Conhecimento dos enfermeiros sobre a Escala de Coma de Glasgow: uma revisão integrativa
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/22530 |
Resumo: | A Escala de Coma de Glasgow (ECG) é um instrumento de avaliação de suma importância no reconhecimento, avaliação, monitorização do estado neurológico e quadro clínico dos pacientes. A aplicação da ECG é uma prioridade do enfermeiro no contexto do processo de enfermagem, além de ser um elemento essencial na sua prática cotidiana. Entretanto, para atuar, o enfermeiro necessita ter conhecimento técnico, científico e prático, além de manter-se atualizado, o que garantirá uma assistência de qualidade e segura. O presente estudo teve por objetivo identificar, na literatura científica atual, o conhecimento dos enfermeiros sobre a Escala de Coma de Glasgow. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, desenvolvida mediante as seis etapas metodológicas pertinentes. A busca foi realizada nas bases BDENF, LILACS, MEDLINE, CINAHL, SCOPUS, resultando em uma amostra de 10 estudos. Após a síntese narrativa dos estudos, gerou-se três categorias de análise: Nível de conhecimento e habilidades sobre ECG; Fatores que dificultam a avaliação da ECG e Fatores que influenciam a melhora da avaliação da ECG. A partir desse estudo, revela-se a urgência em ampliar o conhecimento técnico, superar desafios na aplicação e investir em educação contínua para garantir uma avaliação precisa e assistência de qualidade a pacientes neurológicos. Em suma, os achados indicam desafios significativos, enfatizando a importância de investir em treinamento e educação para fortalecer as habilidades dos enfermeiros na utilização da Escala de Coma de Glasgow, promovendo uma prática clínica mais eficiente e segura. |
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Conhecimento dos enfermeiros sobre a Escala de Coma de Glasgow: uma revisão integrativaConhecimentoEnfermeirosEscala de Coma de GlasgowKnowledgeNursesGlasgow Coma ScaleCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMA Escala de Coma de Glasgow (ECG) é um instrumento de avaliação de suma importância no reconhecimento, avaliação, monitorização do estado neurológico e quadro clínico dos pacientes. A aplicação da ECG é uma prioridade do enfermeiro no contexto do processo de enfermagem, além de ser um elemento essencial na sua prática cotidiana. Entretanto, para atuar, o enfermeiro necessita ter conhecimento técnico, científico e prático, além de manter-se atualizado, o que garantirá uma assistência de qualidade e segura. O presente estudo teve por objetivo identificar, na literatura científica atual, o conhecimento dos enfermeiros sobre a Escala de Coma de Glasgow. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, desenvolvida mediante as seis etapas metodológicas pertinentes. A busca foi realizada nas bases BDENF, LILACS, MEDLINE, CINAHL, SCOPUS, resultando em uma amostra de 10 estudos. Após a síntese narrativa dos estudos, gerou-se três categorias de análise: Nível de conhecimento e habilidades sobre ECG; Fatores que dificultam a avaliação da ECG e Fatores que influenciam a melhora da avaliação da ECG. A partir desse estudo, revela-se a urgência em ampliar o conhecimento técnico, superar desafios na aplicação e investir em educação contínua para garantir uma avaliação precisa e assistência de qualidade a pacientes neurológicos. Em suma, os achados indicam desafios significativos, enfatizando a importância de investir em treinamento e educação para fortalecer as habilidades dos enfermeiros na utilização da Escala de Coma de Glasgow, promovendo uma prática clínica mais eficiente e segura.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilInstituto de EnfermagemUFRJOberg, Luciana Maria Capurro de Queirozhttp://lattes.cnpq.br/139352405901815018085185784http://lattes.cnpq.br/3510461093215079Luciano, Evelyn Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/0922803086887366Polli, João Victor Barbosahttp://lattes.cnpq.br/5672472162886352Santos, Déborah Machado doshttp://lattes.cnpq.br/0336254400191215Bias, Caio Guilherme Silvahttp://lattes.cnpq.br/8579755348548882Silva, Thaís Samaniego da2024-02-29T20:21:59Z2024-03-02T03:00:18Z2023-07-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisSILVA, Thaís Samaniego da. Conhecimento dos enfermeiros sobre a escala de coma de Glasgow: uma revisão integrativa. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.http://hdl.handle.net/11422/22530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2024-03-16T06:52:51Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/22530Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2024-03-16T06:52:51Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
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A Escala de Coma de Glasgow (ECG) é um instrumento de avaliação de suma importância no reconhecimento, avaliação, monitorização do estado neurológico e quadro clínico dos pacientes. A aplicação da ECG é uma prioridade do enfermeiro no contexto do processo de enfermagem, além de ser um elemento essencial na sua prática cotidiana. Entretanto, para atuar, o enfermeiro necessita ter conhecimento técnico, científico e prático, além de manter-se atualizado, o que garantirá uma assistência de qualidade e segura. O presente estudo teve por objetivo identificar, na literatura científica atual, o conhecimento dos enfermeiros sobre a Escala de Coma de Glasgow. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura, desenvolvida mediante as seis etapas metodológicas pertinentes. A busca foi realizada nas bases BDENF, LILACS, MEDLINE, CINAHL, SCOPUS, resultando em uma amostra de 10 estudos. Após a síntese narrativa dos estudos, gerou-se três categorias de análise: Nível de conhecimento e habilidades sobre ECG; Fatores que dificultam a avaliação da ECG e Fatores que influenciam a melhora da avaliação da ECG. A partir desse estudo, revela-se a urgência em ampliar o conhecimento técnico, superar desafios na aplicação e investir em educação contínua para garantir uma avaliação precisa e assistência de qualidade a pacientes neurológicos. Em suma, os achados indicam desafios significativos, enfatizando a importância de investir em treinamento e educação para fortalecer as habilidades dos enfermeiros na utilização da Escala de Coma de Glasgow, promovendo uma prática clínica mais eficiente e segura. |
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