Marketing: ferramenta de sucesso em unidades de informação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1227 |
Resumo: | As unidades de informação, como organizações de serviço que são, utilizam aplicações e abordagens do mundo organizacional, especificamente, o planejamento estratégico, direcionado ao alcance dos objetivos e ao reconhecimento do ambiente onde ela está inserida, e a orientação para o cliente. Apresentam-se conceitos de marketing, como uma área do conhecimento muito presente nos dias de hoje, e ressalta-se a importância de sua inserção no contexto dessas unidades, a partir de estudos visando ao conhecimento de seus clientes (usuários) bem como, de suas demandas. Demonstra a importância da orientação de marketing para o sucesso desse tipo de organização, reforçando que atender às expectativas dos clientes é a forma de garantir sobrevivência das unidades de informação no contexto dinâmico da sociedade, imposto pela nova era, onde a informação é o insumo mais importante de qualquer organização. Aborda algumas ferramentas de marketing que podem ser aplicadas às organizações de serviço de informação. Afirma a necessidade de mudança da postura do profissional, que deve sair da passividade para a pró-atividade, a fim de que a unidade acompanhe as transformações do ambiente e mantenha seu posicionamento diante dos clientes. |
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Coelho, Isabella SouzaSantos, Maria José Veloso da CostaDias, Pedro Ivo Rogedo CostaMiranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de2017-01-06T12:44:27Z2023-11-30T03:02:07Z2010-08-11http://hdl.handle.net/11422/1227Submitted by Ana Paula Dias Pacheco (anadpachecco@yahoo.com.br) on 2016-05-13T13:59:42Z No. of bitstreams: 1 Aprest_TCC_IsabellaCoelho.pdf: 985094 bytes, checksum: 19c063ab8f2f7441903a7245b60e229a (MD5)Made available in DSpace on 2017-01-06T12:44:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Aprest_TCC_IsabellaCoelho.pdf: 985094 bytes, checksum: 19c063ab8f2f7441903a7245b60e229a (MD5) Previous issue date: 2010-08-11As unidades de informação, como organizações de serviço que são, utilizam aplicações e abordagens do mundo organizacional, especificamente, o planejamento estratégico, direcionado ao alcance dos objetivos e ao reconhecimento do ambiente onde ela está inserida, e a orientação para o cliente. Apresentam-se conceitos de marketing, como uma área do conhecimento muito presente nos dias de hoje, e ressalta-se a importância de sua inserção no contexto dessas unidades, a partir de estudos visando ao conhecimento de seus clientes (usuários) bem como, de suas demandas. Demonstra a importância da orientação de marketing para o sucesso desse tipo de organização, reforçando que atender às expectativas dos clientes é a forma de garantir sobrevivência das unidades de informação no contexto dinâmico da sociedade, imposto pela nova era, onde a informação é o insumo mais importante de qualquer organização. Aborda algumas ferramentas de marketing que podem ser aplicadas às organizações de serviço de informação. Afirma a necessidade de mudança da postura do profissional, que deve sair da passividade para a pró-atividade, a fim de que a unidade acompanhe as transformações do ambiente e mantenha seu posicionamento diante dos clientes.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIAProfissionais da InformaçãoMarketing em unidades de informaçãoServiços de informaçãoMarketing: ferramenta de sucesso em unidades de informaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJORIGINALAprest_TCC_IsabellaCoelho.pdfAprest_TCC_IsabellaCoelho.pdfapplication/pdf985094http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1227/1/Aprest_TCC_IsabellaCoelho.pdf19c063ab8f2f7441903a7245b60e229aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1227/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52TEXTAprest_TCC_IsabellaCoelho.pdf.txtAprest_TCC_IsabellaCoelho.pdf.txtExtracted texttext/plain92811http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/1227/3/Aprest_TCC_IsabellaCoelho.pdf.txt2045e3385bc5acd4e4eebb02dea4d07fMD5311422/12272023-11-30 00:02:07.408oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:02:07Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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