Tecnologias assistivas em ambiente computacional como recurso de inclusão de deficientes visuais no contexto de escolarização: a concepção dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Preti, Fátima Regina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/855
Resumo: O processo de inclusão de crianças com deficiências visuais na escola exige saberes, competências e habilidades dos professores em relação aos recursos didáticos oportunizados pelas Tecnologias Assistivas. O presente estudo objetivou investigar e identificar o perfil e o pensamento dos professores em uma Escola da rede pública da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) da cidade de Araçatuba-SP, sobre o conhecimento e o saber fazer relativo às Tecnologias Assistivas em ambiente computacional como recurso de inclusão escolar de deficientes visuais. E ainda propõe uma reflexão sobre o uso dessas tecnologias na sala de aula comum e na sala de recurso, com base nos argumentos dos professores. A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualiquantitativa. Inicialmente, contou com revisão bibliográfica com autores entre os quais se destacam: Freire, Morin, Perrenoud, Mitller, Carvalho, Mantoan, Valente, Almeida. Além da revisão bibliográfica, foi realizada pesquisa de campo com entrevista individual, com 22 professores da rede pública (sala regular e de recurso), para conhecer suas concepções a respeito: da inclusão; das Tecnologias Assistivas; do uso de tais tecnologias com deficientes visuais; de obstáculos e vantagens em relação ao uso das Tecnologias Assistivas; e das possíveis orientações recebidas sobre o uso destes recursos. No procedimento para análise dos dados, utilizou-se a abordagem metodológica do discurso do sujeito coletivo. Os resultados evidenciaram a dificuldade dos professores em ter acesso às informações sobre as Tecnologias em ambiente computacional; a persistência de problemas na formação dos professores; a falta de dados sobre os alunos com necessidades educacionais especiais e de pessoal de apoio e a pouca comunicação dos professores da sala regular e de recursos
id UOES_d4504ad27db0f3f1a6de4133d503b4e8
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/855
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling Tecnologias assistivas em ambiente computacional como recurso de inclusão de deficientes visuais no contexto de escolarização: a concepção dos professoresAssistive Technologies in the computing environment as a resource for inclusion of visually impaired people in the context of schooling: the conception of teachersInclusãoTecnologia AssistivaDeficiente visualFormação de professoresAssistive TechnologyVisually ImpairedTraining of teachersCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO processo de inclusão de crianças com deficiências visuais na escola exige saberes, competências e habilidades dos professores em relação aos recursos didáticos oportunizados pelas Tecnologias Assistivas. O presente estudo objetivou investigar e identificar o perfil e o pensamento dos professores em uma Escola da rede pública da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) da cidade de Araçatuba-SP, sobre o conhecimento e o saber fazer relativo às Tecnologias Assistivas em ambiente computacional como recurso de inclusão escolar de deficientes visuais. E ainda propõe uma reflexão sobre o uso dessas tecnologias na sala de aula comum e na sala de recurso, com base nos argumentos dos professores. A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualiquantitativa. Inicialmente, contou com revisão bibliográfica com autores entre os quais se destacam: Freire, Morin, Perrenoud, Mitller, Carvalho, Mantoan, Valente, Almeida. Além da revisão bibliográfica, foi realizada pesquisa de campo com entrevista individual, com 22 professores da rede pública (sala regular e de recurso), para conhecer suas concepções a respeito: da inclusão; das Tecnologias Assistivas; do uso de tais tecnologias com deficientes visuais; de obstáculos e vantagens em relação ao uso das Tecnologias Assistivas; e das possíveis orientações recebidas sobre o uso destes recursos. No procedimento para análise dos dados, utilizou-se a abordagem metodológica do discurso do sujeito coletivo. Os resultados evidenciaram a dificuldade dos professores em ter acesso às informações sobre as Tecnologias em ambiente computacional; a persistência de problemas na formação dos professores; a falta de dados sobre os alunos com necessidades educacionais especiais e de pessoal de apoio e a pouca comunicação dos professores da sala regular e de recursosThe process of inclusion of children with visual disabilities in school requires teachers knowledge, skills and abilities in relation to educational resources offered by Assistive Technologies. This study aimed to investigate and identify the teachers profile and thought on the knowledge and how to do relative to Assistive Technologies in the computing environment as a resource to include visually impaired in a public school of basic education (primary and secondary education) on the city of Araçatuba-SP. And even, it proposes a reflection on the use of these technologies in the classroom and resource classroom, based on the teachers arguments. The study was characterized by a qualitative and quantitative approach. Initially, it was included literature review of authors among which are: Freire, Morin, Perrenoud, Mitller, Carvalho, Mantoan, Valente Almeida. Aside from the literature review, it was conducted fieldwork with individual interview with 22 public school teachers (classroom and resource classroom), in order to know their views about: the inclusion of Assistive Technologies; the use of such technologies with the visually impaired; obstacles and advantages relative to use of Assistive Technologies; and received guidance on the possible use of these resources. In the data analysis procedure, we used the methodological approach of the collective subject discourse. The results showed the teachers difficulty to access the information on Assistive Technologies in a computer environment; the persistence of problems in teacher training; the lack of information about students with special educational needs and support staff; and the poor communication between the teachers of the classroom and the resource classroom.