Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/17401 |
Resumo: | A presente monografia tem o objetivo de investigar se social bots influenciaram o debate político brasileiro nas eleições presidenciais de 2018. Como vem sendo observado em outros processos eleitorais, o conteúdo que circula nas redes sociais pode alterar concepções sobre pautas políticas e influenciar diretamente no resultado eleitoral. Por isso, torna-se importante analisar se e como isso ocorreu no Brasil em 2018. O conceito de propaganda computacional e a definição de social bots são apresentados através de uma revisão de literatura. Também são expostos aspectos do contexto político brasileiro em 2018 que foram importantes para vitória de Jair Bolsonaro. Para analisar a presença dos bots nesse momento, é realizado um estudo de caso baseado em uma análise documental de notícias jornalísticas. |
id |
UFRJ_86f39aa35868e33e34a3a7a0ad1e0cf3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/17401 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018Presidentes - Brasil - Eleições, 2018RobôsPropaganda políticaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOA presente monografia tem o objetivo de investigar se social bots influenciaram o debate político brasileiro nas eleições presidenciais de 2018. Como vem sendo observado em outros processos eleitorais, o conteúdo que circula nas redes sociais pode alterar concepções sobre pautas políticas e influenciar diretamente no resultado eleitoral. Por isso, torna-se importante analisar se e como isso ocorreu no Brasil em 2018. O conceito de propaganda computacional e a definição de social bots são apresentados através de uma revisão de literatura. Também são expostos aspectos do contexto político brasileiro em 2018 que foram importantes para vitória de Jair Bolsonaro. Para analisar a presença dos bots nesse momento, é realizado um estudo de caso baseado em uma análise documental de notícias jornalísticas.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJSantini, Rose MarieFragozo, Fernando Antonio SoaresSalles, Débora GomesSantos, Marina Loureiro2022-06-24T22:07:34Z2023-12-21T03:09:01Z2019-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Marina Loureiro. Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/17401porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:09:01Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/17401Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:09:01Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018 |
title |
Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018 |
spellingShingle |
Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018 Santos, Marina Loureiro Presidentes - Brasil - Eleições, 2018 Robôs Propaganda política CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
title_short |
Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018 |
title_full |
Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018 |
title_fullStr |
Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018 |
title_full_unstemmed |
Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018 |
title_sort |
Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018 |
author |
Santos, Marina Loureiro |
author_facet |
Santos, Marina Loureiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santini, Rose Marie Fragozo, Fernando Antonio Soares Salles, Débora Gomes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Marina Loureiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Presidentes - Brasil - Eleições, 2018 Robôs Propaganda política CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
topic |
Presidentes - Brasil - Eleições, 2018 Robôs Propaganda política CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO |
description |
A presente monografia tem o objetivo de investigar se social bots influenciaram o debate político brasileiro nas eleições presidenciais de 2018. Como vem sendo observado em outros processos eleitorais, o conteúdo que circula nas redes sociais pode alterar concepções sobre pautas políticas e influenciar diretamente no resultado eleitoral. Por isso, torna-se importante analisar se e como isso ocorreu no Brasil em 2018. O conceito de propaganda computacional e a definição de social bots são apresentados através de uma revisão de literatura. Também são expostos aspectos do contexto político brasileiro em 2018 que foram importantes para vitória de Jair Bolsonaro. Para analisar a presença dos bots nesse momento, é realizado um estudo de caso baseado em uma análise documental de notícias jornalísticas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-02 2022-06-24T22:07:34Z 2023-12-21T03:09:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Marina Loureiro. Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. http://hdl.handle.net/11422/17401 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Marina Loureiro. Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/17401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456026719158272 |