Bodas de sangue inversão: estudo de imagens referenciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Dazio Moreira dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12103
Resumo: Sob o olhar clínico do orientador, Ronald Teixeira. A escolhado texto; Bodas de Sangue de Frederico Garcia Lorca, foi feita de maneira a explorar partes bem marcantes do mesmo. Como, o sentimento de perda, a maneira sufocada que alguns personagens se apresentam mediante a luta entre o que fazer e o que querer fazer. O espetáculo considerado obra prima por vários críticos, traz de maneira peculiar uma cerimonia trágica de um casamento realizado de maneira insatisfatória, obrigando a dois amantes sucumbir a força de sua atração os levando a uma fuga desesperada. A escolha do Teatro de Arena dar-se entre tantos outros motivos em especial por conta da perseguição grifada de maneira ostensiva no ultimo ato. A fuga e a caça desesperada. A cenografia foi pensada de maneira a envolver a plateia fazendo-a ser testemunha e parte dessa cerimonia trágica. A inversão plateia palco, permite o enriquecimento desta cena tão marcante quando outrora duas figuras místicas tomam conta do espaço cênico fazendo com que o suspense do final daquele enlace, fique notoriamente atraente. Um bosque abraçando plateia e elenco, os tornando apenas um, permite um deleite maior de toda a poesia contida nessa tragédia.
id UFRJ_8b8a53833af5d9ae4ef2e52674c135b6
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12103
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Bodas de sangue inversão: estudo de imagens referenciaisInversãoTragédiaMísticoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIASob o olhar clínico do orientador, Ronald Teixeira. A escolhado texto; Bodas de Sangue de Frederico Garcia Lorca, foi feita de maneira a explorar partes bem marcantes do mesmo. Como, o sentimento de perda, a maneira sufocada que alguns personagens se apresentam mediante a luta entre o que fazer e o que querer fazer. O espetáculo considerado obra prima por vários críticos, traz de maneira peculiar uma cerimonia trágica de um casamento realizado de maneira insatisfatória, obrigando a dois amantes sucumbir a força de sua atração os levando a uma fuga desesperada. A escolha do Teatro de Arena dar-se entre tantos outros motivos em especial por conta da perseguição grifada de maneira ostensiva no ultimo ato. A fuga e a caça desesperada. A cenografia foi pensada de maneira a envolver a plateia fazendo-a ser testemunha e parte dessa cerimonia trágica. A inversão plateia palco, permite o enriquecimento desta cena tão marcante quando outrora duas figuras místicas tomam conta do espaço cênico fazendo com que o suspense do final daquele enlace, fique notoriamente atraente. Um bosque abraçando plateia e elenco, os tornando apenas um, permite um deleite maior de toda a poesia contida nessa tragédia.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de Belas ArtesUFRJCunha, Ronald Teixeira dahttp://lattes.cnpq.br/2979170790317550Santos, Dazio Moreira dos2020-05-05T15:32:30Z2023-12-21T03:00:45Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSANTOS, Dazio Moreira dos. Bodas de sangue inversão: estudo de imagens referenciais. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Cenografia) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12103porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:00:45Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12103Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:00:45Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Bodas de sangue inversão: estudo de imagens referenciais
title Bodas de sangue inversão: estudo de imagens referenciais
spellingShingle Bodas de sangue inversão: estudo de imagens referenciais
Santos, Dazio Moreira dos
Inversão
Tragédia
Místico
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIA
title_short Bodas de sangue inversão: estudo de imagens referenciais
title_full Bodas de sangue inversão: estudo de imagens referenciais
title_fullStr Bodas de sangue inversão: estudo de imagens referenciais
title_full_unstemmed Bodas de sangue inversão: estudo de imagens referenciais
title_sort Bodas de sangue inversão: estudo de imagens referenciais
author Santos, Dazio Moreira dos
author_facet Santos, Dazio Moreira dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Ronald Teixeira da
http://lattes.cnpq.br/2979170790317550
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Dazio Moreira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Inversão
Tragédia
Místico
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIA
topic Inversão
Tragédia
Místico
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::CENOGRAFIA
description Sob o olhar clínico do orientador, Ronald Teixeira. A escolhado texto; Bodas de Sangue de Frederico Garcia Lorca, foi feita de maneira a explorar partes bem marcantes do mesmo. Como, o sentimento de perda, a maneira sufocada que alguns personagens se apresentam mediante a luta entre o que fazer e o que querer fazer. O espetáculo considerado obra prima por vários críticos, traz de maneira peculiar uma cerimonia trágica de um casamento realizado de maneira insatisfatória, obrigando a dois amantes sucumbir a força de sua atração os levando a uma fuga desesperada. A escolha do Teatro de Arena dar-se entre tantos outros motivos em especial por conta da perseguição grifada de maneira ostensiva no ultimo ato. A fuga e a caça desesperada. A cenografia foi pensada de maneira a envolver a plateia fazendo-a ser testemunha e parte dessa cerimonia trágica. A inversão plateia palco, permite o enriquecimento desta cena tão marcante quando outrora duas figuras místicas tomam conta do espaço cênico fazendo com que o suspense do final daquele enlace, fique notoriamente atraente. Um bosque abraçando plateia e elenco, os tornando apenas um, permite um deleite maior de toda a poesia contida nessa tragédia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-05-05T15:32:30Z
2023-12-21T03:00:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Dazio Moreira dos. Bodas de sangue inversão: estudo de imagens referenciais. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Cenografia) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
http://hdl.handle.net/11422/12103
identifier_str_mv SANTOS, Dazio Moreira dos. Bodas de sangue inversão: estudo de imagens referenciais. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Cenografia) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
url http://hdl.handle.net/11422/12103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Belas Artes
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Belas Artes
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456006764756992