O consumidor e as marcas próprias de supermercado: uma visão sobre produtos de limpeza e de higiene pessoal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D’Audenhove, Marina de Norman et
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/13038
Resumo: O setor varejista, devido à alta competitividade, vem passando por grandes transformações a fim de atender de forma eficiente e eficaz às exigências do consumidor. Para tanto, a criação e implementação de ações estratégicas que proporcionem diferenciais competitivos para os varejistas tornaram-se uma constante no dia-a-dia do varejo. A adoção de marcas próprias no mix de produtos do supermercado é um exemplo dessas estratégias. No entanto, percebe-se um crescimento lento das marcas próprias na participação de mercado no Brasil, o que reflete a atitude dos consumidores diante destes produtos. Entender o comportamento do consumidor, bem como a atitude deste em relação aos produtos de marca própria torna-se importante para uma melhor compreensão deste fenômeno. Desta forma, o presente trabalho tem o objetivo de investigar a percepção do consumidor em relação a produtos de higiene pessoal e limpeza que possuam marca própria do varejista, no que se refere à qualidade destes e à intenção de compra. Para o alcance deste objetivo, foram feitas revisões da literatura sobre marcas, marcas próprias e sua evolução, sobre o contexto internacional e nacional, e a atitude do consumidor frente aos produtos de marca própria. A pesquisa de campo foi realizada através de um survey, ou levantamento, com uso de um questionário auto-administrado e a amostra foi composta por 58 pessoas, de ambos os sexos e provenientes do Estado do Rio de Janeiro. Os resultados obtidos indicam que os respondentes não possuem uma imagem muito favorável em relação aos produtos de marcas próprias, principalmente no que se refere à qualidade do produto. Assim, a partir da análise dos resultados obtidos concluise que o risco percebido, a qualidade, a falta de comunicação e o preço inadequado são os principais fatores que devem ser reavaliados pelos varejistas para uma melhor percepção e atitude dos consumidores perante os produtos de marcas próprias.
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