Marketing da informação nas redes sociais: Facebook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1071 |
Resumo: | Após o desenvolvimento dos avanços tecnológicos, entre eles a internet, o marketing tomou dimensões em diversas áreas do conhecimento e passou a utilizar a informação de formas diferenciadas. O marketing em unidades de informação é uma gestão administrativa na qual todos os esforços convergem em promover a satisfação de quem precisa e de quem utiliza produtos e serviços de informação; e as redes sociais são estruturas virtuais gerenciadas por organizações ou pessoas que compartilham objetivos na Internet, podendo ser vistas como ferramentas de marketing, e serem utilizadas nas unidades de informação. Este trabalho tem como objetivo analisar uma rede social como ferramenta de marketing. A pesquisa enquadra-se na categoria exploratória, na qual, as páginas da Fundação Biblioteca Nacional e da Biblioteca Popular Municipal de Botafogo na rede social Facebook, foram analisadas e avaliadas de acordo com as teorias de conhecimentos, estratégias e eficácia do marketing em unidades de informação. Foi comprovado que o marketing no Facebook é uma ótima ferramenta de promoção, baixo custo, com grande potencialidade de divulgação, interação entre as pessoas e a dimensão que a rede social pode alcançar. |
id |
UFRJ_8f8f739b1f49d96ebeff79928812ec57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1071 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Isadora Morelato dahttp://lattes.cnpq.br/4837659026810458Santos, Maria José Veloso da CostaSá, Nysia Oliveira deMiranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de2016-11-09T15:30:55Z2023-11-30T03:02:49Z2014-12-08http://hdl.handle.net/11422/1071Submitted by Ana Paula Dias Pacheco (anadpachecco@yahoo.com.br) on 2016-05-03T14:56:31Z No. of bitstreams: 1 Isadora M. da Costa _Marketing da informação nas redes sociais.pdf: 797663 bytes, checksum: 8c8c02d6b94fb2f910dcb13fe5a1b6d5 (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-09T15:30:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Isadora M. da Costa _Marketing da informação nas redes sociais.pdf: 797663 bytes, checksum: 8c8c02d6b94fb2f910dcb13fe5a1b6d5 (MD5) Previous issue date: 2014-12-08Após o desenvolvimento dos avanços tecnológicos, entre eles a internet, o marketing tomou dimensões em diversas áreas do conhecimento e passou a utilizar a informação de formas diferenciadas. O marketing em unidades de informação é uma gestão administrativa na qual todos os esforços convergem em promover a satisfação de quem precisa e de quem utiliza produtos e serviços de informação; e as redes sociais são estruturas virtuais gerenciadas por organizações ou pessoas que compartilham objetivos na Internet, podendo ser vistas como ferramentas de marketing, e serem utilizadas nas unidades de informação. Este trabalho tem como objetivo analisar uma rede social como ferramenta de marketing. A pesquisa enquadra-se na categoria exploratória, na qual, as páginas da Fundação Biblioteca Nacional e da Biblioteca Popular Municipal de Botafogo na rede social Facebook, foram analisadas e avaliadas de acordo com as teorias de conhecimentos, estratégias e eficácia do marketing em unidades de informação. Foi comprovado que o marketing no Facebook é uma ótima ferramenta de promoção, baixo custo, com grande potencialidade de divulgação, interação entre as pessoas e a dimensão que a rede social pode alcançar.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAMarketingRedes sociaisUnidades de InformaçãoFacebookBibliotecaMarketing da informação nas redes sociais: Facebookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALIMCosta.pdfIMCosta.pdfapplication/pdf797663http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1071/3/IMCosta.pdf8c8c02d6b94fb2f910dcb13fe5a1b6d5MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1071/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTIMCosta.pdf.txtIMCosta.pdf.txtExtracted texttext/plain88618http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1071/4/IMCosta.pdf.txt13d3e9d956b81daccdaf82cac76dc8a0MD5411422/10712023-11-30 00:02:49.152oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:49Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing da informação nas redes sociais: Facebook |
title |
Marketing da informação nas redes sociais: Facebook |
spellingShingle |
Marketing da informação nas redes sociais: Facebook Costa, Isadora Morelato da CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA Marketing Redes sociais Unidades de Informação Biblioteca |
title_short |
Marketing da informação nas redes sociais: Facebook |
title_full |
Marketing da informação nas redes sociais: Facebook |
title_fullStr |
Marketing da informação nas redes sociais: Facebook |
title_full_unstemmed |
Marketing da informação nas redes sociais: Facebook |
title_sort |
Marketing da informação nas redes sociais: Facebook |
author |
Costa, Isadora Morelato da |
author_facet |
Costa, Isadora Morelato da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4837659026810458 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Isadora Morelato da |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santos, Maria José Veloso da Costa |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sá, Nysia Oliveira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Miranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de |
contributor_str_mv |
Santos, Maria José Veloso da Costa Sá, Nysia Oliveira de Miranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA Marketing Redes sociais Unidades de Informação Biblioteca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Redes sociais Unidades de Informação Biblioteca |
description |
Após o desenvolvimento dos avanços tecnológicos, entre eles a internet, o marketing tomou dimensões em diversas áreas do conhecimento e passou a utilizar a informação de formas diferenciadas. O marketing em unidades de informação é uma gestão administrativa na qual todos os esforços convergem em promover a satisfação de quem precisa e de quem utiliza produtos e serviços de informação; e as redes sociais são estruturas virtuais gerenciadas por organizações ou pessoas que compartilham objetivos na Internet, podendo ser vistas como ferramentas de marketing, e serem utilizadas nas unidades de informação. Este trabalho tem como objetivo analisar uma rede social como ferramenta de marketing. A pesquisa enquadra-se na categoria exploratória, na qual, as páginas da Fundação Biblioteca Nacional e da Biblioteca Popular Municipal de Botafogo na rede social Facebook, foram analisadas e avaliadas de acordo com as teorias de conhecimentos, estratégias e eficácia do marketing em unidades de informação. Foi comprovado que o marketing no Facebook é uma ótima ferramenta de promoção, baixo custo, com grande potencialidade de divulgação, interação entre as pessoas e a dimensão que a rede social pode alcançar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-12-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-09T15:30:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:02:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/1071 |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1071/3/IMCosta.pdf http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1071/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1071/4/IMCosta.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8c8c02d6b94fb2f910dcb13fe5a1b6d5 dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 13d3e9d956b81daccdaf82cac76dc8a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097060644978688 |