Curtindo o som brasileiro: o uso de canções no ensino de português para estrangeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Laura Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/19786
Resumo: A canção tem sido objeto de ensino utilizado em sala de aula de Língua Estrangeira (LE), pois percebeu-se que utilizá-la torna o ambiente de estudo mais lúdico, promove engajamento dos alunos e tem alta efetividade na aprendizagem de uma nova língua. Apesar da popularidade desse gênero no ensino de LE, percebe-se que a canção não é trabalhada em todo seu potencial, ignorando-se seu sincretismo de duas linguagens distintas (verbal e musical) bem como seu conteúdo cultural. Dessa forma, geralmente estabelece-se um ensino focado na gramática que pouco revela a indissociabilidade da língua com sua cultura. A partir do trabalho de Coelho de Souza (2014, 2015, 2019) e Egito (2019), nesta monografia reflete-se sobre questões teóricas pertinentes ao uso de canções partindo do conceito de gêneros do discurso e de letramento e propõe-se uma unidade didática que trabalha a canção sob a perspectiva do letramento literomusical. Nesse sentido, entende-se a canção como união das linguagens verbal e musical compreendendo os significados referentes à comunidade a ela relacionada, podendo participar das práticas sociais e discursos construídos a partir dela e posicionando-se criticamente sobre a mesma. O material didático foi construído com base em uma canção brasileira contemporânea, popular e deslocada do cânone da canção brasileira estabelecido nos livros didáticos de português para estrangeiros. Nesse material, procurou-se reconhecer tanto conceitos gramaticais da língua portuguesa quanto aspectos culturais pertencentes ao contexto de produção de tal obra e contribuir para o ensino de português para estrangeiros através de uma nova abordagem do gênero canção.
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