Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Thaís de Souza Machado
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/12660
Resumo: Este trabalho tem por finalidade propor uma reflexão sobre o uso da mídia para a propagação de assuntos com relevância social. A pesquisa discute também a necessidade da desconstrução de estereótipos de representação disseminados pela tradição através dos brinquedos infantis, analisando uma campanha intitulada Toy Like Me, sobre representatividade de crianças com deficiência nos brinquedos, veiculada no Facebook, em abril de 2015. Para a realização da análise, foi apresentada uma abordagem teórica dividida em dois temas norteadores: brinquedos como criação de cultura e a propagação de conteúdo através da mídia. Foram utilizadas, principalmente, as contribuições de Walter Benjamin, Gilles Brougère e Henry Jenkins. A campanha, veiculada no Facebook que fez sucesso para além da rede social, tem um papel de destaque ao servir como exemplo para este estudo, possibilitando uma melhor visualização do assunto abordado. Através de um estudo de caso com análise de conteúdo, leituras diversas e análise da repercussão da campanha, busquei mostrar como a mídia tradicional pode ter influência na divulgação de assuntos com relevância social, como é o caso da representatividade de crianças com deficiência.
id UFRJ_8fa5c7636a4f5559b968f6f8071f749d
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/12660
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like meMídia socialBrincadeirasCrianças com deficiênciaSocial mediaPlayChildren with disabilitiesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAEste trabalho tem por finalidade propor uma reflexão sobre o uso da mídia para a propagação de assuntos com relevância social. A pesquisa discute também a necessidade da desconstrução de estereótipos de representação disseminados pela tradição através dos brinquedos infantis, analisando uma campanha intitulada Toy Like Me, sobre representatividade de crianças com deficiência nos brinquedos, veiculada no Facebook, em abril de 2015. Para a realização da análise, foi apresentada uma abordagem teórica dividida em dois temas norteadores: brinquedos como criação de cultura e a propagação de conteúdo através da mídia. Foram utilizadas, principalmente, as contribuições de Walter Benjamin, Gilles Brougère e Henry Jenkins. A campanha, veiculada no Facebook que fez sucesso para além da rede social, tem um papel de destaque ao servir como exemplo para este estudo, possibilitando uma melhor visualização do assunto abordado. Através de um estudo de caso com análise de conteúdo, leituras diversas e análise da repercussão da campanha, busquei mostrar como a mídia tradicional pode ter influência na divulgação de assuntos com relevância social, como é o caso da representatividade de crianças com deficiência.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJBurrowes, Patrícia CecíliaCardoso, Monica MachadoAmaral, Marcio Tavares d’Faria, Thaís de Souza Machado2020-07-03T20:16:27Z2023-12-21T03:01:09Z2019-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFARIA, Thaís de Souza Machado. Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://hdl.handle.net/11422/12660porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:01:09Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/12660Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:01:09Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me
title Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me
spellingShingle Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me
Faria, Thaís de Souza Machado
Mídia social
Brincadeiras
Crianças com deficiência
Social media
Play
Children with disabilities
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me
title_full Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me
title_fullStr Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me
title_full_unstemmed Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me
title_sort Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me
author Faria, Thaís de Souza Machado
author_facet Faria, Thaís de Souza Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Burrowes, Patrícia Cecília
Cardoso, Monica Machado
Amaral, Marcio Tavares d’
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Thaís de Souza Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Mídia social
Brincadeiras
Crianças com deficiência
Social media
Play
Children with disabilities
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Mídia social
Brincadeiras
Crianças com deficiência
Social media
Play
Children with disabilities
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description Este trabalho tem por finalidade propor uma reflexão sobre o uso da mídia para a propagação de assuntos com relevância social. A pesquisa discute também a necessidade da desconstrução de estereótipos de representação disseminados pela tradição através dos brinquedos infantis, analisando uma campanha intitulada Toy Like Me, sobre representatividade de crianças com deficiência nos brinquedos, veiculada no Facebook, em abril de 2015. Para a realização da análise, foi apresentada uma abordagem teórica dividida em dois temas norteadores: brinquedos como criação de cultura e a propagação de conteúdo através da mídia. Foram utilizadas, principalmente, as contribuições de Walter Benjamin, Gilles Brougère e Henry Jenkins. A campanha, veiculada no Facebook que fez sucesso para além da rede social, tem um papel de destaque ao servir como exemplo para este estudo, possibilitando uma melhor visualização do assunto abordado. Através de um estudo de caso com análise de conteúdo, leituras diversas e análise da repercussão da campanha, busquei mostrar como a mídia tradicional pode ter influência na divulgação de assuntos com relevância social, como é o caso da representatividade de crianças com deficiência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-03
2020-07-03T20:16:27Z
2023-12-21T03:01:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIA, Thaís de Souza Machado. Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
http://hdl.handle.net/11422/12660
identifier_str_mv FARIA, Thaís de Souza Machado. Brincar com a diversidade: o caso da campanha Toy like me. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
url http://hdl.handle.net/11422/12660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815456006252003328