Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marina Loureiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/17401
Resumo: A presente monografia tem o objetivo de investigar se social bots influenciaram o debate político brasileiro nas eleições presidenciais de 2018. Como vem sendo observado em outros processos eleitorais, o conteúdo que circula nas redes sociais pode alterar concepções sobre pautas políticas e influenciar diretamente no resultado eleitoral. Por isso, torna-se importante analisar se e como isso ocorreu no Brasil em 2018. O conceito de propaganda computacional e a definição de social bots são apresentados através de uma revisão de literatura. Também são expostos aspectos do contexto político brasileiro em 2018 que foram importantes para vitória de Jair Bolsonaro. Para analisar a presença dos bots nesse momento, é realizado um estudo de caso baseado em uma análise documental de notícias jornalísticas.
id UFRJ_86f39aa35868e33e34a3a7a0ad1e0cf3
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/17401
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018Presidentes - Brasil - Eleições, 2018RobôsPropaganda políticaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOA presente monografia tem o objetivo de investigar se social bots influenciaram o debate político brasileiro nas eleições presidenciais de 2018. Como vem sendo observado em outros processos eleitorais, o conteúdo que circula nas redes sociais pode alterar concepções sobre pautas políticas e influenciar diretamente no resultado eleitoral. Por isso, torna-se importante analisar se e como isso ocorreu no Brasil em 2018. O conceito de propaganda computacional e a definição de social bots são apresentados através de uma revisão de literatura. Também são expostos aspectos do contexto político brasileiro em 2018 que foram importantes para vitória de Jair Bolsonaro. Para analisar a presença dos bots nesse momento, é realizado um estudo de caso baseado em uma análise documental de notícias jornalísticas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJSantini, Rose MarieFragozo, Fernando Antonio SoaresSalles, Débora GomesSantos, Marina Loureiro2022-06-24T22:07:34Z2023-12-21T03:09:01Z2019-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Marina Loureiro. Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/17401porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:01Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17401Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018
title Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018
spellingShingle Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018
Santos, Marina Loureiro
Presidentes - Brasil - Eleições, 2018
Robôs
Propaganda política
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
title_short Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018
title_full Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018
title_fullStr Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018
title_full_unstemmed Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018
title_sort Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018
author Santos, Marina Loureiro
author_facet Santos, Marina Loureiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santini, Rose Marie
Fragozo, Fernando Antonio Soares
Salles, Débora Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marina Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Presidentes - Brasil - Eleições, 2018
Robôs
Propaganda política
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
topic Presidentes - Brasil - Eleições, 2018
Robôs
Propaganda política
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
description A presente monografia tem o objetivo de investigar se social bots influenciaram o debate político brasileiro nas eleições presidenciais de 2018. Como vem sendo observado em outros processos eleitorais, o conteúdo que circula nas redes sociais pode alterar concepções sobre pautas políticas e influenciar diretamente no resultado eleitoral. Por isso, torna-se importante analisar se e como isso ocorreu no Brasil em 2018. O conceito de propaganda computacional e a definição de social bots são apresentados através de uma revisão de literatura. Também são expostos aspectos do contexto político brasileiro em 2018 que foram importantes para vitória de Jair Bolsonaro. Para analisar a presença dos bots nesse momento, é realizado um estudo de caso baseado em uma análise documental de notícias jornalísticas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-02
2022-06-24T22:07:34Z
2023-12-21T03:09:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Marina Loureiro. Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
http://hdl.handle.net/11422/17401
identifier_str_mv SANTOS, Marina Loureiro. Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
url http://hdl.handle.net/11422/17401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456026719158272