topic |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES aviação regional aeroportos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aviação regional aeroportos |
description |
O presente estudo desenvolve um modelo para a seleção de municípios brasileiros com potencial para receber investimentos em infraestrutura aeroportuária, como forma de fomentar a aviação regional e ampliar o acesso da população brasileira aos voos domésticos regulares. Para este fim, foram utilizados modelos discretos de localização de facilidades baseados em cobertura. Desenvolveu-se um modelo baseado em cobertura parcial e com restrição à instalação de facilidades próximas. Os resultados obtidos mostram a contribuição do modelo proposto quando comparado ao modelo clássico de maximização de cobertura e também quando comparado ao Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional brasileiro, indicando a possibilidade de se reduzir consideravelmente o número de aeroportos contemplados por investimentos, mantendo o mesmo nível de cobertura da população. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-04-24T13:58:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:03:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/12018 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12018/1/HugoVieiraDeVasconcelos.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/12018/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dce71d00fe74695c60f8e52737099264 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097180478341120 |