Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcellos, Raquel Aline Nascimento
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/4215
Resumo: Aborda o tema infância, juventude e escolaridade. O objetivo geral é analisar os seus sentimentos relativos a escola através de depoimentos onde eles são capazes de descrever suas experiências e também queixas relativas ao ambiente de aprendizagem. A partir desses depoimentos, foi identificado o desenvolvimento de um significado negativo para as instituições escolares. Assim, seguido uma literatura sobre o conceito de infância hoje, a dimensão histórica e cultural também foram abordadas a fim de observar as influências da globalização na educação no século XXI. Finalmente, aqui será apresentada a análise dos testemunhos de jovens e crianças transcritos na pesquisa “Infância, adolescência e mal-estar na escolarização: estudo de casos em psicanálise e educação”, buscando na análise do discurso de ambas as crianças e jovens, as suas mais comuns reclamações sobre o processo de escolarização. A partir destas análises, conclui-se que a maior parte das causas das queixas estão relacionados com a sensação do que pode ser considerado prazeroso e seus questionamentos sobre o propósito do esforço que é necessário no processo de aprendizagem.
id UFRJ_8bc01d5c2f93f8396383cb2ec9ecedb5
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/4215
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escolaEducação InfantilPrática de ensinoAprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALAborda o tema infância, juventude e escolaridade. O objetivo geral é analisar os seus sentimentos relativos a escola através de depoimentos onde eles são capazes de descrever suas experiências e também queixas relativas ao ambiente de aprendizagem. A partir desses depoimentos, foi identificado o desenvolvimento de um significado negativo para as instituições escolares. Assim, seguido uma literatura sobre o conceito de infância hoje, a dimensão histórica e cultural também foram abordadas a fim de observar as influências da globalização na educação no século XXI. Finalmente, aqui será apresentada a análise dos testemunhos de jovens e crianças transcritos na pesquisa “Infância, adolescência e mal-estar na escolarização: estudo de casos em psicanálise e educação”, buscando na análise do discurso de ambas as crianças e jovens, as suas mais comuns reclamações sobre o processo de escolarização. A partir destas análises, conclui-se que a maior parte das causas das queixas estão relacionados com a sensação do que pode ser considerado prazeroso e seus questionamentos sobre o propósito do esforço que é necessário no processo de aprendizagem.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilFaculdade de EducaçãoUFRJCarneiro, Cristianahttp://lattes.cnpq.br/3154929961370636Souza, Elaine Constant Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/8152875687861200Prado, Ana Pires dohttp://lattes.cnpq.br/0728052729083368Vasconcellos, Raquel Aline Nascimento2018-07-04T12:11:58Z2023-12-21T03:04:38Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisVASCONCELLOS, Raquel Aline Nascimento. Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/4215porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:04:38Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/4215Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:04:38Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola
title Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola
spellingShingle Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola
Vasconcellos, Raquel Aline Nascimento
Educação Infantil
Prática de ensino
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
title_short Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola
title_full Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola
title_fullStr Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola
title_full_unstemmed Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola
title_sort Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola
author Vasconcellos, Raquel Aline Nascimento
author_facet Vasconcellos, Raquel Aline Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carneiro, Cristiana
http://lattes.cnpq.br/3154929961370636
Souza, Elaine Constant Pereira de
http://lattes.cnpq.br/8152875687861200
Prado, Ana Pires do
http://lattes.cnpq.br/0728052729083368
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcellos, Raquel Aline Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Prática de ensino
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
topic Educação Infantil
Prática de ensino
Aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
description Aborda o tema infância, juventude e escolaridade. O objetivo geral é analisar os seus sentimentos relativos a escola através de depoimentos onde eles são capazes de descrever suas experiências e também queixas relativas ao ambiente de aprendizagem. A partir desses depoimentos, foi identificado o desenvolvimento de um significado negativo para as instituições escolares. Assim, seguido uma literatura sobre o conceito de infância hoje, a dimensão histórica e cultural também foram abordadas a fim de observar as influências da globalização na educação no século XXI. Finalmente, aqui será apresentada a análise dos testemunhos de jovens e crianças transcritos na pesquisa “Infância, adolescência e mal-estar na escolarização: estudo de casos em psicanálise e educação”, buscando na análise do discurso de ambas as crianças e jovens, as suas mais comuns reclamações sobre o processo de escolarização. A partir destas análises, conclui-se que a maior parte das causas das queixas estão relacionados com a sensação do que pode ser considerado prazeroso e seus questionamentos sobre o propósito do esforço que é necessário no processo de aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-07-04T12:11:58Z
2023-12-21T03:04:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VASCONCELLOS, Raquel Aline Nascimento. Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
http://hdl.handle.net/11422/4215
identifier_str_mv VASCONCELLOS, Raquel Aline Nascimento. Infância e escolarização: vozes de crianças sobre a escola. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://hdl.handle.net/11422/4215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Faculdade de Educação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455963912601600