A construção de uma imagem fenomenal: Ronaldo Nazário, jogador e garoto propaganda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/1465 |
Resumo: | A publicidade cria mitos ou apenas se apropria deles para ter a visibilidade e a identificação necessárias para atingir seu público-alvo? Neste trabalho, que tem o jogador Ronaldo como objeto de estudo, analisaremos como é possível construir uma imagem individual sedimentada, capaz de cativar milhões de pessoas ao redor do mundo – a ponto de transformar um homem em uma marca que atrai patrocinadores e rende uma série de contratos de publicidade milionários. Nas páginas seguintes, a trajetória de Ronaldo (da infância difícil à consagração na Copa de 2002, passando pelas lesões e polêmicas em que o jogador se envolveu) serve de base para que se analise de que forma o brilhante jogador se transforma em mito – e o mito se torna marca. O craque da camisa 9 é um fenômeno que a seguir tentaremos explicar. |
id |
UFRJ_90f1e435ae10e1ade9bc695c33641e03 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/1465 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção de uma imagem fenomenal: Ronaldo Nazário, jogador e garoto propagandaPublicidadeIdentidade socialJogador de futebolMarca de produtosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAA publicidade cria mitos ou apenas se apropria deles para ter a visibilidade e a identificação necessárias para atingir seu público-alvo? Neste trabalho, que tem o jogador Ronaldo como objeto de estudo, analisaremos como é possível construir uma imagem individual sedimentada, capaz de cativar milhões de pessoas ao redor do mundo – a ponto de transformar um homem em uma marca que atrai patrocinadores e rende uma série de contratos de publicidade milionários. Nas páginas seguintes, a trajetória de Ronaldo (da infância difícil à consagração na Copa de 2002, passando pelas lesões e polêmicas em que o jogador se envolveu) serve de base para que se analise de que forma o brilhante jogador se transforma em mito – e o mito se torna marca. O craque da camisa 9 é um fenômeno que a seguir tentaremos explicar.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJFeijó, Mariohttp://lattes.cnpq.br/5152972526429719Nunes, Daniel Machado2017-02-20T18:10:28Z2023-12-21T03:02:40Z2012-01-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNUNES, Daniel. A construção de uma imagem fenomenal. Ronaldo Nazário: jogador e garoto propaganda. 2011. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.http://hdl.handle.net/11422/1465porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:40Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1465Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:40Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de uma imagem fenomenal: Ronaldo Nazário, jogador e garoto propaganda |
title |
A construção de uma imagem fenomenal: Ronaldo Nazário, jogador e garoto propaganda |
spellingShingle |
A construção de uma imagem fenomenal: Ronaldo Nazário, jogador e garoto propaganda Nunes, Daniel Machado Publicidade Identidade social Jogador de futebol Marca de produtos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
title_short |
A construção de uma imagem fenomenal: Ronaldo Nazário, jogador e garoto propaganda |
title_full |
A construção de uma imagem fenomenal: Ronaldo Nazário, jogador e garoto propaganda |
title_fullStr |
A construção de uma imagem fenomenal: Ronaldo Nazário, jogador e garoto propaganda |
title_full_unstemmed |
A construção de uma imagem fenomenal: Ronaldo Nazário, jogador e garoto propaganda |
title_sort |
A construção de uma imagem fenomenal: Ronaldo Nazário, jogador e garoto propaganda |
author |
Nunes, Daniel Machado |
author_facet |
Nunes, Daniel Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Feijó, Mario http://lattes.cnpq.br/5152972526429719 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Daniel Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Identidade social Jogador de futebol Marca de produtos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
topic |
Publicidade Identidade social Jogador de futebol Marca de produtos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
description |
A publicidade cria mitos ou apenas se apropria deles para ter a visibilidade e a identificação necessárias para atingir seu público-alvo? Neste trabalho, que tem o jogador Ronaldo como objeto de estudo, analisaremos como é possível construir uma imagem individual sedimentada, capaz de cativar milhões de pessoas ao redor do mundo – a ponto de transformar um homem em uma marca que atrai patrocinadores e rende uma série de contratos de publicidade milionários. Nas páginas seguintes, a trajetória de Ronaldo (da infância difícil à consagração na Copa de 2002, passando pelas lesões e polêmicas em que o jogador se envolveu) serve de base para que se analise de que forma o brilhante jogador se transforma em mito – e o mito se torna marca. O craque da camisa 9 é um fenômeno que a seguir tentaremos explicar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-15 2017-02-20T18:10:28Z 2023-12-21T03:02:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NUNES, Daniel. A construção de uma imagem fenomenal. Ronaldo Nazário: jogador e garoto propaganda. 2011. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. http://hdl.handle.net/11422/1465 |
identifier_str_mv |
NUNES, Daniel. A construção de uma imagem fenomenal. Ronaldo Nazário: jogador e garoto propaganda. 2011. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/1465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Escola de Comunicação UFRJ |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
pantheon@sibi.ufrj.br |
_version_ |
1815455954806767616 |