A construção de uma imagem fenomenal: Ronaldo Nazário, jogador e garoto propaganda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Daniel Machado
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/1465
Resumo: A publicidade cria mitos ou apenas se apropria deles para ter a visibilidade e a identificação necessárias para atingir seu público-alvo? Neste trabalho, que tem o jogador Ronaldo como objeto de estudo, analisaremos como é possível construir uma imagem individual sedimentada, capaz de cativar milhões de pessoas ao redor do mundo – a ponto de transformar um homem em uma marca que atrai patrocinadores e rende uma série de contratos de publicidade milionários. Nas páginas seguintes, a trajetória de Ronaldo (da infância difícil à consagração na Copa de 2002, passando pelas lesões e polêmicas em que o jogador se envolveu) serve de base para que se analise de que forma o brilhante jogador se transforma em mito – e o mito se torna marca. O craque da camisa 9 é um fenômeno que a seguir tentaremos explicar.
id UFRJ_90f1e435ae10e1ade9bc695c33641e03
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/1465
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling A construção de uma imagem fenomenal: Ronaldo Nazário, jogador e garoto propagandaPublicidadeIdentidade socialJogador de futebolMarca de produtosCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDAA publicidade cria mitos ou apenas se apropria deles para ter a visibilidade e a identificação necessárias para atingir seu público-alvo? Neste trabalho, que tem o jogador Ronaldo como objeto de estudo, analisaremos como é possível construir uma imagem individual sedimentada, capaz de cativar milhões de pessoas ao redor do mundo – a ponto de transformar um homem em uma marca que atrai patrocinadores e rende uma série de contratos de publicidade milionários. Nas páginas seguintes, a trajetória de Ronaldo (da infância difícil à consagração na Copa de 2002, passando pelas lesões e polêmicas em que o jogador se envolveu) serve de base para que se analise de que forma o brilhante jogador se transforma em mito – e o mito se torna marca. O craque da camisa 9 é um fenômeno que a seguir tentaremos explicar.Universidade Federal do Rio de JaneiroBrasilEscola de ComunicaçãoUFRJFeijó, Mariohttp://lattes.cnpq.br/5152972526429719Nunes, Daniel Machado2017-02-20T18:10:28Z2023-12-21T03:02:40Z2012-01-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisNUNES, Daniel. A construção de uma imagem fenomenal. Ronaldo Nazário: jogador e garoto propaganda. 2011. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.http://hdl.handle.net/11422/1465porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ2023-12-21T03:02:40Zoai:pantheon.ufrj.br:11422/1465Repositório InstitucionalPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestpantheon@sibi.ufrj.bropendoar:2023-12-21T03:02:40Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de uma imagem fenomenal: Ronaldo Nazário, jogador e garoto propaganda
title A construção de uma imagem fenomenal: Ronaldo Nazário, jogador e garoto propaganda
spellingShingle A construção de uma imagem fenomenal: Ronaldo Nazário, jogador e garoto propaganda
Nunes, Daniel Machado
Publicidade
Identidade social
Jogador de futebol
Marca de produtos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
title_short A construção de uma imagem fenomenal: Ronaldo Nazário, jogador e garoto propaganda
title_full A construção de uma imagem fenomenal: Ronaldo Nazário, jogador e garoto propaganda
title_fullStr A construção de uma imagem fenomenal: Ronaldo Nazário, jogador e garoto propaganda
title_full_unstemmed A construção de uma imagem fenomenal: Ronaldo Nazário, jogador e garoto propaganda
title_sort A construção de uma imagem fenomenal: Ronaldo Nazário, jogador e garoto propaganda
author Nunes, Daniel Machado
author_facet Nunes, Daniel Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Feijó, Mario
http://lattes.cnpq.br/5152972526429719
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Daniel Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Identidade social
Jogador de futebol
Marca de produtos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
topic Publicidade
Identidade social
Jogador de futebol
Marca de produtos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
description A publicidade cria mitos ou apenas se apropria deles para ter a visibilidade e a identificação necessárias para atingir seu público-alvo? Neste trabalho, que tem o jogador Ronaldo como objeto de estudo, analisaremos como é possível construir uma imagem individual sedimentada, capaz de cativar milhões de pessoas ao redor do mundo – a ponto de transformar um homem em uma marca que atrai patrocinadores e rende uma série de contratos de publicidade milionários. Nas páginas seguintes, a trajetória de Ronaldo (da infância difícil à consagração na Copa de 2002, passando pelas lesões e polêmicas em que o jogador se envolveu) serve de base para que se analise de que forma o brilhante jogador se transforma em mito – e o mito se torna marca. O craque da camisa 9 é um fenômeno que a seguir tentaremos explicar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-15
2017-02-20T18:10:28Z
2023-12-21T03:02:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, Daniel. A construção de uma imagem fenomenal. Ronaldo Nazário: jogador e garoto propaganda. 2011. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
http://hdl.handle.net/11422/1465
identifier_str_mv NUNES, Daniel. A construção de uma imagem fenomenal. Ronaldo Nazário: jogador e garoto propaganda. 2011. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
url http://hdl.handle.net/11422/1465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
Brasil
Escola de Comunicação
UFRJ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv pantheon@sibi.ufrj.br
_version_ 1815455954806767616