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoGitahy, Raquel Rosan ChristinoCPF:21301954829http://lattes.cnpq.br/2170926949956746Ruiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Araújo, Doracina de CastroCPF:24981400187http://lattes.cnpq.br/8083791584012105Preti, Fátima Regina2016-07-18T17:54:17Z2012-09-112012-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPRETI, Fátima Regina. Assistive Technologies in the computing environment as a resource for inclusion of visually impaired people in the context of schooling: the conception of teachers. 2012. 185 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/855porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:03:01Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/855Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:03:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias assistivas em ambiente computacional como recurso de inclusão de deficientes visuais no contexto de escolarização: a concepção dos professores
Assistive Technologies in the computing environment as a resource for inclusion of visually impaired people in the context of schooling: the conception of teachers
title Tecnologias assistivas em ambiente computacional como recurso de inclusão de deficientes visuais no contexto de escolarização: a concepção dos professores
spellingShingle Tecnologias assistivas em ambiente computacional como recurso de inclusão de deficientes visuais no contexto de escolarização: a concepção dos professores
Preti, Fátima Regina
Inclusão
Tecnologia Assistiva
Deficiente visual
Formação de professores
Assistive Technology
Visually Impaired
Training of teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Tecnologias assistivas em ambiente computacional como recurso de inclusão de deficientes visuais no contexto de escolarização: a concepção dos professores
title_full Tecnologias assistivas em ambiente computacional como recurso de inclusão de deficientes visuais no contexto de escolarização: a concepção dos professores
title_fullStr Tecnologias assistivas em ambiente computacional como recurso de inclusão de deficientes visuais no contexto de escolarização: a concepção dos professores
title_full_unstemmed Tecnologias assistivas em ambiente computacional como recurso de inclusão de deficientes visuais no contexto de escolarização: a concepção dos professores
title_sort Tecnologias assistivas em ambiente computacional como recurso de inclusão de deficientes visuais no contexto de escolarização: a concepção dos professores
author Preti, Fátima Regina
author_facet Preti, Fátima Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gitahy, Raquel Rosan Christino
CPF:21301954829
http://lattes.cnpq.br/2170926949956746
Ruiz, Adriano Rodrigues
CPF:19134428887
http://lattes.cnpq.br/8422091593631782
Araújo, Doracina de Castro
CPF:24981400187
http://lattes.cnpq.br/8083791584012105
dc.contributor.author.fl_str_mv Preti, Fátima Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Tecnologia Assistiva
Deficiente visual
Formação de professores
Assistive Technology
Visually Impaired
Training of teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Inclusão
Tecnologia Assistiva
Deficiente visual
Formação de professores
Assistive Technology
Visually Impaired
Training of teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O processo de inclusão de crianças com deficiências visuais na escola exige saberes, competências e habilidades dos professores em relação aos recursos didáticos oportunizados pelas Tecnologias Assistivas. O presente estudo objetivou investigar e identificar o perfil e o pensamento dos professores em uma Escola da rede pública da Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio) da cidade de Araçatuba-SP, sobre o conhecimento e o saber fazer relativo às Tecnologias Assistivas em ambiente computacional como recurso de inclusão escolar de deficientes visuais. E ainda propõe uma reflexão sobre o uso dessas tecnologias na sala de aula comum e na sala de recurso, com base nos argumentos dos professores. A pesquisa caracterizou-se por uma abordagem qualiquantitativa. Inicialmente, contou com revisão bibliográfica com autores entre os quais se destacam: Freire, Morin, Perrenoud, Mitller, Carvalho, Mantoan, Valente, Almeida. Além da revisão bibliográfica, foi realizada pesquisa de campo com entrevista individual, com 22 professores da rede pública (sala regular e de recurso), para conhecer suas concepções a respeito: da inclusão; das Tecnologias Assistivas; do uso de tais tecnologias com deficientes visuais; de obstáculos e vantagens em relação ao uso das Tecnologias Assistivas; e das possíveis orientações recebidas sobre o uso destes recursos. No procedimento para análise dos dados, utilizou-se a abordagem metodológica do discurso do sujeito coletivo. Os resultados evidenciaram a dificuldade dos professores em ter acesso às informações sobre as Tecnologias em ambiente computacional; a persistência de problemas na formação dos professores; a falta de dados sobre os alunos com necessidades educacionais especiais e de pessoal de apoio e a pouca comunicação dos professores da sala regular e de recursos
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-11
2012-04-25
2016-07-18T17:54:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PRETI, Fátima Regina. Assistive Technologies in the computing environment as a resource for inclusion of visually impaired people in the context of schooling: the conception of teachers. 2012. 185 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/855
identifier_str_mv PRETI, Fátima Regina. Assistive Technologies in the computing environment as a resource for inclusion of visually impaired people in the context of schooling: the conception of teachers. 2012. 185 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100159264686080