Análise da representação social da biblioteconomia no Brasil: a visão hierárquica do ensino superior na memória social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, João Victor Mendes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/11973
Resumo: Esta pesquisa aborda a representação social da Biblioteconomia na sociedade brasileira. Para realizar esse tema, foi elaborada a trajetória das bibliotecas no Brasil desde o período colonial, passando pela vinda da Biblioteca Real do Rei de Portugal, hoje Biblioteca Nacional, uma das mais importantes do mundo, assim como a criação da biblioteca pública, espaço da democratização da informação e do conhecimento. A narrativa segue com a fundação do curso de Biblioteconomia, espaço de formação de profissionais que atuam em diversas unidades informacionais. A base teórica desenvolvida sobre a representação social fundamentou-se em Serge Moscovici. A metodologia escolhida é a quali-quantitativa baseada em revisão bibliográfica, com abordagem descritiva e explicativa, tendo como coleta de dados questionários aplicados pelo Google Forms. O campo empírico do trabalho foi a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especificado pelo Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG), tendo como informantes as seguintes categorias: alunos ativos do CBG, da Praia Vermelha; Professores do CBG, das unidades da Praia Vermelha e Cidade Universitária e bibliotecários do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SiBI). Assim, traçamos um panorama sobre a imagem representativa dessa área da Biblioteconomia no Brasil, apresentando dados estatísticos e análise das respostas. Concluímos, então, como uma ambiguidade nessas representações que seguem a própria realidade da Educação no Brasil.
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