JOGAVOX: uma abordagem de aprendizagem colaborativa com pessoas deficientes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Angélica
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: França, Juliana, Borges, Marcos, Borges, Antônio
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/967
Resumo: This research intends to bring to the visually impaired comuunity tools and methods more appropriated to technology and accessibility adoption. This work introduces also mechanisms that enable the interaction between visually impaired and people who do not have disabilities in their vision during the knowledge process. This research was based on the technology acceptance model Unified Theory of Tecnology Acceptance (UTAUT) and applied to students of distance course JOGAVOX (software for comprehensive educational development based on games). The results indicate that the information exchange and building a collaborative learning with the students characteristics mentioned above, present potential to invest in improving in this area. Among the possibilities are highlighted favoring the construction of knowledge; improving the learning of assistive technology; and acceptance and development of collaborative work.
id UFRJ_8e805edc12cf64f6659578e23fd4eb08
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/967
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling JOGAVOX: uma abordagem de aprendizagem colaborativa com pessoas deficientes visuaisTecnologia assistivaAprendizagem colaborativaAssistive tecnologyCollaborative learningVisually impaired personsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALThis research intends to bring to the visually impaired comuunity tools and methods more appropriated to technology and accessibility adoption. This work introduces also mechanisms that enable the interaction between visually impaired and people who do not have disabilities in their vision during the knowledge process. This research was based on the technology acceptance model Unified Theory of Tecnology Acceptance (UTAUT) and applied to students of distance course JOGAVOX (software for comprehensive educational development based on games). The results indicate that the information exchange and building a collaborative learning with the students characteristics mentioned above, present potential to invest in improving in this area. Among the possibilities are highlighted favoring the construction of knowledge; improving the learning of assistive technology; and acceptance and development of collaborative work.Esta pesquisa se propõe a trazer para a comunidade de deficientes visuais ferramentas e métodos mais apropriados para a adoção de tecnologias e acessibilidade. Faz parte deste trabalho também introduzir mecanismos que viabilizem a interação entre deficientes visuais e pessoas que não apresentem deficiência em sua visão durante o processo de aprendizagem. Este estudo foi baseado no modelo de aceitação de tecnologia Teoria Unificada de Aceitação de Tecnologia (UTAUT) e aplicado junto aos alunos do curso a distância JOGAVOX (software para desenvolvimento educacional inclusivo baseado em jogos). Os resultados indicam que a troca de informação e a construção de um aprendizado colaborativo considerando as características dos alunos já mencionadas, apresentam potencialidades para investimento em desenvolvimento nessa área. Dentre as potencialidades são destacadas o favorecimento da construção de conhecimento; a melhoria do aprendizado de tecnologia assistiva; e a aceitação de desenvolvimento de trabalhos colaborativos.BrasilInstituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais2016-10-27T11:41:47Z2023-12-21T03:03:21Z2015-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportDIAS, A. et al. JOGAVOX: uma abordagem de aprendizagem colaborativa com pessoas deficientes visuais. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2015. 14 p. (Relatório Técnico, 03/15)http://hdl.handle.net/11422/967porRelatório Técnico NCEDias, AngélicaFrança, JulianaBorges, MarcosBorges, Antônioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:03:21Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/967Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:03:21Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv JOGAVOX: uma abordagem de aprendizagem colaborativa com pessoas deficientes visuais
title JOGAVOX: uma abordagem de aprendizagem colaborativa com pessoas deficientes visuais
spellingShingle JOGAVOX: uma abordagem de aprendizagem colaborativa com pessoas deficientes visuais
Dias, Angélica
Tecnologia assistiva
Aprendizagem colaborativa
Assistive tecnology
Collaborative learning
Visually impaired persons
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
title_short JOGAVOX: uma abordagem de aprendizagem colaborativa com pessoas deficientes visuais
title_full JOGAVOX: uma abordagem de aprendizagem colaborativa com pessoas deficientes visuais
title_fullStr JOGAVOX: uma abordagem de aprendizagem colaborativa com pessoas deficientes visuais
title_full_unstemmed JOGAVOX: uma abordagem de aprendizagem colaborativa com pessoas deficientes visuais
title_sort JOGAVOX: uma abordagem de aprendizagem colaborativa com pessoas deficientes visuais
author Dias, Angélica
author_facet Dias, Angélica
França, Juliana
Borges, Marcos
Borges, Antônio
author_role author
author2 França, Juliana
Borges, Marcos
Borges, Antônio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Angélica
França, Juliana
Borges, Marcos
Borges, Antônio
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia assistiva
Aprendizagem colaborativa
Assistive tecnology
Collaborative learning
Visually impaired persons
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
topic Tecnologia assistiva
Aprendizagem colaborativa
Assistive tecnology
Collaborative learning
Visually impaired persons
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
description This research intends to bring to the visually impaired comuunity tools and methods more appropriated to technology and accessibility adoption. This work introduces also mechanisms that enable the interaction between visually impaired and people who do not have disabilities in their vision during the knowledge process. This research was based on the technology acceptance model Unified Theory of Tecnology Acceptance (UTAUT) and applied to students of distance course JOGAVOX (software for comprehensive educational development based on games). The results indicate that the information exchange and building a collaborative learning with the students characteristics mentioned above, present potential to invest in improving in this area. Among the possibilities are highlighted favoring the construction of knowledge; improving the learning of assistive technology; and acceptance and development of collaborative work.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-03
2016-10-27T11:41:47Z
2023-12-21T03:03:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, A. et al. JOGAVOX: uma abordagem de aprendizagem colaborativa com pessoas deficientes visuais. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2015. 14 p. (Relatório Técnico, 03/15)
http://hdl.handle.net/11422/967
identifier_str_mv DIAS, A. et al. JOGAVOX: uma abordagem de aprendizagem colaborativa com pessoas deficientes visuais. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2015. 14 p. (Relatório Técnico, 03/15)
url http://hdl.handle.net/11422/967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Relatório Técnico NCE
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455958064693248