Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/4215 |
Resumo: | Aborda o tema infância, juventude e escolaridade. O objetivo geral é analisar os seus sentimentos relativos a escola através de depoimentos onde eles são capazes de descrever suas experiências e também queixas relativas ao ambiente de aprendizagem. A partir desses depoimentos, foi identificado o desenvolvimento de um significado negativo para as instituições escolares. Assim, seguido uma literatura sobre o conceito de infância hoje, a dimensão histórica e cultural também foram abordadas a fim de observar as influências da globalização na educação no século XXI. Finalmente, aqui será apresentada a análise dos testemunhos de jovens e crianças transcritos na pesquisa “Infância, adolescência e mal-estar na escolarização: estudo de casos em psicanálise e educação”, buscando na análise do discurso de ambas as crianças e jovens, as suas mais comuns reclamações sobre o processo de escolarização. A partir destas análises, conclui-se que a maior parte das causas das queixas estão relacionados com a sensação do que pode ser considerado prazeroso e seus questionamentos sobre o propósito do esforço que é necessário no processo de aprendizagem. |
id |
UFRJ_8bc01d5c2f93f8396383cb2ec9ecedb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/4215 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escolaEducação InfantilPrática de ensinoAprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALAborda o tema infância, juventude e escolaridade. O objetivo geral é analisar os seus sentimentos relativos a escola através de depoimentos onde eles são capazes de descrever suas experiências e também queixas relativas ao ambiente de aprendizagem. A partir desses depoimentos, foi identificado o desenvolvimento de um significado negativo para as instituições escolares. Assim, seguido uma literatura sobre o conceito de infância hoje, a dimensão histórica e cultural também foram abordadas a fim de observar as influências da globalização na educação no século XXI. Finalmente, aqui será apresentada a análise dos testemunhos de jovens e crianças transcritos na pesquisa “Infância, adolescência e mal-estar na escolarização: estudo de casos em psicanálise e educação”, buscando na análise do discurso de ambas as crianças e jovens, as suas mais comuns reclamações sobre o processo de escolarização. A partir destas análises, conclui-se que a maior parte das causas das queixas estão relacionados com a sensação do que pode ser considerado prazeroso e seus questionamentos sobre o propósito do esforço que é necessário no processo de aprendizagem.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJCarneiro, Cristianahttp://lattes.cnpq.br/3154929961370636Souza, Elaine Constant Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/8152875687861200Prado, Ana Pires dohttp://lattes.cnpq.br/0728052729083368Vasconcellos, Raquel Aline Nascimento2018-07-04T12:11:58Z2023-12-21T03:04:38Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisVASCONCELLOS, Raquel Aline Nascimento. Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/4215porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:38Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4215Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:38Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola |
title |
Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola |
spellingShingle |
Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola Vasconcellos, Raquel Aline Nascimento Educação Infantil Prática de ensino Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola |
title_full |
Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola |
title_fullStr |
Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola |
title_full_unstemmed |
Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola |
title_sort |
Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola |
author |
Vasconcellos, Raquel Aline Nascimento |
author_facet |
Vasconcellos, Raquel Aline Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carneiro, Cristiana http://lattes.cnpq.br/3154929961370636 Souza, Elaine Constant Pereira de http://lattes.cnpq.br/8152875687861200 Prado, Ana Pires do http://lattes.cnpq.br/0728052729083368 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcellos, Raquel Aline Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Prática de ensino Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
topic |
Educação Infantil Prática de ensino Aprendizagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
Aborda o tema infância, juventude e escolaridade. O objetivo geral é analisar os seus sentimentos relativos a escola através de depoimentos onde eles são capazes de descrever suas experiências e também queixas relativas ao ambiente de aprendizagem. A partir desses depoimentos, foi identificado o desenvolvimento de um significado negativo para as instituições escolares. Assim, seguido uma literatura sobre o conceito de infância hoje, a dimensão histórica e cultural também foram abordadas a fim de observar as influências da globalização na educação no século XXI. Finalmente, aqui será apresentada a análise dos testemunhos de jovens e crianças transcritos na pesquisa “Infância, adolescência e mal-estar na escolarização: estudo de casos em psicanálise e educação”, buscando na análise do discurso de ambas as crianças e jovens, as suas mais comuns reclamações sobre o processo de escolarização. A partir destas análises, conclui-se que a maior parte das causas das queixas estão relacionados com a sensação do que pode ser considerado prazeroso e seus questionamentos sobre o propósito do esforço que é necessário no processo de aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2018-07-04T12:11:58Z 2023-12-21T03:04:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VASCONCELLOS, Raquel Aline Nascimento. Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. http://hdl.handle.net/11422/4215 |
identifier_str_mv |
VASCONCELLOS, Raquel Aline Nascimento. Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/4215 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Faculdade de Educação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455963912601600 |