Tempo para brincar livre na educação pré-escolar:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Mariana
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43613
Resumo: O brincar tem tido um papel cada vez mais importante na sociedade, sendo considerado um assunto fulcral e preponderante na área da Educação. Contudo, vários estudos relevaram que as crianças têm cada vez menos tempo de brincadeira livre, principalmente em espaços exteriores. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo compreender e conhecer o tempo de brincadeira livre, em espaços interiores ou exteriores, que as crianças, em grupo ou individualmente, têm em algumas instituições com valência de educação pré-escolar no distrito de Lisboa. Quanto tempo têm as crianças do jardim de infância para brincar de forma livre? Será que as perceções dos educadores de infância sobre o tempo de brincadeira livre das crianças coincidem com os horários de rotina de sala? Deste modo, foi realizado um estudo exploratório, tendo como base o método misto, onde participaram 31 educadores de infância de instituições do ensino público, privado e de solidariedade social (IPSS) do distrito de Lisboa. Os resultados demonstraram que as perceções dos educadores de infância sobre o tempo de brincadeira livre das crianças não coincidem com os horários de rotina de sala. Denotou-se uma discrepância no tempo de brincar das crianças do ensino público em comparação com as crianças das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e do ensino privado. Revelou-se que, a maioria dos momentos de brincadeira livre ocorrem na sala de atividades. Em suma, os resultados da presente investigação sustentam a importância da realização de mais investigações, de forma a consciencializar os profissionais da área sobre esta temática essencial para as crianças
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spelling Tempo para brincar livre na educação pré-escolar:Realidades de algumas instituições de ensino público, privado e de solidariedade social do distrito de LisboaBrincar, Crianças em Idade Pré-Escolar, Brincadeira Livre, Educadores de InfânciaPlay, Preschool Children, Free Play, Kindergarten TeachersO brincar tem tido um papel cada vez mais importante na sociedade, sendo considerado um assunto fulcral e preponderante na área da Educação. Contudo, vários estudos relevaram que as crianças têm cada vez menos tempo de brincadeira livre, principalmente em espaços exteriores. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo compreender e conhecer o tempo de brincadeira livre, em espaços interiores ou exteriores, que as crianças, em grupo ou individualmente, têm em algumas instituições com valência de educação pré-escolar no distrito de Lisboa. Quanto tempo têm as crianças do jardim de infância para brincar de forma livre? Será que as perceções dos educadores de infância sobre o tempo de brincadeira livre das crianças coincidem com os horários de rotina de sala? Deste modo, foi realizado um estudo exploratório, tendo como base o método misto, onde participaram 31 educadores de infância de instituições do ensino público, privado e de solidariedade social (IPSS) do distrito de Lisboa. Os resultados demonstraram que as perceções dos educadores de infância sobre o tempo de brincadeira livre das crianças não coincidem com os horários de rotina de sala. Denotou-se uma discrepância no tempo de brincar das crianças do ensino público em comparação com as crianças das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e do ensino privado. Revelou-se que, a maioria dos momentos de brincadeira livre ocorrem na sala de atividades. Em suma, os resultados da presente investigação sustentam a importância da realização de mais investigações, de forma a consciencializar os profissionais da área sobre esta temática essencial para as criançasPlaying has an increasingly important role in society, being considered a central and preponderant subject in the area of Education. However, several studies have revealed that children have less and less free play time, which interferes with their development and learning process. In this sense, this study aimed to understand and to know the free play time, indoors or outdoors, that children, in groups or individually, have in some institutions with pre-school education in the district of Lisbon. How much time do kindergarten children have for free play? Do kindergarten teachers' perceptions of children's free play time coincide with the classroom routine schedules? Therefore, an exploratory study was conducted, based on the mixed method, where 31 kindergarten educators from public, private and charitable institutions (IPSS) in the district of Lisbon participated. The results showed that the kindergarten teachers’ perceptions of children’s free play time do not coincide with the classroom routine schedules. There was a discrepancy in the playing time of children in public education compared to children in private social solidarity institutions (IPSS) and private education. It was revealed that most of the free play time occurred in the activity room. In summary, the results of this study support the importance of further research in order to raise the awareness of professionals on this essential issue for children.Brito, RitaRepositório ComumLourenço, Mariana2023-02-03T18:00:39Z2022-10-102022-07-252022-10-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43613TID:203208595porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-09T15:30:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43613Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:23.029535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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