Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/12660 |
Resumo: | Este trabalho tem por finalidade propor uma reflexão sobre o uso da mídia para a propagação de assuntos com relevância social. A pesquisa discute também a necessidade da desconstrução de estereótipos de representação disseminados pela tradição através dos brinquedos infantis, analisando uma campanha intitulada Toy Like Me, sobre representatividade de crianças com deficiência nos brinquedos, veiculada no Facebook, em abril de 2015. Para a realização da análise, foi apresentada uma abordagem teórica dividida em dois temas norteadores: brinquedos como criação de cultura e a propagação de conteúdo através da mídia. Foram utilizadas, principalmente, as contribuições de Walter Benjamin, Gilles Brougère e Henry Jenkins. A campanha, veiculada no Facebook que fez sucesso para além da rede social, tem um papel de destaque ao servir como exemplo para este estudo, possibilitando uma melhor visualização do assunto abordado. Através de um estudo de caso com análise de conteúdo, leituras diversas e análise da repercussão da campanha, busquei mostrar como a mídia tradicional pode ter influência na divulgação de assuntos com relevância social, como é o caso da representatividade de crianças com deficiência. |
id |
UFRJ_8fa5c7636a4f5559b968f6f8071f749d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/12660 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like meMídia socialBrincadeirasCrianças com deficiênciaSocial mediaPlayChildren with disabilitiesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAEste trabalho tem por finalidade propor uma reflexão sobre o uso da mídia para a propagação de assuntos com relevância social. A pesquisa discute também a necessidade da desconstrução de estereótipos de representação disseminados pela tradição através dos brinquedos infantis, analisando uma campanha intitulada Toy Like Me, sobre representatividade de crianças com deficiência nos brinquedos, veiculada no Facebook, em abril de 2015. Para a realização da análise, foi apresentada uma abordagem teórica dividida em dois temas norteadores: brinquedos como criação de cultura e a propagação de conteúdo através da mídia. Foram utilizadas, principalmente, as contribuições de Walter Benjamin, Gilles Brougère e Henry Jenkins. A campanha, veiculada no Facebook que fez sucesso para além da rede social, tem um papel de destaque ao servir como exemplo para este estudo, possibilitando uma melhor visualização do assunto abordado. Através de um estudo de caso com análise de conteúdo, leituras diversas e análise da repercussão da campanha, busquei mostrar como a mídia tradicional pode ter influência na divulgação de assuntos com relevância social, como é o caso da representatividade de crianças com deficiência.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJBurrowes, Patrícia CecíliaCardoso, Monica MachadoAmaral, Marcio Tavares d’Faria, Thaís de Souza Machado2020-07-03T20:16:27Z2023-12-21T03:01:09Z2019-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFARIA, Thaís de Souza Machado. Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12660porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:09Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12660Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me |
title |
Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me |
spellingShingle |
Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me Faria, Thaís de Souza Machado Mídia social Brincadeiras Crianças com deficiência Social media Play Children with disabilities CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me |
title_full |
Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me |
title_fullStr |
Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me |
title_full_unstemmed |
Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me |
title_sort |
Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me |
author |
Faria, Thaís de Souza Machado |
author_facet |
Faria, Thaís de Souza Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Burrowes, Patrícia Cecília Cardoso, Monica Machado Amaral, Marcio Tavares d’ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Thaís de Souza Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia social Brincadeiras Crianças com deficiência Social media Play Children with disabilities CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Mídia social Brincadeiras Crianças com deficiência Social media Play Children with disabilities CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
Este trabalho tem por finalidade propor uma reflexão sobre o uso da mídia para a propagação de assuntos com relevância social. A pesquisa discute também a necessidade da desconstrução de estereótipos de representação disseminados pela tradição através dos brinquedos infantis, analisando uma campanha intitulada Toy Like Me, sobre representatividade de crianças com deficiência nos brinquedos, veiculada no Facebook, em abril de 2015. Para a realização da análise, foi apresentada uma abordagem teórica dividida em dois temas norteadores: brinquedos como criação de cultura e a propagação de conteúdo através da mídia. Foram utilizadas, principalmente, as contribuições de Walter Benjamin, Gilles Brougère e Henry Jenkins. A campanha, veiculada no Facebook que fez sucesso para além da rede social, tem um papel de destaque ao servir como exemplo para este estudo, possibilitando uma melhor visualização do assunto abordado. Através de um estudo de caso com análise de conteúdo, leituras diversas e análise da repercussão da campanha, busquei mostrar como a mídia tradicional pode ter influência na divulgação de assuntos com relevância social, como é o caso da representatividade de crianças com deficiência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-03 2020-07-03T20:16:27Z 2023-12-21T03:01:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FARIA, Thaís de Souza Machado. Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. http://hdl.handle.net/11422/12660 |
identifier_str_mv |
FARIA, Thaís de Souza Machado. Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/12660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815456006252003328 |