O impacto das agências de rating no financiamento empresarial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1183 |
Resumo: | Analisar a relevância das agências de rating na escolha da forma de financiamento das empresas. Ao longo dos anos, essas agências adquiriram grande reconhecimento, o que fez com que suas avaliações de crédito passassem a ser amplamente utilizadas pelos agentes financeiros para direcionarem seus investimentos: empresas com um maior nível de rating e, consequentemente, com crédito melhor avaliado, receberiam mais recursos do que outras em nível inferior. Assim, adquirir uma avaliação positiva tornou-se, praticamente, essencial para todas as empresas que buscavam recursos no mercado financeiro. Porém, após a ocorrência de fortes crises mundiais as agências de rating tiveram sua credibilidade abalada, fazendo com que sua atuação começasse a ser questionada. Por isso, torna-se importante conhecer as críticas feitas à essas instituições tão relevantes para as empresas e, consequentemente, para a economia. |
id |
UFRJ_87f69dc4271dc2f641b5f2b99cc1da2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1183 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O impacto das agências de rating no financiamento empresarialAgências de ratingFinanciamentoEmpresasCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIAAnalisar a relevância das agências de rating na escolha da forma de financiamento das empresas. Ao longo dos anos, essas agências adquiriram grande reconhecimento, o que fez com que suas avaliações de crédito passassem a ser amplamente utilizadas pelos agentes financeiros para direcionarem seus investimentos: empresas com um maior nível de rating e, consequentemente, com crédito melhor avaliado, receberiam mais recursos do que outras em nível inferior. Assim, adquirir uma avaliação positiva tornou-se, praticamente, essencial para todas as empresas que buscavam recursos no mercado financeiro. Porém, após a ocorrência de fortes crises mundiais as agências de rating tiveram sua credibilidade abalada, fazendo com que sua atuação começasse a ser questionada. Por isso, torna-se importante conhecer as críticas feitas à essas instituições tão relevantes para as empresas e, consequentemente, para a economia.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EconomiaUFRJPaula, Ana Cristina Reif dehttp://lattes.cnpq.br/9929264535023739Mathias, João Felippe Cury MarinhoBusato, Maria IsabelKauffmann, Anna Mattos2017-01-03T14:32:10Z2023-12-21T03:04:33Z2016-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://hdl.handle.net/11422/1183porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:33Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1183Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:33Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto das agências de rating no financiamento empresarial |
title |
O impacto das agências de rating no financiamento empresarial |
spellingShingle |
O impacto das agências de rating no financiamento empresarial Kauffmann, Anna Mattos Agências de rating Financiamento Empresas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
title_short |
O impacto das agências de rating no financiamento empresarial |
title_full |
O impacto das agências de rating no financiamento empresarial |
title_fullStr |
O impacto das agências de rating no financiamento empresarial |
title_full_unstemmed |
O impacto das agências de rating no financiamento empresarial |
title_sort |
O impacto das agências de rating no financiamento empresarial |
author |
Kauffmann, Anna Mattos |
author_facet |
Kauffmann, Anna Mattos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paula, Ana Cristina Reif de http://lattes.cnpq.br/9929264535023739 Mathias, João Felippe Cury Marinho Busato, Maria Isabel |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kauffmann, Anna Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agências de rating Financiamento Empresas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
topic |
Agências de rating Financiamento Empresas CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
description |
Analisar a relevância das agências de rating na escolha da forma de financiamento das empresas. Ao longo dos anos, essas agências adquiriram grande reconhecimento, o que fez com que suas avaliações de crédito passassem a ser amplamente utilizadas pelos agentes financeiros para direcionarem seus investimentos: empresas com um maior nível de rating e, consequentemente, com crédito melhor avaliado, receberiam mais recursos do que outras em nível inferior. Assim, adquirir uma avaliação positiva tornou-se, praticamente, essencial para todas as empresas que buscavam recursos no mercado financeiro. Porém, após a ocorrência de fortes crises mundiais as agências de rating tiveram sua credibilidade abalada, fazendo com que sua atuação começasse a ser questionada. Por isso, torna-se importante conhecer as críticas feitas à essas instituições tão relevantes para as empresas e, consequentemente, para a economia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04 2017-01-03T14:32:10Z 2023-12-21T03:04:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/1183 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1183 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Economia UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Instituto de Economia UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455953930158080 |