Conhecimento dos enfermeiros sobre a Escala de Coma de Glasgow: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thaís Samaniego da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/22530
Resumo: A Escala de Coma de Glasgow (ECG) é um instrumento de avaliação de suma importância no reconhecimento, avaliação, monitorização do estado neurológico e quadro clínico dos pacientes. A aplicação da ECG é uma prioridade do enfermeiro no contexto do processo de enfermagem, além de ser um elemento essencial na sua prática cotidiana. Entretanto, para atuar, o enfermeiro necessita ter conhecimento técnico, científico e prático, além de manter-se atualizado, o que garantirá uma assistência de qualidade e segura. O presente estudo teve por objetivo identificar, na literatura científica atual, o conhecimento dos enfermeiros sobre a Escala de Coma de Glasgow. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, desenvolvida mediante as seis etapas metodológicas pertinentes. A busca foi realizada nas bases BDENF, LILACS, MEDLINE, CINAHL, SCOPUS, resultando em uma amostra de 10 estudos. Após a síntese narrativa dos estudos, gerou-se três categorias de análise: Nível de conhecimento e habilidades sobre ECG; Fatores que dificultam a avaliação da ECG e Fatores que influenciam a melhora da avaliação da ECG. A partir desse estudo, revela-se a urgência em ampliar o conhecimento técnico, superar desafios na aplicação e investir em educação contínua para garantir uma avaliação precisa e assistência de qualidade a pacientes neurológicos. Em suma, os achados indicam desafios significativos, enfatizando a importância de investir em treinamento e educação para fortalecer as habilidades dos enfermeiros na utilização da Escala de Coma de Glasgow, promovendo uma prática clínica mais eficiente e segura.
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