"Guerrilha digital": as campanhas eleitorais nas redes sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/5903 |
Resumo: | Observa as diversas táticas usadas pelas campanhas eleitorais nas redes sociais no ano de 2014. Procura, também, refletir sobre o uso das redes nas campanhas, suas origens e como ganharam importância. O conjunto dessas estratégias, denominadas “guerrilha digital”, nome que também é discussão no trabalho, pode ser observado em vários tipos de mídia e linguagem diferentes. Para essa análise, foram escolhidos os perfis oficiais de campanha dos candidatos à presidência da República em 2014, Dilma Rousseff e Aécio Neves. Foram levados em questão os posts com maior nível de engajamento, ou compartilhamento, nos três últimos dias de campanha em ambos os perfis. Durante esse período a campanha eleitoral gratuita na rede de TV aberta para de ser veiculada, sendo o período em que o potencial de mobilização pelas redes sociais torna-se mais importante para as campanhas e o objeto de análise tonar-se mais rico. Por fim, esse estudo busca uma reflexão sobre os impactos do uso dessas táticas nas campanhas no engajamento dos eleitores. |
id |
UFRJ_8eaf63d492f53719748d1db8a517a5e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/5903 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Leite, Caroline de Souza Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/3210035960599086Antoun, Henriquehttp://lattes.cnpq.br/2895734067067136Barros, Chalini Torquato Gonçalves dehttp://lattes.cnpq.br/2809165635300769Santos, Suzy dos2018-11-30T19:47:05Z2023-11-30T03:02:38Z2016-07-26LEITE, Carolline de Souza Ferreira. "Guerrilha digital": as campanhas eleitorais nas redes sociais. 2016. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://hdl.handle.net/11422/5903Submitted by Helio Pedrosa (helionelson01@hotmail.com) on 2017-03-06T14:20:06Z No. of bitstreams: 1 CLeite.pdf: 470353 bytes, checksum: 1f489911140112445baeef7f88179fcb (MD5)Made available in DSpace on 2018-11-30T19:47:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLeite.pdf: 470353 bytes, checksum: 1f489911140112445baeef7f88179fcb (MD5) Previous issue date: 2016-07-26Observa as diversas táticas usadas pelas campanhas eleitorais nas redes sociais no ano de 2014. Procura, também, refletir sobre o uso das redes nas campanhas, suas origens e como ganharam importância. O conjunto dessas estratégias, denominadas “guerrilha digital”, nome que também é discussão no trabalho, pode ser observado em vários tipos de mídia e linguagem diferentes. Para essa análise, foram escolhidos os perfis oficiais de campanha dos candidatos à presidência da República em 2014, Dilma Rousseff e Aécio Neves. Foram levados em questão os posts com maior nível de engajamento, ou compartilhamento, nos três últimos dias de campanha em ambos os perfis. Durante esse período a campanha eleitoral gratuita na rede de TV aberta para de ser veiculada, sendo o período em que o potencial de mobilização pelas redes sociais torna-se mais importante para as campanhas e o objeto de análise tonar-se mais rico. Por fim, esse estudo busca uma reflexão sobre os impactos do uso dessas táticas nas campanhas no engajamento dos eleitores.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilEscola de ComunicaçãoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAORedes sociaisCampanha eleitoral"Guerrilha digital": as campanhas eleitorais nas redes sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALCLeite.pdfCLeite.pdfapplication/pdf470353http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5903/1/CLeite.pdf1f489911140112445baeef7f88179fcbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5903/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD5211422/59032023-11-30 00:02:38.138oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:38Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Guerrilha digital": as campanhas eleitorais nas redes sociais |
title |
"Guerrilha digital": as campanhas eleitorais nas redes sociais |
spellingShingle |
"Guerrilha digital": as campanhas eleitorais nas redes sociais Leite, Caroline de Souza Ferreira CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Redes sociais Campanha eleitoral |
title_short |
"Guerrilha digital": as campanhas eleitorais nas redes sociais |
title_full |
"Guerrilha digital": as campanhas eleitorais nas redes sociais |
title_fullStr |
"Guerrilha digital": as campanhas eleitorais nas redes sociais |
title_full_unstemmed |
"Guerrilha digital": as campanhas eleitorais nas redes sociais |
title_sort |
"Guerrilha digital": as campanhas eleitorais nas redes sociais |
author |
Leite, Caroline de Souza Ferreira |
author_facet |
Leite, Caroline de Souza Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3210035960599086 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Caroline de Souza Ferreira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Antoun, Henrique |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2895734067067136 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Barros, Chalini Torquato Gonçalves de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2809165635300769 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Suzy dos |
contributor_str_mv |
Antoun, Henrique Barros, Chalini Torquato Gonçalves de Santos, Suzy dos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO Redes sociais Campanha eleitoral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes sociais Campanha eleitoral |
description |
Observa as diversas táticas usadas pelas campanhas eleitorais nas redes sociais no ano de 2014. Procura, também, refletir sobre o uso das redes nas campanhas, suas origens e como ganharam importância. O conjunto dessas estratégias, denominadas “guerrilha digital”, nome que também é discussão no trabalho, pode ser observado em vários tipos de mídia e linguagem diferentes. Para essa análise, foram escolhidos os perfis oficiais de campanha dos candidatos à presidência da República em 2014, Dilma Rousseff e Aécio Neves. Foram levados em questão os posts com maior nível de engajamento, ou compartilhamento, nos três últimos dias de campanha em ambos os perfis. Durante esse período a campanha eleitoral gratuita na rede de TV aberta para de ser veiculada, sendo o período em que o potencial de mobilização pelas redes sociais torna-se mais importante para as campanhas e o objeto de análise tonar-se mais rico. Por fim, esse estudo busca uma reflexão sobre os impactos do uso dessas táticas nas campanhas no engajamento dos eleitores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-07-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-11-30T19:47:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LEITE, Carolline de Souza Ferreira. "Guerrilha digital": as campanhas eleitorais nas redes sociais. 2016. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/5903 |
identifier_str_mv |
LEITE, Carolline de Souza Ferreira. "Guerrilha digital": as campanhas eleitorais nas redes sociais. 2016. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/5903 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5903/1/CLeite.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/5903/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1f489911140112445baeef7f88179fcb dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097083749302272 |